Em Romanos 15:13 o apóstolo Paulo diz que o nosso Deus é o Deus da Esperança. E o que nós podemos esperar dEle? Nós podemos esperar graça (A BÍBLIA DIZ QUE O TRONO DE DEUS É UM TRONO DE GRAÇA); misericórdia; socorro nos momentos de dificuldade; nós podemos esperar por curas e milagres; nós podemos esperar pelas promessas de Deus porque Ele é fiel para cumprir o que prometeu. Então, nós podemos esperar coisas boas porque nós servimos a um Deus que é bom. SÓ QUE TEM UM DETALHE: existem coisas que o Senhor também espera de nós.
1) CONTINUE SERVINDO AOS SANTOS
E, a primeira delas é que você continue servindo aos santos. Olha só o que está escrito no versículo 10: “Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos.”. O clericalismo basicamente divide a igreja em dois grandes grupos: a) De um lado nós temos o clero que é formado por pessoas estudadas e com algum título dentro da igreja; b) E do outro lado, nós temos os leigos formado pelo restante da igreja. É claro que em toda igreja nós vamos ter pastores, líderes, pessoas com títulos que vão estar à frente. Isso é bíblico. O grande problema é que o clericalismo ensina que apenas o clero é que pode ser usado por Deus, apenas o clero pode ouvir a voz Deus. Os leigos da igreja só servem para sentar no banco uma vez por semana e ouvir a Palavra. E LUTERO COMBATIA ESSE PENSAMENTO. Ele dizia que todos nós sem exceção, com ou sem cargo, com ou sem título, podemos ter um relacionamento com Deus e podemos sim ser usados por Ele. (1Pedro 2:9-10) Olha só que coisa maravilhosa que Pedro está dizendo aqui: ele disse que nós alcançamos misericórdia de Deus, que o Senhor nós tirou das trevas e nos levou para a luz, agora nós somos propriedade exclusiva de Deus e por fim ele também disse que nós fomos chamados para sermos sacerdotes.
É por isso que a nossa visão como Igreja Videira é muito clara em relação a isso. Nós não cremos que todos os irmãos vão ser pastores e vão pregar num púlpito, mas nós cremos que cada membro é um sacerdote, cada membro é alguém que pode ser usado pelo Senhor para edificação do Corpo de Cristo. Você é alguém que pode orar por irmãos que estão em necessidade e Deus vai te ouvir; você é alguém que pode evangelizar e falar de Jesus para as pessoas e essas pessoas serão salvas; você é alguém que pode ajudar os mais novos na fé; você é alguém que pode servir a igreja através dos seus dízimos e das suas ofertas; você é alguém que pode servir a igreja de várias maneiras. É ISSO O QUE DEUS ESPERA DE NÓS. O SENHOR DEU DONS A CADA UM DE NÓS E ELE ESPERA QUE VOCÊ USE ESSE DOM EM PROL DO REINO DELE.
Ainda no versículo 10 de Hebreus 6 nós temos uma palavra chave que a palavra santos. A Bíblia diz “pois servistes e ainda servis aos santos”. Quando nós falamos a respeito de santo qual é o primeiro pensamento que vem na sua cabeça? Normalmente nos lembramos daquelas imagens de escultura ou então nos lembramos daquelas pessoas que fizeram tantas coisas boas que foram canonizadas e viraram santos. Mas os santos que Hebreus está falando aqui somos nós. A Bíblia diz que nós fomos santificados em Cristo Jesus. Por isso, você é um santo meu irmão. Você é uma santa minha irmã em Cristo Jesus. E esse versículo 10 diz que nós devemos servir aos santos.
Depois no verso 11 nós encontramos a maneira certa de servir, que é com diligência: “Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência”. Alguém aqui sabe o que significa a palavra diligência? Diligência significa empenho, cuidado, fazer bem feito. Então, em outras palavras, o que a Bíblia está dizendo aqui é que nós não devemos servir a Deus de qualquer jeito, nós devemos servi-lo com o nosso melhor e isso é sinal de que nós amamos a Deus (2Coríntios 4:5). Aqui está o grande motivo de Paulo servir a Deus com tanto encargo, por amor de Jesus.
2) TRABALHAR COM PLENA ESPERANÇA NELE
Primeiro, então, Deus espera que sirvamos aos santos. Depois, Ele espera que nós coloquemos a nossa esperança nEle. Todas as vezes que nós fazemos um trabalho o que é nós esperamos? Você espera receber o seu pagamento. Isso é legítimo, isso é justo. A Palavra de Deus diz que o trabalhador é digno do seu salário. A grande questão é que em relação ao trabalho na obra do Senhor a recompensa nós iremos receber dEle. A nossa expectativa não pode estar em receber coisas das pessoas, mas do Senhor. Quantas vezes nós fazemos coisas para Deus esperando o reconhecimento de alguém? Ou um elogio? Ou um obrigado? Gratidão? E, ISSO NÃO VEM. E, O QUE É PIOR, NÓS FICAMOS CHATEADOS. Sirva os irmãos sim, sirva a igreja sim, trabalhe em prol do Reino de Deus sim com o melhor que você puder, sirva na sua célula, ajude o seu líder, mas faça tudo isso como se você estivesse fazendo para Deus; porque é dEle que você vai receber a sua recompensa (Cl 3:23-24). Voltando lá para Hebreus 6 no começo do versículo 10 também diz assim: “Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome…”
Muitas vezes não é fácil continuar servindo com diligência. As vezes é um desânimo ou uma desmotivação que toma conta do nosso coração. As vezes nós ficamos desapontados com algumas coisas. As vezes é essa rotina cansativa que nós enfrentamos no dia a dia. Mas vale a pena servir a Deus, vale a pena colocar o seu coração na obra do Senhor. E, sabe por que? Porque tudo o que nós fazemos fica registrado diante de Deus. E, a própria Palavra diz que Deus não é injusto para se esquecer do seu trabalho.
3) FÉ E LONGANIMIDADE
E por fim o Senhor espera que nós vivamos com fé e longanimidade. O verso 12 de Hebreus 6 diz assim: “para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade (Longanimidade é a mesma coisa que paciência), herdam as promessas.”. Nós precisamos de fé para crermos nas promessas de Deus e nós precisamos de longanimidade (Ou paciência) para esperarmos até que essa promessa se cumpra. E, na verdade, esse é um dos maiores testes que nós podemos ter, o teste da paciência. O maior teste é quando o Senhor promete algo a nós, nós não sabemos quando essa promessa vai se cumprir e então nós temos que esperar. Entre a promessa e o cumprimento da promessa Davi teve que esperar cerca de 13 anos. José teve que esperar mais de 20 anos até se tornar governador do Egito. Abraão outros 25 até Isaque nascer. As coisas de Deus não têm que ser demoradas. Mas entre a promessa e o cumprimento existe o fator tempo e o que Deus espera de nós é que guardemos a fé e a paciência no nosso coração. A própria Bíblia diz que quem vai herdar as promessas são aqueles que têm fé e longanimidade. Hebreus 6:15 diz assim: “E assim, depois de esperar com paciência, obteve Abraão a promessa.”.
Você já percebeu como é fácil perder a paciência? No trânsito nós podemos ver isso de uma maneira clara. Quando você está atrasado para o trabalho, por exemplo, e tem um engarrafamento enorme, o que é que você faz? Tem gente que começa a ficar agoniado, buzina, começa a gritar e muitas vezes vai tentando achar caminhos alternativos e as vezes acabam pegando um caminho que demora ainda mais. E, isso acontece também na nossa vida espiritual quando as promessas de Deus não estão se cumprindo no tempo que nós esperamos. Nós tentamos ajudar o Senhor e buscamos outros caminhos e queremos adiantar as coisas. Foi isso o que aconteceu com Abraão. Deus tinha prometido um filho para ele e nada desse filho chegar. Então, ele decidiu ajudar. Ele se deitou com uma serva e teve um filho com ela. E, sabe qual foi o resultado dessa falta de paciência de Abraão? O Senhor ficou 10 anos sem falar com Abraão. Foram mais 10 anos de espera até Isaque chegar. Infelizmente muitos de nós agimos como Abraão e deixamos de receber coisas da parte de Deus porque não temos paciência para esperar. Deus fez alguma promessa para você? Você tem alguma palavra de Deus queimando no seu coração? Deus é fiel para cumprir todas elas. Você crê nisso?