Essa Guerra Não é Sua

As vezes as pessoas pensam que ser cristão é entrar dentro de uma bolha e agora nada de ruim vai acontecer com elas (Ela não vai passar mais por nenhum tipo de dificuldade, de luta). E isso está errado, sabe por que? Porque o próprio Senhor Jesus disse que no mundo nós teríamos aflições. …Nós não somos desse mundo, a nossa pátria é o céu, aqui não é a nossa casa, só que mesmo assim nós ainda vivemos num mundo caído. Ainda assim nós temos essa carne que a Bíblia diz que não habita bem nenhum. Ainda assim tem os demônios, tem o diabo (Que está debaixo dos nossos pés, mas que de vez em quando ele vem dá umas beliscadas). É por isso que nós temos guerras, lutas, confrontos (É problema no trabalho, problema de saúde, problema com dinheiro, luta no casamento, as vezes é dificuldade com os filhos)… ENTÃO, A LUTA FAZ PARTE DA VIDA DE TODO CRENTE. Mas sabe qual que é a grande questão? É entender que nem todas essas guerras são nossas! É entender que nem todas essas batalhas o Senhor nos chamou para lutar!

2Cronicas 20:1-3: “Depois disto, os filhos de Moabe e os filhos de Amom, com alguns dos meunitas, vieram à peleja contra Josafá. Então, vieram alguns que avisaram a Josafá, dizendo: Grande multidão vem contra ti dalém do mar e da Síria; eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá.”. Só para você entender o que está acontecendo aqui, a Bíblia está narrando parte da história de um rei chamado Josafá. E ele foi um rei que focou o Seu reinado em basicamente duas coisas: fortalecer o exército de Israel e fortalecer as práticas religiosas. E aqui nessa passagem nós vemos que ele foi pego de surpresa em uma guerra! A Bíblia diz que do nada uma grande multidão de inimigos se levantou e estava vindo contra ele. E apesar de Josafa ser um rei experiente, apesar dele já ter participado de muitas outras batalhas junto com o pai dele (E inclusive ter vencido muitas delas) no versículo 3 diz que ELE FICOU COM MEDO. …Quantas vezes nós também ficamos assim? Quantas vezes nós também somos pegos de surpresa pelo inimigo (As vezes é o diagnóstico de um médico, as vezes é uma situação no seu trabalho que você não estava esperando, é uma pandemia, é um desemprego…algum problema com a sua família que te pegou de surpresa)…? MAS A PALAVRA PARA VOCÊ É: não precisa ficar com medo, não precisa se preocupar, porque essa batalha não é sua, essa batalha é do Senhor!

Se você continuar lendo a história de Josafa, no versículo 3 diz que ele teve medo de toda aquela situação. Só que depois nós vemos o que foi que ele fez… No verso 4 diz o seguinte: “Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá. Judá se congregou para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá veio gente para buscar ao SENHOR.”. Qual foi a primeira coisa que ele fez para resolver o problema? Ele abandonou todo mundo e fugiu? Ele parou de ir nas reuniões, sumiu da célula? De jeito nenhum. Pelo contrário, a Bíblia diz que ele se congregou para orar, jejuar e pedir socorro ao Senhor. Em outras palavras, sabe o que ele fez? Ele mandou chamar todo mundo para clamar a Deus! Infelizmente tem muita gente que é assim: está passando por lutas e se isola, não quer conversar com ninguém, não quer mais participar das reuniões da igreja… e isso é tudo o que o diabo quer, porque ele sabe que quando você está sozinho você FICA FRACO ESPIRITUALMENTE e se torna UMA PRESA FÁCIL. Antes do diabo destruir você, ele vai te isolar! Agora quando você está congregando junto com os irmãos você é renovado, você é fortalecido, o seu coração se enche de fé, a sua oração ganha mais peso, tem uma unção que é sua quando você está sozinho lá no seu quarto, mas tem uma unção ainda maior quando nós estamos juntos… por isso quando estiver difícil, essa é a hora de se aproximar ainda mais e não de afastar.

Depois nos versículos 5 e 6 continua dizendo assim: “Pôs-se Josafá em pé, na congregação de Judá e de Jerusalém, na Casa do SENHOR, diante do pátio novo, e disse: Ah! SENHOR, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir.”. Olha só o que Josafa fez aqui: primeiro ele chamou todo o povo para jejuar e orar e depois no final do versículo 6 ele disse “Na tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir.” Em outras palavras, o que o rei estava fazendo aqui? Ele estava confessando quem Deus era! Ele começou a declarar aquilo que ele queria ver Deus fazendo na vida dele! E ESSA É UMA CHAVE ESPIRITUAL PARA NÓS! A nossa tendência quando a situação está difícil é reclamar, é murmurar contra Deus, é questionar o Senhor! Mas a gente precisa fazer como Josafa: liberar as palavras certas, liberar a fé, liberar a Palavra de Deus na nossa vida, começar a declarar aquilo que você quer ver e não aquilo que você está vendo. A sua guerra é contra uma enfermidade? Erga a sua voz e declare “O Senhor é o Deus que me sara! Jesus carregou na cruz todas as minhas enfermidades!”. A sua guerra é contra um problema financeiro? Diga que Ele é a sua provisão! Você tem lutado contra a ansiedade e a depressão? Grite bem alto “Ele é a minha paz e a minha alegria! A alegria do Senhor é a minha força!”. O seu problema está no casamento? Fale para todo mundo ouvir “A benção do Senhor está sobre a minha casa, sobre os meus filhos e os filhos dos meus filhos!”. FOI ISSO O QUE JOSAFA FEZ! “Senhor tem uma multidão de inimigos vindo para me matar! Mas sabe de uma coisa? Na tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir.”

Versículo 17: “Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco.”. a) Primeiro o Senhor veio e disse que eles não iriam precisar de lutar, porque essa batalha era dEle. b) O Senhor também disse que eles não precisavam ter medo e nem se assustar. c) E tem uma última coisa que Deus também disse aqui, Ele disse para o povo tomar posição, ficar parado e ver o salvamento! Mas como assim? Ou eu tomo posição ou eu fico parado? O que Deus estava querendo dizer aqui? Ele estava dizendo “Olha, vocês já fizeram tudo o que tinha que ser feito; vocês já oraram, vocês já jejuaram, congregaram, agora a posição que vocês tem que tomar é a posição do DESCANSO! É a posição de você crer que Eu vou fazer na vida de vocês! Pode deixar que o negócio agora é comigo!”

E o resultado de tudo isso que o povo fez  (De se reunir, de jejuar, de orar, de liberar palavras de fé e de se posicionar no descanso) está no versículo 22: “Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados. Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores do monte Seir, para os destruir e exterminar; e, tendo eles dado cabo dos moradores de Seir, ajudaram uns aos outros a destruir-se. Tendo Judá chegado ao alto que olha para o deserto, procurou ver a multidão, e eis que eram corpos mortos, que jaziam em terra, sem nenhum sobrevivente.” Você conseguiu entender o que aconteceu aqui? O Senhor agiu de uma maneira tão poderosa e sobrenatural que os inimigos começaram a brigar entre eles e quando o povo de Deus chegou no lugar só encontrou os corpos. ELES NÃO PRECISARAM DAR UM TIRO SEQUER! NENHUMA BALA! NENHUMA FLECHADA! NADA! NINGUÉM QUEBROU NEM UMA UNHA ALI! Deus fez tudo! ALELUIA!

O Salmo 24:8-10 diz o seguinte: “Quem é o Rei da Glória? O SENHOR, forte e poderoso, o SENHOR, poderoso nas batalhas. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. Quem é esse Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória.”. Olha só o que o salmista está dizendo aqui para nós: no verso 8 ele começa fazendo uma pergunta “Quem é o rei da glória?” E depois ele responde que o Senhor (O nosso Deus forte e poderoso) é o rei da glória; E AINDA DIZ MAIS: diz que Ele é poderoso nas batalhas. …Na Bíblia existem vários nomes de Deus: Ele é o Jeová Rafa (O Deus que cura), Ele é o Jeová Jireh (O Deus da provisão), Ele é o Jeová T’sidkenu (O Deus da justiça), mas aqui nesse Salmo a gente descobre mais um nome de Deus: Ele é o Jeová ts@ba’ah (Que significa que Ele é o Deus da Guerra, Ele é o Deus da Batalha, Ele é o Deus da SUA batalha).

Você não está sozinho. Você tem o Deus da Guerra, o Deus forte e todo poderoso do seu lado e Ele vai lutar por você! Porque essa batalha não é sua, essa batalha é dEle! A Bíblia diz que Ele é por nós então quem será contra nós!? A Bíblia diz que você é a menina dos olhos de Deus (Mexeu com você, mexeu com ele também!). Em 2Cronicas 20:18-19 diz assim: “Então, Josafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém também se prostraram perante o SENHOR e o adoraram. Dispuseram-se os levitas, dos filhos dos coatitas e dos coreítas, para louvarem o SENHOR, Deus de Israel, em voz alta, sobremaneira.”. Sabe quando é que Deus começou a agir no meio daquele povo? Quando eles se prostraram, adoraram e começaram a louvar! Quando nós louvamos e adoramos ao Senhor inimigos são vencidos, batalhas são vencidas! Situações que você não fazia ideia de como resolver, Deus vai resolver e você não vai precisar fazer nada!