Boas Expectativas

O mundo diz que se você tiver expectativas você vai ser frustrado; se você não tem expectativa nenhuma qualquer coisa que acontecer já vai ser lucro. Mas sabe por que eles dizem isso? Porque eles colocam as suas expectativas no lugar errado ou na pessoa errada. Eles colocam expectativas em homens, em líderes, em pastores, na igreja, no marido, na esposa, no chefe… E NÃO TEM JEITO: mais cedo ou mais tarde ele vai se frustrar mesmo. Agora quando nós colocamos a expectativa certa, na pessoa certa que é Jesus, não tem jeito, nós jamais seremos decepcionados. E sabe qual é a garantia disso? É o que está escrito em 2Timoteo 2:13 que diz que: “se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.”. É por isso que nós podemos ter expectativas boas no Senhor e em tudo aquilo que Ele prometeu, porque Ele é fiel a Sua Palavra. Tudo aquilo que Ele disse, Ele vai cumprir. Porque a fidelidade faz parte do caráter de Deus.

Sinceramente o que você espera da vida? Você espera ter saúde para poder trabalhar, é ou não é? Você espera prosperar nesse país e ser bem sucedido. Você espera ter condições de pagar as contas no final do mês. Você que é pai ou mãe espera que os seus filhos tenham um futuro abençoado. Que se casem com uma pessoa de Deus. E é exatamente isso o que nós temos que ter, expectativas, esperança para o futuro. PORQUE O NOSSO DEUS É O DEUS DA ESPERANÇA E ELE DESEJA QUE VOCÊ SEJA RICO EM ESPERANÇA. E sabe o que é o melhor nisso tudo? É o que está escrito lá em Isaías 64:4 que diz assim: “4 Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.”. Olha só o que a Palavra do Senhor está dizendo aqui para nós: que Deus trabalha em favor de alguém. E de quem? Daqueles que esperam nEle. Você quer que Deus trabalhe em seu favor? Então, aprenda a esperar nEle.

A Palavra do Senhor conta a história de uma mulher chamada Raquel. Raquel era esposa de Jacó. E, a maneira como eles se conheceram foi bem interessante. A Bíblia faz questão de mencionar que ela era uma mulher muito formosa e na primeira vez que Jacó a viu ele ficou apaixonado. Só que em Gênesis 30:22-24 diz assim: “22 Lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a fez fecunda. 23 Ela concebeu, deu à luz um filho e disse: Deus me tirou o meu vexame. 24 E lhe chamou José, dizendo: Dê-me o SENHOR ainda outro filho.”. AQUI NÓS ENCONTRAMOS UM DETALHE IMPORTANTE SOBRE A VIDA DE RAQUEL. Apesar dela ser muito formosa e amada, ela tinha um problema, ela era estéril. Foram anos tentando ter filhos e nada. Até que no versículo 22, a Bíblia diz que Deus se lembrou dela. No versículo 23, Raquel dá a luz a um filho e sabe qual é o nome desse filho? José. …Você sabe, na Bíblia os nomes possuem significados e José pode significar duas coisas: “Adquirido do Senhor” ou “Que o Senhor adicione mais um”. INCLUSIVE NO VERSO 24 ESTÁ ESCRITO “24 E lhe chamou José, dizendo: Dê-me o SENHOR ainda outro filho.”. Você percebe o que está acontecendo aqui? Na cabeça de Raquel era o seguinte: se Deus já operou o milagre de me dar um filho uma vez, por que Ele não pode me dar mais um? “Então, Senhor, eu quero mais um”. E, o resultado é que Raquel teve mais um filho chamado de Benjamim, simplesmente porque ela ousou crer, porque ela ousou ter boas expectativas no Senhor.

Muitas vezes nós não temos mais não é porque Deus não quer dar mais, é porque nós não esperamos por mais. Eu fico imaginando o Senhor olhando para nós e falando: “O que vocês querem? Eu sou o seu Pai. O que você espera de mim?”. E essa é a resposta que nós temos que dar “O que nós esperamos do Senhor?”. Porque infelizmente muitas vezes as nossas expectativas não são boas. Lá em Gênesis 3:7 nós temos um exemplo disso: “Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si. Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.”. A Bíblia diz que Adão e Eva comeram do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (Que Deus havia dito para não comer), os seus olhos foram abertos e de repente o Senhor chega no jardim do Éden atrás deles e eles se esconderam. Deus sabia onde é que eles estavam, sim ou não? É claro que sabia! Deus sabia que eles tinham comido do fruto, sabia ou não sabia? É claro que sabia.

Mas por que Ele fez questão de chamar por Adão e perguntar onde eles estavam? Porque o Senhor na verdade estava dando uma oportunidade para eles; o nosso Deus é um Deus de novas oportunidades; de novos começos. Deus esperava que Adão confessasse o que tinha feito e se arrependesse. Por isso Ele perguntou onde Adão estava. Mas o que foi que Adão fez? Ele se escondeu. E por que ele se escondeu? Porque ele estava com uma expectativa ruim. Na cabeça dele Deus ia fazer alguma coisa muito terrível com eles. E inclusive no versículo 10 diz que ele teve medo de Deus. O que você tem esperado do Senhor? Você tem sido como Adão? Toda vez que você peca você fica esperando o castigo, a condenação, a mão pesar sobre você? Você fica pensando “Ah, agora Deus vai tirar o meu carro, o meu dinheiro…”? Ou você é alguém que tem confiado na graça e esperado por misericórdia mesmo quando você faz alguma coisa de errado? Jeremias 29:11 diz: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal [Que tipo de pensamento Deus ao nosso respeito? Pensamentos de paz! Então por que você vive esperando coisas ruins? Vive esperando o problema acontecer? Tem gente que é assim, casa já pensando “Ah se não der certo a gente separa!”. Ou seja, já começa com esperando coisas ruins. Mas, em nome de Jesus, pare de achar que Deus é mau! Porque Ele tem pensamentos bons ao nosso respeito…], para vos dar o fim que desejais”. E é por isso que nós podemos esperar por coisas boas.

Em Mateus 25:24 diz o seguinte: “Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.” Nesse texto Jesus está contando a parábola dos talentos. E a Bíblia diz que um senhor foi viajar e resolveu dar 5 talentos pra um servo, 2 talentos para outro servo e 1 talento para um outro servo. Você acha que esse Senhor era bom ou mau? Para dar talentos para servos é claro que ele era bom! ENTÃO, GUARDA ISSO NA SUA CABEÇA: o senhor era bom! Daí a história continua dizendo que os servos que receberam 5 e 2 talentos, Jesus disse que eles multiplicaram o talento. Só que o servo que recebeu 1 talento não multiplicou. E quando o senhor veio para prestar contas o que foi que ele disse? Nos versos 24 e 25 diz “Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.” Em outras palavras, por que o servo não multiplicou? Porque ele tinha uma expectativa ruim do seu senhor. Ele não conhecia o seu senhor de verdade, achava que ele era mau. Por isso ele não multiplicou. E O MAIS INTERESSANTE DE TUDO É QUE O SENHOR TRATOU AQUELE SERVO DE ACORDO COM A EXPECTATIVA DELE “Uai, se você acha que eu sou mau e ceifo aonde não planto, me dá aqui o que eu te dei!”. Por isso, entenda uma coisa: você quer crescer e multiplicar? Conheça o Deus que você serve! Conheça a bondade dEle! Espere coisas boas dEle porque Ele vai te tratar de acordo com as suas expectativas. E EU VOU TE DIZER MAIS: Deus vai exceder as suas expectativas! Lembra da história do filho pródigo? Ele voltou para casa esperando só ter um pão para comer. E o que pai fez? “Que pão coisa nenhuma! Traz uma roupa nova, coloca sandálias nos pés dele, coloca esse anel no dedo e mata logo um novilho cevado!”. O pai excedeu as expectativas do filho! E é isso o que faz com você: Ele supera as suas expectativas!

Isaías 45:3: “dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.”. Há um tempo atrás um xeique árabe fez uma festa de aniversário para o filho dele de 5 anos. E nessa festa ele resolveu dar a chave de um Porsche para todas as crianças que estavam participando da festa. Quando a gente faz festa de aniversário, nós damos aqueles saquinhos surpresa com pirulitos, com brinquedinhos de 1 dólar; nesse aniversário, cada criança ganhou a chave de um Porsche. Agora, imagina se você tivesse lá, o que você pensaria? “Meu Deus do céu o xeique vai sortear um Porsche no final da festa! TOP DEMAIS!”. É ou não é? …Mas, sabe o que aconteceu? Na verdade, no final ele não sorteou o Porsche, ele DEU um Porsche para cada criança. E daí alguém levantou e disse “Ah, mas por que dá um Porsche, um carro tão caro desse para crianças de 5 anos de idade?”. E sabe o que o xeique respondeu? “Porque o presente não representa quem está recebendo, o presente representa quem está dando! Eu sou um xeique e esse Porsche representa quem eu sou! É para todo mundo saber quem eu sou!”. Você conseguiu pegar o raciocínio aqui? O presente representa QUEM está dando! O presente fala das condições da pessoa que está dando e não de quem está recebendo! E, sabe por que o Senhor quer te dar esses tesouros escondidos e as riquezas encobertas que Isaías está dizendo? Porque esse tesouro representa quem Ele é! Representa a grandeza de Deus! Para que todo mundo saiba quem é o Deus que você serve! POR ISSO, NÃO ESPERE POR COISAS PEQUENAS DE DEUS, ESPERE POR COISAS GRANDES, PORQUE ELE É GRANDE, E ELE QUER GLORIFICAR O NOME DELE NA SUA VIDA! Ele quer que as pessoas olhem para você e vejam a grandeza dEle na sua vida!

O que você tem esperado dEle? O que você espera do Senhor nesse país? O que você espera do Senhor para os próximos anos da sua vida? Você crê que Deus pode mudar uma lei hoje? Você crê que Deus pode mudar o ambiente familiar? Você crê que agora mesmo Deus está cuidando dos seus filhos? Tudo é mediante o que você crê! Que o nosso coração seja tomado de fé e de esperança. Que todos os dias nós possamos nos levantar esperando coisas boas do Senhor. Hoje Deus tem coisas boas para você, mas amanhã Ele tem mais. Tenha boas expectativas!