No primeiro versículo nós percebemos que o povo de Israel estava passando por uma situação muito difícil. A Bíblia diz que havia fome na terra naqueles dias. E por conta dessa crise um homem chamado Elimeleque decidiu pegar a sua esposa e seus dois filhos e ir embora para a terra de Moabe. E É JUSTAMENTE AQUI QUE COMEÇA O PROBLEMA: eles saíram do lugar onde eles estavam sem uma direção clara de Deus. Eles tomaram uma decisão tão importante sem buscar uma Palavra do Senhor. Naquela época ainda não havia rei em Israel e Deus falava ao povo através de pessoas conhecidas como juízes (A própria Bíblia faz questão de dizer no versículo 1 “Nos dias em que julgavam os juízes”). Alguns dos mais conhecidos foram Débora, Sansão, Gideão, Eli e Samuel. Então, tudo o que precisava ser resolvido as pessoas procuravam esses juízes e eles falavam da parte de Deus. E nessa situação nós não vemos uma Palavra de Deus. Nós não vemos esses juízes se levantando e dizendo “Olha, nós estamos em uma época de crise e Deus mandou a gente ir para um outro lugar”. NÓS NÃO VEMOS NADA DISSO ACONTECENDO. A decisão que eles tomaram foi puramente natural, baseada naquilo que eles estavam vendo com os olhos naturais. E isso é algo muito perigoso. As vezes nós queremos fazer aquilo que Deus não mandou por conta de uma crise (Mais sabe de uma coisa: a crise não pode determinar para onde você vai. A crise não pode dar direção na sua vida). Eu não estou dizendo que você deve ficar passivo diante das dificuldades e esperar que tudo se resolva sozinho. Eu estou falando que você não deve se mover enquanto Deus não falar. Porque quando nós fazemos isso a tendência é ficarmos frustrados.
FOI O QUE ACONTECEU NA HISTÓRIA DE RUTE. Olha só o que está escrito no versículo 20: “Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso.”. Noemi estava tão frustrada com a situação que mudou o nome dela para Mara que significa “amargura”. E no versículo 21 nós encontramos uma coisa pior ainda: “Ditosa eu parti, porém o SENHOR me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o SENHOR se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido?”. O que foi que aconteceu aqui? Noemi colocou a culpa daquela situação em Deus. Foi o Senhor que fez isso comigo. Foi o Senhor quem me deixou amargurada. Foi o Senhor quem me deixou pobre. A Bíblia diz que Deus é bom, Ele é um Deus de graça e de favor. E Ele prova isso através de Cristo Jesus. O que está escrito em João 3:16? Que Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna. DEUS É BOM O TEMPO TODO. A BONDADE E A MISERICÓRDIA DO SENHOR SE RENOVAM A CADA DIA. TUDO O QUE DEUS FAZ É PERFEITO. Então o problema não pode estar nEle; e se o problema não está nEle, só pode estar em nós. Nas escolhas que nós fazemos na nossa vida. Tem gente que é assim, coloca a culpa dos seus fracassos em Deus, no pai ou na mãe que não deram tanta atenção, em Fulano que não fez tudo o que ele queria. Ficam querendo achar culpados em tudo quanto é lugar, mas não é maduro o suficiente para reconhecer que a culpa é dele mesmo.
Se você vive procurando culpados pelas suas mazelas você nunca vai avançar na vida. Você nunca vai aprender com os seus erros porque no final das contas você sempre é o certo e os outros é que estão errados. FOI JUSTAMENTE ISSO O QUE ACONTECEU COM ADÃO EM GÊNESIS 3:11-12: “Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi”. Aqui está um exemplo prático disso que nós estamos falando, Adão teve a coragem de colocar a culpa do pecado dele em Deus. O que foi que ele disse? A mulher que TU me deste. Isso é algo maligno, isso é algo do inferno. A Bíblia não fala nada sobre isso, mas você já parou para pensar como a história poderia ter sido diferente se Adão tivesse reconhecido o erro dele ao invés de jogar a culpa em Deus? E não foi por falta de oportunidade não. Várias vezes o Senhor perguntou por ele “Adão onde é que você está?”. QUANDO ADÃO OUVIU A VOZ DE DEUS ELE FUGIU E SE ESCONDEU. Mas sinceramente, você acha que o Senhor não sabia onde Adão estava escondido? É claro que sabia. Ele é Deus. Então por que Ele perguntou onde Adão estava? Porque Deus queria dar uma oportunidade para Adão confessar o pecado dele e se arrepender. Toda mudança na nossa vida começa com o reconhecimento dos nossos erros. Nós temos que ser maduros o suficiente para reconhecer que certos problemas não são de Deus, não é do pastor, não é do seu líder de célula ou de nenhuma outra pessoa. São nossos problemas. São problemas que vieram como resultado de escolhas que nós fizemos.
Por isso não tome decisões em tempo de crise a não ser que Deus tenha falado com você. Na verdade, tempo de muita pressão não é tempo de tomar grandes decisões. Não é tempo de fazer grandes movimentos. Se você parar para avaliar, as piores decisões da sua vida, que depois você se arrependeu foram aquelas que você tomou de cabeça quente (É no meio de uma briga decidir acabar com o casamento. É no meio de uma bronca do chefe decidir largar o emprego. É no meio de uma crise pessoal sair do lugar onde Deus plantou você). E o pior de tudo é que as consequências podem ser terríveis e inclusive podem afetar outras pessoas (Se você é solteiro, tudo bem, no máximo só você vai ser prejudicado. Agora se você é casado e tem filhos, eles vão sofrer junto com você). Foi o que aconteceu com essa família de Rute. Entre os versos 2 e 3 a Bíblia diz que Elimeleque morreu e deixou a esposa e os dois filhos naquele lugar, numa terra estrangeira. Em seguida os filhos se casaram com mulheres moabitas e morreram 10 anos depois deixando a mãe e as esposas desamparadas. É por isso que nós devemos ter muito cuidado com as nossas decisões.
Tem uma outra coisa interessante no versículo 6 que diz assim: “Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o SENHOR se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.”. Olha só o que está escrito no final do versículo, que o Senhor se lembrara do seu povo dando-lhe pão. AQUI NÓS PERCEBEMOS DE UMA MANEIRA MUITO CLARA A GRAÇA DE DEUS. Eles estavam num lugar que o Senhor não tinha mandado que eles fossem e mesmo assim Deus não os desamparou. Deus fez questão de trazer o maná ou pão de cada dia. Você sabe o que o maná representa na Bíblia? Quando o povo saiu do Egito eles passaram anos vivendo no deserto. E no deserto eles não tinham muitas fontes de alimentação. Não era tão simples assim plantar e colher. A comida que eles tinham levado do Egito já tinha acabado. Então o que foi que Deus fez? Mandava o maná todos os dias para o povo comer e não morrer de fome. Por isso o maná aponta para uma provisão diária do Senhor. É Deus dando exatamente aquilo que você precisa para sobreviver. Nem mais nem menos. Mas esse é o desejo do Senhor? Apenas dar aquilo que você precisa para sobreviver? De jeito nenhum. Ele quer fazer superabundar na sua vida. Ele quer prosperar você. Você deve ser grato sempre sim pelo maná, pelo pão de cada dia, só que Ele quer te levar além. E sabe em que lugar você vai poder desfrutar desse além, dessa abundância? Em Canaã que é o lugar que Deus chamou você para estar (No deserto é maná. No deserto é o suficiente para não morrer. Em Canaã é leite e mel. Em Canaã é fartura e abundância).
Talvez você começou a avaliar “Eu já fiz muita coisa que hoje eu sei que não era o desejo de Deus para minha vida. Eu já tomei muitas decisões erradas. E agora o que eu vou fazer?”. Nós cremos num Deus tão gracioso que pode transformar maldição em benção. PORQUE SE VOCÊ CONTINUAR LENDO A HISTÓRIA DE RUTE FOI ISSO O QUE ACONTECEU. O começo foi triste, difícil, cheio de escolhas erradas. Mas no final o Senhor moveu e ela se casou com um homem maravilhoso (Chamado Boaz) e o próprio Senhor Jesus veio da descendência dela.