5 Hábitos Para a Benção Financeira

Todos nós queremos ser prósperos e abençoados financeiramente. Todavia, para nós chegarmos lá, NÃO BASTA SIMPLESMENTE QUERER (QUERER MUITA GENTE QUER). Nós precisamos ter hábitos no nosso dia a dia que nos levem em direção a esse propósito. Na Palavra de Deus nós encontramos alguns desses hábitos:

  1. Consagre ao Senhor o seu dinheiro

O primeiro deles é consagre ao Senhor o seu dinheiro. Ou seja, reconheça que tudo aquilo que chega nas suas mãos provém de Deus (João 6:1-13). Nessa passagem, nós encontramos a história da primeira multiplicação de pães e peixes. E IMAGINA SÓ A SITUAÇÃO: Jesus já estava a várias horas ministrando para uma multidão de pessoas no meio do deserto. Quando de repente eles se depararam com o seguinte problema: depois de um dia inteiro de pregação e de milagres, as pessoas estavam famintas e os discípulos não tinham dinheiro suficiente para alimentar todo mundo. Foi quando no versículo 9 um dos discípulos (Chamado André) entregou ao Senhor cinco pães de cevada e dois peixinhos. Sinceramente, você acha que 5 pães e 2 peixes eram suficientes para alimentar mais de 5 mil pessoas fora mulheres e crianças? É claro que não. Mas, o que foi que Jesus fez no versículo 11? Ele reclamou dizendo que era pouco, que não era suficiente? De jeito nenhum. Pelo contrário, a Bíblia diz que Ele ergueu os pães e deu graças ao Pai. Ele agradeceu ao Pai. E ao fazer isso, Jesus na verdade estava reconhecendo que aqueles pães e peixes tinham sido dados por Deus. Mesmo que aparentemente fosse pouco para alimentar toda aquela multidão.

E isso é algo que nós precisamos ter revelação. Tudo o que você tem vem de Deus. Ele é a fonte de todo suprimento na sua vida. Mesmo que o recurso venha através do seu chefe ou dos seus clientes, nós precisamos entender que é Deus quem abre as portas para nós, é Deus quem traz os clientes, é Deus quem usa o seu chefe para pagar o seu salário. Infelizmente tem pessoas que não conseguem enxergar isso. Elas acham que o salário é apenas fruto do seu trabalho e não reconhecem Deus na sua vida.

Mas olha só o que Paulo disse em Romanos 11:36: “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”. O que está escrito aqui? Que por meio dEle, por meio do Senhor é que são todas as coisas. Em Deuteronômio 8:17-18 também está escrito: “Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.”. Presta atenção no que a Bíblia está dizendo aqui: até mesmo a saúde e a força que você precisa para trabalhar procedem de Deus.

ESSE É O PRIMEIRO HÁBITO QUE NÓS PRECISAMOS TER: reconhecer todos os dias o Senhor como fonte de provisão na nossa vida. Sendo muito ou sendo pouco, faça como Jesus, erga as suas mãos e agradeça ao Pai, porque foi Ele quem te deu. E sabe qual é o resultado disso? A multiplicação. No final da história, a Bíblia diz que TODOS SE FARTARAM E AINDA SOBRARAM 12 CESTOS CHEIOS DE PÃES E PEIXES.

  1. Trabalhe Duro e Honestamente 

Uma vez que nós entendemos que tudo procede de Deus, agora nós temos que trabalhar duro e honestamente. Tem coisas que o Senhor faz por nós, Ele abre as portas que nós precisamos, Ele mostra as oportunidades, Ele nos conduz com sabedoria, Ele nos ajuda a tomar as decisões certas. ENTÃO, QUANDO SE TRATA DE PROSPERIDADE DEUS FAZ A PARTE DELE. Só que nós também precisamos fazer a nossa parte, tem coisas que nós é que temos que fazer. E UMA DELAS É TRABALHAR HONESTAMENTE.

Em Gênesis 39:2-3 nós encontramos um bom exemplo disso: “O SENHOR era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Vendo Potifar que o SENHOR era com ele e que tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em suas mãos,”. Esse é um dos melhores exemplos de sucesso que nós temos na Palavra de Deus. José foi tão bem sucedido que as pessoas que estavam ao redor dele conseguiam ver o favor de Deus na sua vida. E nós podemos ser como José. Essa é a vontade de Deus para mim e para você.

Só que no final do verso 3 nós encontramos uma palavrinha chave, a palavra “fazia”. Deus abençoava José? Sim ou não? Sim. Deus abençoava. Mas o que é que Deus abençoava? Aquilo que José fazia. Ou seja, a medida em que José trabalhava, a medida em que José fazia as coisas, ele era abençoado por Deus. Muita gente sonha com aquela história de dinheiro fácil, de ficar rico sem fazer nada, de repente ter uma ideia revolucionária enquanto dorme, e se tornar o mais novo bilionário do mundo. SÓ QUE NÃO É ISSO O QUE A BÍBLIA ENSINA PARA NÓS. Em Provérbios 10:4 diz: “O que trabalha com mão remissa (Ou seja, aquele que trabalha de qualquer jeito, com negligência) empobrece, mas a mão dos diligentes  vem a enriquecer-se..”. Em Provérbios 13:11 também está escrito: “Os bens que facilmente se ganham, esses diminuem, mas o que ajunta à força do trabalho terá aumento.”.

De acordo com esses versículos quem é que vai ser bem sucedido? Aquele que trabalha. Aquele que trabalha com diligência, aquele que trabalha duro. Não importa aquilo que você faz, não importa se você trabalha no house cleaning, na construção, se você é motorista, lava carros, se você cuida de criança ou se você vende gelo para esquimó. Se você é alguém que reconhece Deus na sua vida e trabalha duro e honestamente, você tem tudo para ser bem sucedido em nome de Jesus. A BÍBLIA DIZ QUE JOSÉ ERA ABENÇOADO E PRÓSPERO NAS COISAS QUE ELE FAZIA PORQUE DEUS ERA COM ELE. O Senhor já está com você. A única coisa que você precisa agora é fazer. É dar o próximo passo. É colocar os pés sobre as águas.

  1. Planeje os Seus Gastos

Em terceiro lugar, planeje os seus gastos. A Palavra de Deus diz em Provérbios 21:5: “Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza.”. A Bíblia diz em Provérbios 21:5 que os planos do diligente, ou seja, os planos daqueles que trabalham duro, tendem a abundância. Isso significa que você tem que trabalhar duro sim, mas também tem que ter planos. Tem que planejar os seus gastos. Você tem que ter o controle de todas as suas despesas. E principalmente, você tem que saber se aquele gasto é realmente necessário. Tem gente que é assim, vai no supermercado fazer compras e não leva uma lista. Vai passando em todos os corredores e pega tudo o que quer. Tudo o que o filho pequeno quer, vai só colocando no carrinho. Ou então sai comprando as coisas por impulso. Deu vontade de comprar uma coisa, vai lá e compra. Viu um negócio legal na Internet, vai lá e compra. Usa uma vez só e depois deixa lá no canto. Desnecessário.

Certa vez, um consultor financeiro disse que “Finanças é 100% razão e 0% emoção”. Você jamais deve colocar a emoção na hora de gastar. E esse mesmo consultor disse que se nós formos avaliar bem, cerca de 20% a 30% dos gastos que nós temos por mês poderiam ser evitados. As vezes é aquela tv a cabo que você nunca assiste; ou então aquela academia que já tem 6 meses que você não vai e mesmo assim continua pagando “Ah, pastor! Mas academia é essencial! É saúde”. É saúde quando você vai. Ninguém emagrece ou fica saudável só pagando a mensalidade. É o seguro do carro que você deixa renovando automaticamente por pura preguiça de pesquisar outro mais barato.

  1. Seja Econômico e Poupe

Em quarto lugar, seja econômico e poupe dinheiro. O primeiro passo para você ser próspero é você aprender a gastar o seu dinheiro. A MATEMÁTICA É MUITO SIMPLES: jamais gaste além do que você recebe. Uma vez que você aprendeu a gastar, agora você tem que aprender a poupar. Em Provérbios 13:11 diz: “Os bens que facilmente se ganham, esses diminuem (Ou seja, o dinheiro que vem fácil, que vem de um trabalho desonesto, ele vai fácil), mas o que ajunta à força do trabalho terá aumento.”. Mais uma vez a Bíblia fala sobre trabalhar duro. Só que agora ela diz que aquele que trabalha duro E AJUNTA verá o aumento, verá a multiplicação.

Inclusive, nós vemos esse exemplo também na vida de José. Depois que ele saiu da casa de Potifar, ele passou pela prisão e foi parar no palácio, como o segundo homem mais importante do Egito. ABAIXO DELE APENAS FARAÓ. E em Gênesis 41:29-36 nós vemos uma estratégia bem interessante que ele utilizou. Nesse texto, José interpreta o sonho de Faraó e ele revela que a terra iria ficar 7 anos debaixo de fome. 7 anos sem chover, sem plantar e sem colher nada. Então, o que foi que José fez? Ele se preparou para o tempo difícil fazendo uma poupança. Ele armazenou alimento suficiente para alimentar os egípcios durante esse período e ainda por cima ganhou muito dinheiro vendendo comida para outras nações. Esse é o resultado de quem aprendeu a economizar. A prosperidade.

  1. Seja Fiel no Dízimo e Generoso nas Ofertas

E por fim, o último hábito que nós precisamos ter é: seja fiel no dízimo e generoso nas ofertas. Uma coisa que nós precisamos entender é que o dinheiro não é algo natural, o dinheiro é algo espiritual. A Bíblia fala mais de dinheiro do que salvação. E  JESUS FEZ UMA COMPARAÇÃO BEM INTERESSANTE EM Mateus 6:24: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.”. Esse é o único lugar em que a Bíblia compara servir a Deus com servir qualquer outra coisa. E ELA FAZ ESSA COMPARAÇÃO JUSTAMENTE COM AS RIQUEZAS. Não tem como servir a Deus e as riquezas ao mesmo. Tudo isso por que? Porque riqueza não é algo natural simplesmente, ela é espiritual. Ela pode se tornar um deus na vida das pessoas e nós precisamos lidar com ela espiritualmente.

Deus tem a Sua maneira de trazer a prosperidade até nós e ela envolve os dízimos e as ofertas. Em relação ao dízimo, por exemplo, em Provérbios 3:9-10 diz: “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.”. O que é o dízimo irmãos? São as primícias de toda a nossa renda. E esse texto diz duas coisas sobre essas primícias: primeiro, ele diz que quando nós damos ao Senhor as primícias da nossa renda, nós estamos honrando a Deus. E depois ele traz uma promessa: os nossos celeiros se encherão fartamente e os nossos lagares transbordarão.

E em relação as ofertas em 2Coríntios 9:6-8 diz: “E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra”. Olha só, Deus se agrada quando nós ofertamos com alegria e aqui nós encontramos mais uma promessa: nós iremos colher aquilo que nós semeamos. ESSA É A MANEIRA DO SENHOR LIBERAR AS SUAS RIQUEZAS SOBRE NÓS, ATRAVÉS DO PRINCÍPIO DA SEMEADURA E COLHEITA.

Filipenses 4:13: “tudo posso naquele que me fortalece”. Nós podemos todas as coisas no Senhor que nos fortalece. Você é alguém que pode todas as coisas em Deus. Você é alguém que pode sair das dívidas em nome de Jesus. Você é alguém que pode aprender a gastar com sabedoria em nome de Jesus. Você é alguém que pode administrar e multiplicar os recursos que Deus colocou nas suas mãos em nome de Jesus. Você é alguém que pode ver o seu negócio crescer, romper em nome de Jesus. Você é alguém que pode prosperar nessa terra em nome de Jesus. Você pode todas as coisas porque Deus te fortalece. É Ele quem te capacita.