Olhando Sempre para Cristo

A Palavra de Deus diz em Hebreus 12:1-2 que nós precisamos correr com perseverança a carreira que nos foi proposta. Ou seja, Deus tem um plano para cada um de nós, Deus tem uma história para mim e para você, e nós precisamos perseverar naquilo que o Senhor tem para a nossa vida. E no verso 2 a Bíblia faz questão de mostrar como é que nós devemos fazer isso: olhando firmemente para Cristo que é o autor e consumador da nossa fé. Um dos grandes problemas hoje do cristianismo e das pregações por aí é que nós somos levados o tempo inteiro a olhar para nós mesmos (Olhar para a nossa vida, olhar para as nossas atitudes, para as nossas obras, para aquilo que nós estamos fazendo ou deixando de fazer). Quando na verdade a Palavra de Deus diz que nós devemos olhar sempre para Cristo (Para quem Ele é, e para o que Ele fez na Cruz do Calvário). E NÓS PRECISAMOS ENTENDER PORQUE. A morte de Jesus teve dois aspectos diferentes: o primeiro aspecto foi a substituição e o segundo aspecto foi a inclusão.

  1. A substituição

Como o próprio nome diz, substituição nos fala de uma pessoa fazendo algo em nosso lugar. Por exemplo, vamos supor que você esteja jogando futebol, e no meio da partida alguém entra para jogar no seu lugar. O que foi que aconteceu ali? Uma substituição (Você saiu de cena e entrou uma outra pessoa). E foi justamente isso o que aconteceu com o Senhor Jesus. Em outras palavras, Ele entrou em campo para jogar em nosso lugar (Levíticos 16:1-10). Nessa passagem nós descobrimos como é que os pecados do povo eram perdoados pelo Senhor. NA VERDADE HAVIA TODO UM RITUAL PARA ISSO. Uma vez por ano o sumo sacerdote pegava dois bodes e fazia o seguinte: um dos bodes era morto e o sangue dele era derramado sobre a tampa da Arca da Aliança que era chamada de propiciatório. O sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos e fazia isso. E em relação ao segundo bode, o sacerdote colocava as mãos sobre a cabeça dele, citava algumas palavras (Numa espécie de reza), os pecados de toda a nação de Israel eram transferidos para esse bode e ele era solto para morrer no deserto. Esse bode era chamado de bode emissário ou bode expiatório. Porque ele pagava pelos pecados do povo. Inclusive, até hoje existe essa expressão “Fulano foi usado como bode expiatório”. Ou seja, Fulano está levando a culpa por uma coisa que ele não fez.

E olha só o que está escrito em Isaías 53:4-7. Nesse texto o profeta Isaías está falando a respeito do Messias, a respeito de Cristo e o que Ele iria fazer por nós. E a Bíblia diz que Ele foi entregue a morte assim como uma ovelha muda é levada ao matadouro. Sabe o bode expiatório que levava os pecados do povo de Israel? Ele representava Cristo Jesus, ele apontava para aquilo que Jesus iria fazer por nós. Jesus veio e levou sobre Ele todos os nossos pecados. Ele sofreu pelos nossos pecados; Jesus levou sobre Ele toda a maldição que deveria ser nossa; Ele levou sobre Ele toda enfermidade que deveria ser nossa; o preço que nós deveríamos ter pago por causa do pecado Jesus Cristo pagou. É por isso que nós dizemos que a morte dele foi substitutiva porque Ele fez tudo isso em nosso lugar (Romanos 5:18).

Quando Jesus estava sendo crucificado, uma série de coisas aconteceram: Ele foi chicoteado, cuspiram no rosto dEle, colocaram uma coroa de espinhos na Sua cabeça, Ele foi zombado pelos soldados. Mas (De acordo com os teólogos) uma das coisas que tiveram que fazer durante a crucificação foi deslocar o braço do Senhor. A Cruz tinha que ser confeccionada com antecedência e ela tinha sido feita a princípio para Barrabás (Que era muito maior do que Jesus). Então, os soldados tiveram que amarrar uma corda no Seu braço e puxar até que as mãos dEle se encaixassem nos furos da Cruz. E sabe o que isso significa de maneira espiritual? Que aquela Cruz não era para Jesus. Aquela Cruz era nossa. Nós é que deveríamos estar ali. Esse é o primeiro aspecto da morte de Jesus, a substituição.

  1. A inclusão

Agora, o outro aspecto é a inclusão (Efésios 2:4-6). O apóstolo Paulo começa dizendo o motivo de nós sermos salvos: não é porque nós somos bons, não é porque nós fazemos coisas boas, mas é simplesmente por causa da misericórdia e do grande amor que Deus tem por nós. E depois ele conclui dizendo que nós estamos EM CRISTO assentados nos lugares celestiais. Ou seja, nós fomos incluídos em Cristo Jesus. Quando Cristo morreu nós morremos junto com Ele e quando Cristo ressuscitou nós ressuscitamos junto com Ele. Jesus não estava sozinho naquela Cruz. Na verdade, todos nós estávamos ali, sendo representados pelo Senhor. E isso trouxe uma série de benefícios para nós:

a) (Romanos 8:37). Muita gente declara esse verso, declara que é vencedor mas na verdade não tem ideia do que Paulo está querendo dizer aqui. Ele usou a expressão “por meio daquele que nos amou” para mostrar o motivo de sermos vencedores: você não é vencedor porque você lutou demais e venceu o inimigo; você não é vencedor porque você chegou na frente em uma corrida; ou porque você perseverou muito em algo e não desistiu.Você é vencedor simplesmente porque você está EM CRISTO. E Cristo é vencedor (A Bíblia diz que Ele venceu o diabo, o pecado, a morte, Ele venceu as aflições desse mundo) e porque nós estamos nEle, nós também somos vencedores. A posição de Cristo é a nossa posição.

b) Um segundo benefício que nós recebemos com a morte de Jesus é que os céus estão abertos sobre nós. Na cultura judaica existe uma tradição muito interessante. Para um judeu, o homem só se torna homem de verdade aos 30 anos de idade (É a idade que eles acreditam que o homem está maduro). E na época de Cristo os homens importantes de negócio ficavam no meio das praças fazendo negócios. Então o que acontecia? Quando o filho completava 30 anos, o pai pegava esse filho e desfilava com ele no meio dessas praças dizendo para as pessoas “Este é o meu filho amado em quem tenho alegria”. Quando o pai fazia isso, ele estava querendo dizer “Olha esse daqui é o meu filho e de hoje em diante ele tem autoridade para fazer negócios em meu nome. Negociar com ele é negociar comigo”.

Quando Jesus completou 30 anos ele foi até o Rio Jordão para ser batizado nas águas. Naquele dia a Bíblia diz que os céus se abriram, o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma de pomba e ouviu-se uma voz do céu que dizia “Este é o meu filho amado em quem tenho alegria”. Naquele dia os céus se abriram para Jesus e porque nós estamos inseridos nEle os céus também estão abertos sobre nós. Mas o que significa isso? (Malaquias 3:10). Na época da lei do Velho Testamento o povo precisava cumprir uma série de condições para ser abençoado por Deus. ENTÃO ELES NUNCA TINHAM CERTEZA SE IRIAM SER ABENÇOADOS OU NÃO. Porque dependia deles cumprirem a lei. E sabe o que aconteceu? Jesus veio e cumpriu toda a Lei. E porque nós fomos inseridos nEle isso significa que nós cumprimos também.

E o resultado disso é que nós somos um povo abençoado. Os céus não vão se abrir diante de nós, eles já estão abertos sobre nós. E MALAQUIAS MOSTRA PARA QUE SERVE ESSES CÉUS ABERTOS: ele diz que quando os céus estão abertos o Senhor derrama bênçãos sem medidas. Ele até usa a expressão “janelas dos céu”, em algumas versões está escrito “comportas do céu”. Você sabe que o tamanho da janela depende do tamanho da casa (Quanto maior a casa, maiores são as janelas). Agora imagina no tamanho das janelas do céu. EU PARTICULARMENTE PREFIRO A TRADUÇÃO QUE USA A PALAVRA COMPORTA PORQUE NOS DÁ UMA IDEIA MELHOR DA SITUAÇÃO. Sabe aquelas comportas enormes das usinas hidrelétricas? O que acontece quando elas se abrem? Uma grande quantidade de água passa por elas.

Essa é a nossa realidade: as comportas do céu estão abertas sobre nós e Deus tem uma enxurrada de bênçãos para liberar nas nossas vidas. A todo momento o Senhor está derramando bênçãos sobre nós. Todos os dias você deveria se levantar pela manhã e colocar a sua expectativa em Deus “De que maneira Ele vai me surpreender hoje com o Seu favor?”.

c) Em terceiro lugar, por causa da morte inclusiva de Jesus nós recebemos uma herança (Romanos 8:17). Nesse versículo o apóstolo Paulo menciona três coisas importantes: primeiro ele disse que nós somos filhos de Deus; depois ele disse que nós somos herdeiros de Deus; e por fim ele menciona que nós somos herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo Jesus. O prefixo co significa com. É a mesma coisa em cooperador, alguém que opera juntamente com outra pessoa. Então co herdeiro significa que nós somos herdeiros juntos com Jesus.Tudo o que Jesus tem direito por herança nós também temos. Tudo isso porque nós estamos inseridos nEle. PERCEBA QUE NÃO TEM NADA A VER COM A GENTE. TEM TUDO A VER COM CRISTO. É POR ISSO QUE DEVEMOS SEMPRE OLHAR PARA ELE E NÃO PARA NÓS.

d) Um último benefício da morte inclusiva de Jesus foi à propiciação (Romanos 3:25). A palavra propiciação significa se tornar propício a alguém. Se tornar favorável à alguém. Nos tempos antigos os povos pagãos ofereciam sacrifícios para os deuses deles se tornarem favoráveis à eles. Por exemplo: se eles queriam o favor sobre as colheitas, eles ofereciam sacrifícios ao deus deles da agricultura; se eles precisassem fazer uma viagem de barco em segurança, eles ofereciam sacrifícios ao deus deles do mar, para se tornar propício a eles.

E foi justamente isso, o que Cristo fez por nós: a Bíblia diz que o sacrifício dEle trouxe a propiciação até nós. Ou seja, antes nós éramos inimigos de Deus e estávamos debaixo da ira dEle. Hoje nós somos amigos de Deus, somos filhos de Deus e Ele se tornou favorável à nós. Nós não estamos numa queda de braços com o Senhor, nos esforçando para Ele olhar para nós e ser favorável; Ele já é favorável. Você acha que o favor do Pai está sobre Jesus? Você acha que Cristo é favorecido? É claro que é. E porque nós estamos inseridos nEle nós também somos.

De que maneira nós podemos viver e desfrutar de todos esses benefícios? Será que existe alguma condição, será que eu tenho que fazer alguma coisa? Só existe uma condição, a fé. A obra que deveria ser feita Jesus já fez em nosso lugar (Lembra? Substituição e inclusão?) A única coisa que nós precisamos fazer hoje é olhar para essa obra de Cristo (Assim como Hebreus nos ensinou) e tomar posse pela fé.