Quem Está Rugindo?

1) 1Pedro 5:8-10: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.”. O que é batalha espiritual? As pessoas têm conceitos diferentes a respeito da batalha espiritual. POR EXEMPLO: 1) Tem gente que acha que não existe esse negócio de batalha. 2) Tem gente que acha que a batalha espiritual é você sair por aí expulsando demônio das pessoas. 3) Outros pensam que a batalha espiritual está acontecendo agora entre Deus e o diabo (E eles estão medindo forças, é uma queda de braços aonde tem hora que Deus está vencendo e tem hora que o diabo está vencendo… como se fosse possível o diabo medir forças com Deus). MAS A VERDADEIRA BATALHA ACONTECE NA NOSSA CABEÇA. A nossa mente é o verdadeiro campo de batalha. E aqui nessa passagem Pedro fala um pouco sobre essa batalha que acontece na nossa mente. Inclusive se você for ler o versículo 7, qual é o contexto dessa história? Diz assim “lançando sobre ele [Ou seja, sobre o Senhor] toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”. Pedro está falando sobre ansiedade! Onde é que está a ansiedade? Na nossa cabeça! Na nossa mente! Então o alvo do diabo nessa batalha é gerar ansiedade em você, é gerar medo, preocupação, é fazer da sua mente um lugar terrível e doentio. E como é que ele faz isso?

 

2) No versículo 8 Pedro começa dizendo o seguinte: “Sede sóbrios e vigilantes.”. Essa é a primeira orientação que Pedro dá para nós: nós temos que ser sóbrios e vigilantes. O que significa ser sóbrio? Essa palavra sóbrio no original grego é a palavra “nepho” que quer dizer “estar calmo e sereno de espírito; ser moderado, ser controlado”. Sinceramente qual é a nossa reação quando alguma coisa ruim acontece? Qual é a nossa tendência quando nós somos contrariados? É perder a sobriedade, perder a calma, perder a paciência, ficar nervoso… E ISSO É TUDO O QUE O DIABO QUER. Porque ele sabe que quando a gente está nervoso, a gente não consegue enxergar as coisas direito, e acaba tomando decisões ou fazendo coisas que não gostaríamos de ter feito. Quantas vezes você já falou coisas que não gostaria de ter falado só porque estava nervoso? Quantas mensagens você já enviou e depois ficou pensando “Meu Deus do céu por que eu fiz isso”, só porque você não estava sóbrio? Quantas decisões erradas que você tomou e que acabou fechando portas na sua vida porque você estava fora de si? É por isso que Pedro já começa falando “Sede sóbrio! Muita calma nessa hora!”.

 

3) Depois a Bíblia diz que nós também temos que ser vigilantes! O que é ser vigilante? Essa palavra no original é a palavra grega “gregoreuo” que significa “ser cauteloso, ser cuidadoso”. Uma coisa que nós precisamos entender é que a nossa luta não é contra carne e sangue (Ou seja, a nossa luta não é contra pessoas), é contra principados, potestades e forças espirituais do mal (É isso o que está escrito em Efésios 6:12: “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.”). E ser vigilante numa batalha espiritual é você enxergar além; é você conseguir enxergar além daquela pessoa; é você conseguir enxergar além daquela situação; é você conseguir perceber o diabo por detrás de tudo aquilo e entender o que ele está querendo fazer na sua mente! E principalmente não aceitar! Você percebeu que uma seta foi lançada? Rejeita na hora em nome de Jesus! Percebeu que o diabo está usando uma situação para atingir você (Para gerar ansiedade, para gerar medo, para roubar a sua paz)? Não alimente aquilo! Se encha da Palavra do Senhor. Quando nós não somos vigilantes, nós vamos permitindo que a sujeira do diabo entre na nossa cabeça, e quando você menos espera ele já contaminou o seu coração.

 

4) Ainda no versículo 8 de 1Pedro 5 diz assim: “O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;”. O leão quando está cassando ele nunca chega rugindo (Ele nunca chega fazendo barulho). Pelo contrário, ele sempre chega bem de mansinho para atacar de surpresa). E quando ele ruge, na verdade, é porque ele sabe que não vai conseguir e ele só está tentando colocar medo nos outros animais. E ESSA É A MESMA ESTRATÉGIA QUE O DIABO USA PARA COLOCAR MEDO EM NÓS. A Bíblia diz que ele vem rugindo! Ele vem fazendo barulho! E de que maneira ele faz isso? Através de setas, dardos inflamadas, de pensamentos que ele lança na nossa mente!. Ele vem e diz para você que “Você é um fracassado e não vai conseguir!”… que “Você está debaixo de maldição e não de benção”…. que “Você não vai ser curado! Que essa enfermidade vai matar!”… que “você nunca vai conseguir ser livre do vício!”… que “Você nunca vai conseguir realizar o seu sonho, porque você não tem o talento ou a habilidade necessária!”… que “Não tem mais jeito para a sua família. Que você nunca vai ver a sua família servindo ao Senhor”… que “Você não vai conseguir cumprir o seu chamado…”. que “Você nunca vai conseguir se casar”. Tudo isso é o rugido do leão! TUDO ISSO É O DIABO GRITANDO NA SUA CABEÇA PARA TENTAR PARAR VOCÊ! As vezes nós achamos que esses pensamentos são nossos porque o diabo usa a sua voz e fala na primeira pessoa. “Eu não vou fazer! Eu não vou conseguir!”. Só que tudo isso é o diabo rugindo!

 

5) E sabe por que ele faz isso? Porque ele sabe que tem coisas grandes esperando por você logo ali! Porque ele sabe que Deus tem um futuro glorioso para você nesse lugar! E ELE QUER IMPEDIR VOCÊ DE ALCANÇAR ESSE FUTURO! E o que tenho que fazer quando o leão começar a rugir? Seja sóbrio e vigilante. E principalmente decida crer no rugido certo! Mas como assim “Crer no rugido certo?”. A Bíblia diz que Jesus é o Cordeiro e Ele também é o Leão (Ele é o Leão da Tribo de Judá). Lá em Apocalipse no capítulo 5 nos versos 5 e 6 fala assim: “Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos. Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto.”. Olha só o que está acontecendo aqui: os anciãos falaram para João a respeito do Leão da Tribo de Judá, mas quando ele virou para ver, sabe o que ele viu? Ele viu um Cordeiro. E por que isso? Porque Jesus é o Cordeiro e Ele também é o Leão. Ele é o Cordeiro que apascenta as ovelhas (Que cuida das ovelhas) e Ele é o Leão que venceu o inimigo. Então na Bíblia você vai ter os dois leões, os dois rugidos (O rugido de um leão falso – Pedro fez questão de dizer que o diabo é COMO um Leão, ou seja, ele pode até parecer um leão todo forte e poderoso mas ele não é um leão de verdade, é só uma imitação barata. E nós vamos ter o rugido do verdadeiro Leão, o Leão da Tribo de Judá). Nós sempre vamos ter essas duas vozes, e a grande questão é: qual das duas vozes você vai acreditar? Você vai acreditar no rugido que te traz medo, ansiedade, condenação, acusação, que limita você? Ou você vai acreditar no rugido que te liberta, que te restaura, que traz paz no seu coração e que te leva a ir para lugares mais altos?

 

6) No versículo 9 Pedro segue dizendo: “resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.”. Olha só o que Pedro disse para nós bem no comecinho do versículo: que nós temos que resistir firmes na fé. Quando as pessoas estão fazendo um safári, uma das coisas que os guias falam é que elas nunca devem virar as costas para um leão (Você sempre tem ficar de frente para ele e olhar nos olhos dele). E é justamente isso o que nós temos que fazer em relação ao diabo. A BÍBLIA DIZ QUE: a) em relação ao pecado nós temos que correr (nós temos que fugir de toda situação que pode nos levar ao pecado); b) em relação a Deus nós temos que nos sujeitar (Colocar a nossa vida debaixo do controle dEle); c) mas em relação ao diabo nós temos que permanecer firmes porque ele é quem vai fugir de nós. Em Tiago 4:7 está escrito: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”. Deuteronômio 28:7 também diz: “O SENHOR fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, sairão contra ti, mas, por sete caminhos, fugirão da tua presença.”. E de que maneira nós fazemos isso? É jogando sal grosso ao derredor da casa? Enterrando uma Bíblia no quintal? Não. Pedro disse que nós fazemos isso pela fé (Guardando a fé no coração, crendo nas promessas do Senhor, liberando palavras de fé, crendo e confessando a vitória porque ela já foi dada para você). Na verdade, sabe qual é a única maneira do diabo vencer? É se você desistir! Por isso não desista da sua casa, da sua família, do seu casamento, da sua vida profissional, de servir ao Senhor, do meu chamado, do seu ministério! Não importa o que o diabo esteja falando, não importa se o leão está rugindo permaneça firme em nome do Senhor Jesus!

 

7) E por fim, o apóstolo Pedro conclui dizendo “resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.”. Nesses versículos Pedro fala duas coisas bem importantes para nós: a) Primeiro ele diz que todo o povo de Deus espalhado por tudo quanto é lugar do mundo também está sofrendo. O povo de Deus tem sido perseguido em tudo quanto é lugar. O diabo tem rugido para todo mundo. Esse é o papel dele. NÃO TEM COMO IMPEDIRMOS O DIABO DE RUGIR. Só que tem a segunda parte: “Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.” Você tem ouvido o rugido do leão nesses dias? O que é que o diabo tem falado para você? Qual é a seta que ele tem lançado na sua mente? Decida hoje ser sóbrio e vigilante. Decida resistir o inimigo pela fé porque ele vai fugir de você! Decida permanecer firme e rejeitar essas vozes na sua mente (Vozes que trazem medo, vozes que te deixam ansioso, preocupado, triste, desanimado… vozes que querem levar você a desistir) e decida ouvir o rugido do verdadeiro Leão! O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ! Porque Ele é o Deus de TODA graça! É Ele quem vai te aperfeiçoar, firmar, fortificar, fortalecer, fundamentar!