Na semana passada nós tivemos o nosso Impacto com Deus e algo que nós fizemos questão de fazer foi compartilhar a respeito de histórias de pessoas que tiveram a sua vida mudada por Jesus. Quem estava enfermo se encontrou com Jesus e foi curado. Quem precisava de salvação se encontrou com Jesus e foi salvo. Quem precisava de libertação se encontrou com Jesus e foi liberto. É isso o que Jesus faz, Ele muda a vida das pessoas. Não tem como você se encontrar com Jesus e permanecer o mesmo.
E nesse capítulo 4 de João nós encontramos mais uma dessas histórias de mudança de vida. Dessa vez aconteceu com uma mulher samaritana.
1) JESUS NÃO VEIO PARA CONDENAR, ELE VEIO PARA SALVAR
a) No versículo 7, começa dizendo o seguinte: “7 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água.”. O versículo começa dizendo que Jesus se encontrou com uma mulher. Naquela época as mulheres eram muito discriminadas. Para vocês terem uma ideia: um homem não podia dirigir a palavra a uma mulher; as mulheres não tinham direito a dar opinião em nada, tudo quem decidia eram os homens; para um árabe ou um judeu, naqueles tempos as mulheres valiam menos do que um cavalo (Se eles tivessem que escolher entre salvar o cavalo ou a mulher, com certeza eles ficariam com o cavalo). A mulher não tinha valor nenhum para sociedade.
b) Além disso, ainda no versículo 7, a Bíblia diz que ela era uma mulher samaritana. Os judeus eram inimigos mortais dos samaritanos. Os judeus não conversavam com samaritanos de jeito nenhum. E, tudo isso por causa de religião. Os samaritanos eram uma espécie de judeus que misturaram a sua religião com a religião da Babilônia durante o cativeiro. Então, por causa disso, para os judeus, os samaritanos eram as piores pessoas da face da terra. Foi por isso que a mulher samaritana ficou tão surpresa quando Jesus começou a conversar com ela. Olha só o que está escrito em João 4:9: “9 Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?”. Era como se ela estivesse dizendo para Jesus: “O Senhor faz ideia do que está fazendo? O senhor faz ideia de que está conversando com uma mulher e ainda por cima uma mulher samaritana?”
c) E, só para piorar um pouquinho a situação dela, a Bíblia diz que ela já teve cinco maridos diferentes e o homem que ela estava vivendo agora não era o seu marido de verdade: “17 ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido; 18 porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.” João 4:17-18
Com certeza ela era uma mulher acostumada a viver com pré-conceitos. Ela era o tipo de gente que por onde passava, as pessoas começavam a falar a respeito dela: “Lá vai a mulher de 5 maridos! Lá vai a prostituta! Lá vai a mulher adúltera! Lá vai a mulher promíscua!”. Não é a toa que ela estava pegando água no poço de Jacó na hora sexta. Os judeus, tem uma maneira diferente de contar as horas do dia (6 da manhã é a hora primeira; 7 horas da manhã para eles é a hora segunda, das 8 horas até as 9 é a hora terceira e a hora sexta está entre 11 horas da manhã e meio dia). Sinceramente, se você morasse num deserto e tivesse que tirar água num poço todos os dias para levar para casa, em qual horário você faria isso? Meio dia, no horário em que o sol está mais forte? É claro que não. O povo tinha o costume de pegar água na primeira hora do dia, enquanto o sol não estava quente. Só que a mulher samaritana estava pegando no horário mais quente do dia, muito provavelmente, porque não queria se encontrar com outras pessoas enquanto tirava água. Ela não queria ser alvo de pré-conceito e zombaria.
Esse é o retrato da vida dela: uma mulher samaritana, cheia de relacionamentos frustrados, com uma alma completamente ferida, sem esperança, sem satisfação nenhuma na vida, levando uma vida de solidão, sem ânimo para viver, vivendo apenas um dia após o outro e esperando a morte chegar. E, FOI JUSTAMENTE NESSE CONTEXTO QUE JESUS APARECEU E MUDOU A VIDA DELA. Uma pessoa que era rejeitada pela sociedade, mas que não foi rejeitada pelo Senhor Jesus. COM ISSO, A PRIMEIRA GRANDE LIÇÃO QUE NÓS APRENDEMOS É QUE O SENHOR JESUS ESTÁ DE BRAÇOS ABERTOS PARA TODOS NÓS. Não importa a sua condição de vida hoje, não importa o quão frustrado, magoado, não importa quão destruída está a sua vida ou até mesmo o quão afundado no pecado você esteja hoje, o Senhor Jesus está aqui de braços abertos para mudar você. A Palavra de Deus é muito clara quando diz que Jesus não veio para condenar, pelo contrário, Jesus veio para nos resgatar, Ele veio para buscar e salvar os perdidos, Jesus veio para trazer a reconciliação do homem com Deus: “16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” João 3:16-17. Essa é a primeira grande lição que nós aprendemos aqui nessa passagem.
2) SOMENTE JESUS PODE NOS DAR A VERDADEIRA SATISFAÇÃO
Depois, nós aprendemos com a Mulher Samaritana que somente o Senhor Jesus pode nos dar a verdadeira satisfação: “13 Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; 14 aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.” João 4:13-14 Antes de qualquer coisa, você precisa entender que fome e sede na Bíblia nos fala de satisfação. De maneira que ter a fome ou a sede saciada significa encontrar a satisfação na vida. Então, quando Jesus falou sobre uma Água Viva que iria saciar a sede daquela mulher, Ele não estava falando de saciar a sede dela naturalmente falando, e sim dela encontrar a satisfação que ela tanto procurava.
De que maneira as pessoas no mundo procuram a satisfação? Tem gente que vai para as farras, para as festas, tem que gente que tenta se satisfazer com o álcool, com as drogas, com os esportes, com dinheiro, os mais ricos, tentam se satisfazer fazendo compras e mais compras. DE TUDO QUANTO É JEITO O QUE AS PESSOAS MAIS PROCURAM NO MUNDO É ENCONTRAR A FELICIDADE, A SATISFAÇÃO, AQUELE SENTIMENTO DE REALIZAÇÃO PESSOAL. E o mesmo estava acontecendo com a Mulher Samaritana, só que no caso dela, ela estava tentando encontrar através de casamentos. Ela ainda não tinha entendido que ela não precisava de um marido novo. Ela precisava era de Cristo na vida dela. Ela ainda não tinha consciência de que qualquer outra coisa que ela fizesse na vida, no máximo iria trazer apenas uma satisfação temporária (É como se fosse uma droga que você usa. Você precisa consumir constantemente, porque a sensação de satisfação que ela oferece é passageira, é questão de segundos). Foi por isso que Jesus disse nos versículos 13 e 14: “13 Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; 14 aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.”
Era como se Jesus estivesse dizendo: “Você pode se satisfazer de qualquer maneira no mundo. Só que depois de um tempo você vai ficar insatisfeita de novo. Agora, se você beber da Água Viva que Eu tenho você nunca mais ficará insatisfeita de novo! Em outras palavras, Eu tenho tudo o que você realmente precisa”. Então, nós precisamos ter em mente que as pessoas no mundo não precisam simplesmente de mais dinheiro, de um emprego novo, de um carro novo ou de um relacionamento novo. Mais do que tudo isso, o que elas precisam é de Cristo. Somente Jesus pode transformar a vida delas de uma vez por todas.
O apóstolo Paulo certa vez disse aos Romanos o seguinte: “16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;” Romanos 1:16. Olha só, primeiro, ele disse que não se envergonhava do Evangelho, e depois ele disse o motivo: porque o Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. Quando nós ouvimos essa palavra salvação, a primeira coisa que passa pela nossa cabeça é a salvação do inferno. Todavia, ela tem um significado muito mais amplo do que isso. A palavra grega usada por Paulo aqui é a palavra sozo que significa sim salvação do inferno, mas que significa também, salvação das maldições, salvação do pecado, salvação das angústias, salvação das enfermidades, enfim, salvação de tudo o que você estiver precisando na sua vida. É por isso que Paulo não se envergonhava de pregar o evangelho, porque ele sabia do poder que o evangelho tem, ele sabia do poder e da necessidade que as pessoas tinham de Cristo.
3) A URGÊNCIA DE DEUS
E a terceira lição que nós aprendemos em João 4, é que existe uma urgência no coração de Deus. João 4:35 diz assim: “35 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.” Quando o trigo está pronto para ser colhido ele não fica branco, ele fica um amarelo meio dourado. QUANDO O TRIGO ESTÁ BRANCO É POR QUE ELE NA VERDADE ELE ESTÁ QUASE SE PERDENDO, ESTÁ PASSANDO DA HORA DE SER COLHIDO. Uma outra coisa interessante, é que na região de Samaria as pessoas tinham o costume de usar um turbante branco na cabeça (Até hoje, os poucos samaritanos que existem ainda usam esse turbante branco).
ENTÃO, NA HORA EM QUE JESUS FALOU PARA OS DISCÍPULOS QUE OS CAMPOS ESTAVAM BRANCOS, ELE NÃO ESTAVA SE REFERINDO AOS CAMPOS DE TRIGO; NA VERDADE, ELE ESTAVA FALANDO A RESPEITO DAS PESSOAS. Era como se Ele estivesse dizendo: “Está vendo o porque eu fiz tanta questão de passar pela região de Samaria? Está vendo o porque nós estamos aqui? É porque existem muitas pessoas que já estão passando da hora de serem colhidas! Vocês estão acomodados, achando que ainda tem tempo, achando que ainda faltam 4 meses para a colheita. Pois eu te digo que aqui tem muita gente que precisa de salvação e nós não podemos perder tempo, porque elas já estão se perdendo de vez!”
Jesus não passou pela região de Samaria porque era mais fácil ou por uma questão de logística. Pelo contrário, por causa da rivalidade com os samaritanos, os judeus faziam questão de dar a volta por outros lugares ao invés de passar por Samaria. E agora eu te pergunto: por que Jesus não fez como qualquer judeu? Porque havia uma urgência no coração dEle para que aquelas pessoas fossem salvas. Porque havia uma mulher que precisava beber da água da vida e havia toda uma cidade que precisava também de salvação.
“39 Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito. 40 Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias. 41 Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, 42 e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.” João 4:39-42. Depois que a mulher teve uma experiência com o Senhor Jesus, o que foi que ela fez? A Bíblia diz que ela saiu imediatamente e foi compartilhar com o restante da cidade sobre o que tinha acontecido. E, como resultado do seu próprio testemunho, muitas outras pessoas foram até Jesus, creram nele e também foram salvas.