Êxodo 3:7-10 “Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu,
Só que aconteceu algo bem interessante no meio do
Em primeiro lugar, cruzar o rio significa não se contentar com o bom quando Deus tem o melhor para você. O versículo 1 diz o seguinte “Os filhos de Rúben e os filhos de Gade tinham gado em muitíssima quantidade; e viram a terra de Jazer e a terra de Gileade, e eis que o lugar era lugar de gado.”. Sinceramente, se fosse você numa situação dessa, o que é que você faria? Você é um criador de gados e de repente está diante de uma terra que é perfeita para a criação de gados, o que você faria? Muito provavelmente você permaneceria lá também, porque é um lugar bom para você. É um lugar que vai te trazer lucro. É um lugar que vai ser possível você multiplicar o seu rebanho. A grande questão é que Deus tinha algo ainda melhor para eles do outro lado do rio. Do outro lado do rio era uma terra que manava leite e mel; do outro lado do rio havia fertilidade, havia abundância; do outro lado do rio era a herança que Deus tinha para o Seu povo. Para vocês terem uma ideia, todas as grandes vitórias que o povo teve foi do outro lado. Todo grande mover de Deus aconteceu do outro lado.
E É POR ISSO QUE EU DIGO PARA VOCÊ: não fique do lado de cá do rio; cruze o Jordão; não se contente com aquilo que Deus não tem para a sua vida. a) As vezes nós nos conformamos com um casamento mais ou menos quando Deus tem um casamento abençoado, cheio de amor, de paixão, de honra, de alegria, de aliança para nos dar. b) Às vezes nos conformamos com aquele trabalho de $20, $25 a hora quando o Senhor tem uma companhia para colocar nas nossas mãos; c) Às vezes nos acostumamos a viver debaixo de enfermidade quando Deus tem a cura e a saúde para nós. d) As vezes nos acostumamos com uma vida cristã mais ou menos, que não é quente nem fria, quando Jesus tem uma vida poderosa e cheia do fogo para nos dar. e) Você que é líder não se contente com a infertilidade porque Deus tem a multiplicação na sua vida, na sua célula… O ser humano é assim, ele se acostuma com tudo. Mas nós não podemos nos acostumar com o ruim ou com o bom, porque Deus tem o melhor para nós.
E sinceramente, por que as pessoas se contentam com o ruim ou com o mais ou menos? Porque muitas vezes elas perdem a esperança! Porque na nossa cabeça já não tem mais nada para Deus fazer ali; “já deu o que tinha que dar”; “Daquela pedra não sai mais leite”; “Deus não pode fazer melhor do que dar uma terra cheia de pasto para mim que sou criador de gado”... mas sabe o que a Bíblia diz para nós? Lá em Romanos 15:13 está escrito assim: “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.”. O que Paulo está dizendo para nós aqui? Que o nosso Deus é o Deus da esperança e Ele quer que nós sejamos ricos de esperança! O que significa ser alguém rico? É alguém que tem pouco ou muito? É alguém que tem muito (E É ISSO O QUE DEUS QUER: QUE VOCÊ TENHA MUITA ESPERANÇA! MUITA EXPECTATIVA NELE!)! Como é que está a SUA expectativa? Como é que está a SUA esperança em Deus? Você tem esperado por coisas ainda melhores, por dias ainda melhores ou você tem se conformado com os dias que você tem vivido?
Em segundo lugar, cruzar o rio significa deixar de andar por aquilo que você está vendo e passar a andar pela Palavra de Deus. No final do versículo 1 de Números 32 diz assim: “Os filhos de Rúben e os filhos de Gade tinham gado em muitíssima quantidade; e VIRAM a terra de Jazer e a terra de Gileade, e eis que o lugar era lugar de gado.“. Todo mundo conhece a história de Abraão e Ló? O que a Bíblia fala a respeito deles? Deus havia dado uma direção para Abraão sair da terra dele, deixar a parentela para trás e ir para uma terra que Ele ainda ia mostrar. Todavia, Ló, que era sobrinho de Abraão, decidiu ir junto com ele. ATÉ AÍ TUDO BEM. Só que se você continuar lendo a história, você vai ver que eles estavam habitando juntos na mesma terra, quando de repente Abraão chegou em Ló e disse: “Olha Ló, você é o meu sobrinho, eu gosto demais de você. Só que a terra já não suporta mais nós dois juntos. Nós temos muitos rebanhos e já não dá mais para vivermos no mesmo lugar. Escolhe para onde você quer ir. Se você for para a direita, eu vou para a esquerda. Se você for para a esquerda eu vou para a direita.”. Foi isso o que Abraão disse.
E o que foi Ló fez? Ele foi buscar uma direção de Deus? Ele foi orar e perguntar a Deus para onde ele deveria ir? Não foi. A Bíblia diz que ele ergueu os olhos e começou a observar a terra. De um lado ele viu uma terra seca, um deserto (NÃO TINHA NADA LÁ); e do outro lado ele viu as campinas do Jordão. Um lugar verde, cheio de alimento para o seu rebanho, com uma cidade bonita, toda edificada. E advinha para onde ele decidiu ir? Para o lugar mais bonito é claro. E o final da história você já sabe. Ele foi parar na cidade de Sodoma. Um lugar tão infernal que Deus teve que destruir. E ele só foi salvo porque Abraão intercedeu por ele. POR ISSO, ENTENDA ALGO: nós não devemos andar por aquilo que nós estamos vendo (Pelo que achamos que é bom, ou pelo óbvio); nós devemos andar sempre debaixo de uma Palavra de Deus. E esse foi justamente o problema que as duas tribos e meia tiveram: eles tomaram uma decisão com base naquilo que eles estavam vendo “Nossa, esse lugar é bom demais! Tem bastante comida para o nosso gado! Esse lugar tem tudo a ver com aquilo que eu faço! Vamos ficar por aqui mesmo!”. E o resultado foi que eles não entraram na Terra Prometida.
E em terceiro lugar, cruzar o rio significa vencer o medo. Conta-se que havia um rato que vivia desesperado com medo de gatos (E a vida dele não tinha sossego); até que um belo dia ele encontrou um gênio e o gênio perguntou para ele “Escuta, como está a sua vida?”. E o rato respondeu “A minha vida não está muito boa! Eu não tenho sossego! Eu consigo fazer nada porque eu tenho muito medo de gatos!”. E o gênio, querendo ajudar, falou “Então, eu vou resolver o seu problema! Eu vou te transformar num gato!”. Depois de algum tempo, o rato (Que já tinha virado um gato) se encontrou novamente com o gênio e o gênio perguntou “E agora, como é que está a sua vida? Ficou livre do medo?”. E o gato disse “Fiquei nada, rapaz! Porque agora eu descobri que eu tenho medo de cachorro!”. E o gênio, querendo ajudar, transformou o gato em um cachorro. Depois de mais um tempo, o cachorro viu o gênio de novo e pediu a ajuda dele “Olha, será que tem como você me transformar num tigre? Porque depois que eu virei cachorro eu descobri que eu morro de medo de tigres!”. E o gênio foi lá e transformou o cachorro em tigre. Passados mais alguns dias, o tigre vê o gênio e o gênio pergunta “E agora como está a sua vida?”, e o tigre responde “Está difícil demais! Eu descobri que eu tenho medo dos caçadores!”. E no final das contas o gênio transforma o tigre novamente num rato e diz “Olha, não adianta nada eu ficar transformando você. Porque você é um tigre, mas permanece com a mentalidade de um rato!”. Sabe por que eu estou dizendo isso para você? Porque o medo impede você de chegar do outro lado do Jordão! O medo impede você de desfrutar do melhor de Deus, da vida abundante que Ele tem para você!
E foi exatamente isso o que aconteceu com a as tribos de Ruben, de Gade e meia tribo de Manassés. Depois que eles pediram a Moisés para ficar do lado de cá do Jordão, a partir do verso 6, Moisés disse o seguinte: “Irão vossos irmãos à guerra, e ficareis vós aqui? Por que, pois, desanimais o coração dos filhos de Israel, para que não passem à terra que o SENHOR lhes deu? Assim fizeram vossos pais, quando os enviei de Cades-Barnéia a ver esta terra. Chegando eles até ao vale de Escol e vendo a terra, descorajaram o coração dos filhos de Israel, para que não viessem à terra que o SENHOR lhes tinha dado.” O que Moisés disse aqui? Que eles estavam desanimando e desencorajando o povo a passar por outro lado do Jordão do mesmo jeito que os pais deles fizeram anos antes.
Você lembra da história? Quando Moisés chegou na fronteira de Canaã pela primeira vez, a Bíblia diz que ele enviou 12 espias para sondar a terra. E depois de 40 dias eles voltaram trazendo o relatório. Todos eles concordaram que a terra era muito boa, que a terra era extremamente fértil, que era tudo aquilo mesmo que Deus tinha falado para eles; só que 10 desses espias começaram a falar mal da terra dizendo que os moradores daquele lugar eram gigantes, as cidades eram fortificadas e que eles não iriam conseguir vencer, que eles seriam devorados como se fossem gafanhotos. Qual foi o problema desse povo (O que impediu o povo de atravessar o rio)? Foi o medo; eles estavam com medo dos gigantes (E Moisés vem e diz que a tribo de Ruben, Gade e a meia tribo de Manassés estavam fazendo a mesma coisa que os pais deles fizeram 38 anos antes. Eles eram livres, mas mentalidade deles era a de um povo medroso que ainda vivia escravo no Egito! A aparência deles era como de um tigre, só que o coração era como o coração de um rato)! E por causa do medo eles não passaram o Jordão! Eles ficaram do lado de cá do rio.
ENTÃO, PERCEBA QUE NÃO ERA SÓ UMA QUESTÃO DE SER UMA TERRA BOA PARA CRIAR GADO; ERA UMA QUESTÃO DE MEDO! Eles estavam com medo dos desafios do outro lado; com medo do novo de Deus; com medo de sair da zona de conforto deles “Afinal de contas, para que ir para um lugar desconhecido se aqui já dá para viver? Mais vale um passarinho na mão do que dois voando?”. Já ouviu isso? Isso é conversa de medroso! Tem muita gente por aí que poderia ter os 100 passarinhos na mão e não tem por causa do medo!
Eu não sei o que é que tem paralisado você, o que tem impedido você de avançar, se o medo tem tomado conta do seu coração e tem dominado a sua vida… MAS EU SEI DE UMA COISA: o rio de Deus está passando aqui e toda cadeia espiritual vai ser quebrada em nome de Jesus! E você vai chegar do outro lado do rio! O seu coração vai ser cheio de grandes expectativas em Deus (E você vai viver o melhor do Senhor. Não apenas o mais ou menos, vai ser o melhor), a sua visão vai ser alargada (Você vai ver com os olhos do Senhor, você vai enxergar longe), e o seu coração vai ser transformado no coração de um tigre!
