Fatos x Verdade

Existe uma grande diferença entre fato e verdade. Fatos são coisas que nós estamos vendo com os nossos olhos naturais e verdade é aquilo que a Palavra de Deus diz. E A GRANDE QUESTÃO É QUE NEM SEMPRE OS FATOS ESTÃO DE ACORDO COM ESSA VERDADE. Por exemplo: a) É fato que existem doenças que são incuráveis, mas a verdade é que Jesus cura toda e qualquer enfermidade. b) É fato que a vida nesse país não é fácil. É muito trabalho. É muita pressão. É muita gente desejando a nossa derrota. Mas a verdade é que nós somos prósperos, bem sucedidos e abençoados em Cristo Jesus. c) É fato que existe uma dificuldade muito grande de se obter documento nos Estados Unidos. Mas a verdade é que Cristo é o Senhor das nações. E a nossa vida não está nas mãos de um presidente, a nossa vida está nas mãos de Deus. Então, nem sempre os fatos vão estar de acordo com a verdade da Palavra do Senhor; e é por isso que nós precisamos tomar uma decisão na nossa vida: de que maneira nós iremos caminhar? Pelos fatos ou pela verdade?

(Gênesis 1:1-9;24-28) Nessa passagem nós encontramos o momento em que Deus criou todas as coisas. E NÓS TEMOS AQUI ALGUNS PRINCÍPIOS IMPORTANTES: a) O primeiro deles é que tudo foi criado de acordo com a sua própria espécie (As árvores, os animais, as plantas) mas em relação ao homem nós fomos criados a espécie (Ou seja a imagem) do próprio Deus. Tudo isso porque o Senhor deseja se relacionar com você. Na semana passada nós falamos sobre as faces da Igreja. E NÓS VIMOS VÁRIAS CARACTERÍSTICAS DA IGREJA: Igreja é formada por pessoas que se uniram a Cristo pela fé; Igreja é formada por pessoas que tiveram uma experiência com o Senhor; Igreja é a família de Deus; é o Corpo de Cristo; e nós vimos também que a Igreja é a noiva do Cordeiro. A Bíblia diz lá em Efésios 5 que assim como Cristo amou a Igreja nós devemos amar a nossa esposa e assim como a Igreja é submissa a Cristo, a esposa deve ser submissa ao seu marido. O que isso significa? Paulo usa a ilustração do marido e da esposa para mostrar que Deus deseja ter um relacionamento de intimidade comigo e com você. Não existe intimidade maior do que o relacionamento entre marido e mulher. Por isso nós fomos criados a imagem e semelhança do Senhor. Para nos relacionar com intimidade com Ele.

b) Um outro princípio de Gênesis 1 é que nós fomos criados para sermos abençoados. Essa na verdade foi a primeira coisa que Deus fez. Em Gênesis 1:28 diz que Ele abençoou o homem e disse “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.”. Esse versículo quebra um conceito errado que muitas pessoas têm. NA CABEÇA DE ALGUNS PRIMEIRO ELES PRECISAM FAZER ALGUMA COISA PARA DEUS, PARA DEPOIS SEREM ABENÇOADOS. Só que aqui nós percebemos que mesmo sem fazer absolutamente nada o homem foi abençoado pelo Senhor. Deus não esperou um tempo para abençoar Adão e Eva para ver o que eles iriam fazer. Pelo contrário, logo que eles foram criados eles já foram abençoados. E isso vale para você também. Você não vai ser abençoado por Deus. Você já é abençoado por Deus.

c) E um último princípio aqui em Gênesis 1 fala a respeito da maneira de Deus fazer as coisas: tudo o que Ele faz, Ele faz pelo Espírito e pela Palavra. A Bíblia diz no versículo 2 que o Espírito pairava por sobre as águas e depois a Palavra do Senhor veio. Em vários lugares nós encontramos a expressão “e disse Deus”. Então o Espírito já estava pairando (Movendo) e o Senhor apenas liberou a Palavra. Agora nessas palavras do Senhor, nós percebemos uma outra coisa bem interessante: Deus não falou aquilo que Ele estava vendo, Deus falou aquilo que Ele queria ver.  No verso 1 diz que Deus criou os céus e a terra e no verso 2 diz que a terra estava sem forma e vazia. Presta atenção nessa palavra, a Bíblia diz que a terra ESTAVA sem forma e não que ela ERA sem forma. ISSO SIGNIFICA QUE EM ALGUM MOMENTO DA HISTÓRIA A TERRA TINHA SIM FORMA E NÃO ERA VAZIA. Alguns estudiosos acreditam que entre o versículo 1 e o versículo 2 de Gênesis passaram-se muitos e muitos anos. Eles dizem que a terra já existia, porque Deus havia criado no versículo 1; mas que no verso 2 ela se tornou sem forma e vazia por conta da queda de Satanás (Daí entra por exemplo a teoria de que não foi um meteoro que caiu na terra e matou os dinossauros e sim Satanás). NÃO TEM COMO TER CERTEZA DISSO. SÃO APENAS TEORIAS, MAS UMA COISA NÓS PODEMOS AFIRMAR: o que Deus estava vendo naquele momento era uma terra sem forma e vazia. Isso é fato. Só que depois Ele começou a liberar a palavra. Ele viu que não havia luz mas Ele disse “Haja luz” e qual foi o resultado? Houve luz. Ele viu que não havia separação entre as águas de baixo das águas de cima então Ele falou “Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas”. E qual foi o resultado? Houve separação entre as águas debaixo e as águas de cima do firmamento. Ele viu que não havia plantas sobre a terra e Ele disse “Produza a terra relva, ervas que deem semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra”. E o resultado é que as plantas foram criadas. Você consegue perceber? O Senhor não falou o que estava vendo mas aquilo que Ele queria ver. O fato é que naquele momento a terra estava sem forma e vazia. Mas a verdade é que o Senhor queria ver tudo aquilo se tornando em vida. Tudo foi criado dessa forma.  A mesma coisa acontece em relação a nós. As vezes nós olhamos para um lado e só vemos escuridão (Problemas e mais problemas), olhamos para o outro lado e vemos uma vida sem forma e vazia (Que parece não ter futuro nenhum). Mas ao invés de abrir a sua boca para falar sobre os fatos que você está vendo, abra a sua boca para declarar aquilo que você deseja ver. E você vai ver em nome de Jesus as coisas tomando forma, as coisas mudando diante de você.

(Atos 4:1-4) Você consegue imaginar a situação que os primeiros cristãos estavam passando aqui no livro de Atos? Na verdade eles estavam enfrentando uma série de dificuldades: a) Eles não tinham mais a figura natural de Jesus ali com eles. O Senhor já tinha ressuscitado e ascendido aos céus. b) O povo estava diante do desafio de começar a Igreja do Senhor, algo que até então não existia. Ou seja, eles não tinham nenhum modelo de sucesso para eles copiarem. c) A vida desse povo tinha virado de cabeça para baixo porque eles descobriram que tudo o que eles estavam vivendo a vida inteira era errado, era pura religião e Deus não se agradava daquilo. d) Naquela época a Igreja era formada basicamente por escravos e pessoas pobres. Isso significa que eles não tinham recursos financeiros para investir na obra. e) Isso sem falar das perseguições e do risco de serem presos e mortos. Inclusive os versos 1 ao 3 de Atos 4 diz “Falavam eles ainda ao povo quando sobrevieram os sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus, ressentidos por ensinarem eles o povo e anunciarem, em Jesus, a ressurreição dentre os mortos; e os prenderam, recolhendo-os ao cárcere até ao dia seguinte, pois já era tarde.”. O que aconteceu com eles aqui? Pedro e João foram presos porque estavam pregando o Evangelho.

Então, o fato é que era praticamente impossível esses cristãos conseguirem edificar qualquer coisa num ambiente tão hostil. O fato é que não tinha jeito da igreja crescer. Mas sabe o que aconteceu? A verdade da palavra de Deus prevaleceu. E o Senhor havia dito que eles seriam testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda Judéia, Samaria e até os confins da terra. Mesmo com todas essas dificuldades a igreja passou de 100 pessoas num dia, para 3000, depois 5000 e eles viveram o maior avivamento da história. Em Atos 4:4 diz: “Muitos, porém, dos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o número de homens a quase cinco mil.” As vezes lemos histórias das igrejas perseguidas na China, na Coréia do Norte, no Oriente Médio e pensamos o tanto que a verdade de Deus é mais poderosa. Porque eles são ameaçados de morte constantemente, se uma pessoa se converter ao cristianismo a própria família mata ou expulsa de casa, a sociedade não emprega cristãos (Ou seja, eles passam fome), o governo leva cristãos para campos de concentração para trabalhos forçados pelo resto da vida e são lugares que mesmo assim o Reino de Deus tem crescido poderosamente. O fato é que tinha tudo para dar errado. Mas a verdade é que o Senhor vai expandir o Seu reino sobre a terra.

É claro que não com as mesmas dificuldades, mas aqui nos EUA nós também temos os nossos desafios para o crescimento da Igreja: são pessoas lá fora que não querem saber de Deus, pessoas que não tem tempo para nada, pessoas que não querem compromisso com nada, porque só querem ganhar dinheiro, pessoas com um coração duro demais, recursos financeiros que estão escassos, são leis e mais leis que nos amarram e nos limitam. TUDO ISSO É FATO. Mas a verdade é que nós seremos uma grande igreja nessa nação para honra e glória do Senhor Jesus. Nós seremos uma igreja que tem expressão na cidade. Nós seremos usados pelo Senhor de maneira poderosa para conquistar essa geração para Cristo.

Um outro exemplo prático disso foi Davi (1Samuel 17:24-27;31-33). Nesse texto está escrito a história do dia em que Davi enfrentou Golias. Quais eram os fatos dessa história? a) Em primeiro lugar, Davi não era o rei e aquele desafio deveria ser enfrentado pelo rei. Hoje em dia as coisas são muito diferentes de antigamente. Hoje em dia quando se tem uma guerra o que o líder do país faz? Ele se esconde nos lugares mais seguros e deixa os soldados irem lutar. Só que na época de Davi o rei tinha que ser o primeiro na batalha. Ele deveria ir na frente dando o exemplo e motivando o seu exército. O que não aconteceu com Saul. b) Um outro fato é que Davi não tinha qualquer tipo de treinamento militar. Ele até menciona que conseguiu vencer um leão e um urso enquanto cuidava das suas ovelhas. Todavia, ele não tinha habilidade nenhuma nesse tipo de combate. Ele não sabia nem como usar as armas. c) Depois nós percebemos que as armas de Golias eram infinitamente superiores a de Davi. Olha só o que está escrito nos versículos 5 a 7: “Trazia na cabeça um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas cujo peso era de cinco mil siclos de bronze. Trazia caneleiras de bronze nas pernas e um dardo de bronze entre os ombros. A haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta da sua lança, de seiscentos siclos de ferro; e diante dele ia o escudeiro”. Golias tinha capacete de bronze, couraça, caneleiras e uma lança. E o que é que Davi tinha? Uma funda (Que era uma espécie de estilingue) e meia dúzia de pedra nas mãos. d) Um outro fato relevante é que Davi nunca tinha sido soldado na vida e a Bíblia diz que Golias era guerreiro desde a sua juventude, era um herói de guerra para os filisteus. Ou seja, ele tinha muita experiência no que estava fazendo. e) Fisicamente falando Davi era apenas um jovem e Golias um homem com quase três metros de altura. Ele colocava tanto medo no povo que o rei Saul ofereceu um prêmio para quem vencesse Golias (Ele ofereceu isenção de impostos, riquezas e a sua própria filha como esposa) e mesmo assim ninguém se candidatou.

Diante de todos esses fatos qual é a conclusão que nós chegamos? Que Davi não tinha condições naturais nenhuma de vencer Golias. ESSE ERA O FATO. Mas qual é a verdade nessa história? Que Davi servia ao Deus dos Exércitos. ELE DISSE ASSIM A PARTIR DO VERSÍCULO 45: “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo, o SENHOR te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Saberá toda esta multidão que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos.”. Em outras palavras o que Davi estava fazendo aqui era olhar para a verdade ao invés de ficar preso aos fatos. E o resultado todos nós conhecemos: Davi derrotou Golias. A verdade prevaleceu sob os fatos. Muitas vezes os gigantes se levantam diante de nós no trabalho, em casa, na célula, no ministério, muitas vezes Satanás começa a nos mostrar as dificuldades e problemas, coisas que são fatos e nós ficamos desesperados. Mas foque a sua visão naquilo que é verdade. E a verdade nessa história toda é que você serve a um Deus maior do que qualquer gigante e é Ele quem luta por você.

A Palavra de Deus está repleta de pessoas que escolheram caminhar pela verdade e não pelos fatos: era fato que Abraão e Sara não podiam ter filhos (Mas a verdade é que Deus iria fazer deles uma grande nação); era fato que José estava com uma vida toda destruída (Mas a verdade é que Deus iria fazer dele um grande líder no Egito); era fato que os discípulos de Jesus eram iletrados, pessoas incapazes, mal vistas pela sociedade (Mas a verdade é que Deus fez deles grandes apóstolos e nós estamos aqui hoje por causa do trabalho deles); era fato que ninguém queria saber do cego Bartimeu (Mas a verdade é que Jesus se importava sim com ele a ponto de parar a Sua caminhada em direção a crucificação para transformar a vida dele); era fato que a mulher hemorrágica tinha doença incurável, os médicos não conseguiram resolver (Mas a verdade é que Jesus cura); era fato que Lázaro estava morto havia quatro dias (Mas a verdade é que Jesus ressuscita). Esse é um princípio muito simples, mas que tem o poder de mudar completamente a nossa vida. Porque você deixa de viver por aquilo que você vê e passa a viver por aquilo que a Palavra de Deus diz. Todos os dias nós somos confrontadas com os fatos, com a realidade. E todos os dias nós somos desafiados a decidir de que maneira nós iremos viver, pelos fatos ou pela verdade do Senhor. Que você sempre decida viver pela verdade. Viva pela verdade mesmo que tudo ao seu redor mostre o contrário.