As Faces da Igreja

A nossa visão ou declaração de propósito diz “O nosso encargo é edificar uma igreja de vencedores, onde cada membro é um sacerdote, cada casa uma extensão da igreja; conquistando assim a nossa geração para Cristo através de células que se multiplicam.” ESSA É A NOSSA VISÃO. E ela começa dizendo algo muito importante para nós: que o nosso encargo (Ou seja, a nossa motivação, o nosso desejo, o que queima no nosso coração) é edificar uma igreja. Isso significa que nós nos reunimos semana após semana nos cultos e reuniões de célula porque nós queremos edificar uma igreja. ESSE FOI O DESEJO QUE O SENHOR COLOCOU NO NOSSO CORAÇÃO. Todavia, nós precisamos avaliar algumas questões: será que nós temos revelação mesmo do que significa sermos igreja? Será que nós entendemos mesmo as implicações espirituais de sermos igreja? E mais até do que isso: será que nós temos vivido como uma igreja de verdade que o Senhor planejou? Igreja é muito mais do que uma reunião onde você recebe uma palavra motivacional e depois vai embora; é muito mais do que um grupo de pessoas que possuem uma mesma fé e que adoram a um mesmo Deus.

(Atos 9:1-6) Nessa passagem nós encontramos o momento exato em que o apóstolo Paulo teve a sua primeira experiência com Jesus. INCLUSIVE VOCÊ VAI VER PAULO SENDO CHAMADO DE SAULO. É o mesmo nome. Na verdade Paulo é a versão grega do nome Saulo. a) Alguns teólogos dizem que o nome dele foi mudado devido a essa experiência que ele teve com Jesus (Afinal de contas mudança de nome na Bíblia e no Oriente Médio significa mudança de vida). b) Outros dizem que ele decidiu ser chamado de Paulo porque o significado do nome dele no meio dos gregos não era muito bom, era algo pejorativo. c) E tem aqueles que afirmam que Paulo ficou conhecido dessa forma por conta da aparência física dele. Paulo significa pequeno e de fato Paulo era pequeno. Ele era pequeno, com as pernas em forma de arco, olhos verdes e próximos um do outro, nariz encurvado, parcialmente calvo, não enxergava muito bem. O motivo da mudança de nome nós não sabemos ao certo, o que nós sabemos é que Paulo teve uma experiência tão poderosa com Jesus que a vida dele mudou para sempre. Paulo passou a vida inteira dele sendo um dos melhores seguidores de uma religião (Que era o judaísmo) e isso fez dele um assassino. Só Jesus teve poder para mudar a vida de Paulo. E só Ele pode mudar a nossa vida também.

Paulo fazia parte do Sinédrio (Que era um grupo muito seleto de judeus que decidiam sobre as questões religiosas da época). E de repente eles se encontraram numa situação muito delicada: muitos judeus estavam se convertendo a Jesus; e o que era pior, esses novos convertidos estavam acusando os demais judeus de terem crucificado o Messias e eles estavam fazendo uma verdadeira revolução espiritual. Em Atos 17:6 diz o seguinte: “Porém, não os encontrando, arrastaram Jasom e alguns irmãos perante as autoridades, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui”. Essa é a expressão que eles usavam para se referir aos cristãos “estes que têm transtornado o mundo”. A palavra transtornar significa “revirar, mudar a ordem, mudar o rumo, mudar de vida”. A Igreja é formada por pessoas que transtornam o mundo, por pessoas que causam uma verdadeira revolução espiritual nesse mundo que jaz no maligno. Nós estamos aqui para destruir principados e potestades, para anular sofismas e mentiras de Satanás na vida das pessoas, e estabelecer o governo de Deus sobre a terra.

Então, imagina o tamanho do problema que isso gerou (Foi uma verdadeira revolução na época). E no verso 2 de Atos 9 nós lemos o que foi que eles fizeram “e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém.”. No começo da igreja praticamente todos os discípulos de Jesus eram judeus. O PRÓPRIO SENHOR ERA JUDEU. E eles não estavam ali para fundar uma nova religião. Na verdade o cristianismo nem existia. Ele era tratado como se fosse uma nova seita judaica chamada de Caminho. Por isso a Bíblia usa a palavra Caminho nessa passagem. E NO MEIO DESSA CONFUSÃO TODA SAULO DEU UMA SUGESTÃO: vamos perseguir esse povo. Vamos pedir cartas de autorização para as sinagogas de Damasco e vamos prender essas pessoas.

Então, Saulo pegou essas cartas, separou alguns soldados (Provavelmente os soldados que faziam a guarda do Sinédrio) e saiu em direção a Damasco. Até aí tudo bem, mas olha só o que está escrito a partir do versículo 3: “Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues”. Foi nessa hora que Paulo teve um encontro com Jesus e aqui o Senhor fez uma pergunta muito interessante: Saulo, Saulo, por que ME persegues? ESPERA AÍ, PAULO ESTAVA PERSEGUINDO OS CRISTÃOS. Paulo estava perseguindo os membros dessa nova seita chamada de Caminho que estavam transtornando o mundo. A essa altura do campeonato Jesus já tinha morrido, ressuscitado e elevado aos céus. Então por que o Senhor fez questão de dizer por que ME persegues? E o que é mais interessante ainda, depois Paulo pergunta ao Senhor quem é Você e e a resposta é a seguinte “Eu sou Jesus a quem persegues”.

Essa daqui é uma lição muito preciosa que nós precisamos ter revelação: Sabe por que Jesus disse isso? Porque nós somos um com Ele. Nós estamos unidos ao Senhor. Perseguir um cristão é perseguir a Cristo e servir a um cristão é servir a Cristo. A Igreja do Senhor é formada por homens e mulheres que tiveram uma experiência poderosa com Jesus, que transtornam o mundo e que hoje estão unidos a Ele. Em 1João 4:15 diz: “Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus.”. Esse versículo nos ensina dois princípios fundamentais. Ele diz que nós permanecemos em Deus e Deus permanece em nós. E diz também de que maneira isso acontece: confessando que Jesus é o Filho de Deus. Muita gente tenta se aproximar do Senhor com boas obras, com sacrifícios, todavia uma única coisa basta: a fé. Crer e confessar que Jesus é o Filho de Deus. Quando você tem essa fé a Bíblia diz que você permanece no Senhor e Ele permanece em você. Está escrito assim em 1Coríntios 6:17: “Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.”. Essa palavra unir no original é a mesma que amalgamar e tem um significado especial na Bíblia. Ela significa misturar duas ou mais coisas de maneira que elas se tornam uma só. Não tem como separar mais. É como os ingredientes de um bolo. Depois que você mistura não tem como mais separar os ovos, da farinha, do leite, do açúcar. Porque virou uma massa só. E foi justamente isso o que aconteceu com você. Você se uniu a Cristo e não tem como mais ser separado.

Ainda com esse mesmo pensamento, em 1Corintios 12:12-13 o apóstolo Paulo faz uma afirmação bem interessante: “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.”. Em outras palavras, o que Paulo está dizendo aqui: é que Cristo tem um corpo e nós somos membros desse corpo. Depois ele começa a mostrar uma série de implicações de ser membro do Corpo de Jesus: no corpo de Cristo todos os membros são importantes (1Corintios 12:21); no corpo de Cristo todos deve haver unidade e ajuda mútua (1Corintios 12:25-26); e, no corpo de Cristo todos têm a sua função (1Corintios 12:27-31).

Uma outra característica que a Bíblia coloca a respeito da Igreja é que a Igreja é a família de Deus. A Bíblia diz em Efésios 2:19: “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,”. Lá em Gálatas 6:10 também está escrito: “Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé”. O que garante que você é filho biológico do seu pai e da sua mãe? Como é possível determinar biologicamente os membros da sua família? Através do DNA. O que faz de você filho da sua mãe e do seu pai é que vocês compartilham um DNA. E a mesma coisa acontece em relação à Igreja: nós não somos família de Deus simplesmente porque nós temos a mesma fé, cremos nas mesmas coisas e passamos um tempo juntos. Nós somos da família de Deus porque nós temos a mesma natureza de Cristo dentro de nós. Nós temos a mesma vida de Deus. Um mesmo DNA espiritual. Nós temos um mesmo Pai Celestial. Você tem uma família natural, mas você também faz parte de uma família espiritual. E é com essa família espiritual que você vai passar a eternidade.

E uma última característica da igreja está em Efésios 5:22-33. Essa é uma das características mais importantes da Igreja porque fala a respeito do tipo de relacionamento que nós devemos ter com o Senhor. Paulo começa o texto falando sobre o marido e a esposa e ele diz que o mesmo relacionamento que eles devem ter (Baseado em submissão e amor) nós devemos ter com Cristo. Se você reparar nas mais diversas religiões que têm por aí, você vai perceber que não existe um relacionamento entre o deus deles e os seguidores. Na verdade o que existe é um conjunto de regras do que deve ser feito e no máximo existe uma recompensa caso eles cumpram essas regras. Só que no cristianismo é diferente, na Igreja é diferente porque nós temos um Deus que deseja se relacionar com o Seu povo. E não é um relacionamento superficial não. É um relacionamento de intimidade como o marido e a esposa possuem (De um ouvir a voz do outro, de um compartilhar o que está no seu coração para o outro, de um poder contar com o outro, de um ter prazer na presença do outro). Inclusive a Bíblia termina no livro de Apocalipse falando a respeito de um grande casamento que vai acontecer entre Cristo que é o Noivo e a Igreja que é a noiva. Como Igreja, como Noiva do Cordeiro nós estamos sendo preparados para esse grande encontro com Cristo Jesus. Esse é o nosso destino, passar a eternidade ao lado do Senhor.

Nós precisamos ter revelação do que é sermos Igreja. E mais até do que isso, nós precisamos viver a Igreja. Igreja é muito mais do que uma reunião religiosa semanal, Igreja é um povo que tem a mesma vida de Deus, que tem um mesmo Pai Celestial, que tem uma mesma família na fé, uma família que tem unidade, que faz parte de um mesmo Corpo e está aqui para transtornar o mundo.