Compreendendo a Edificação (Efésios 4:11-15)

Na Palavra de Deus nós encontramos vários tipos de dons espirituais que o Senhor pode nos dar. Por exemplo, nós temos: o dom de cura, o dom de milagres, palavra de conhecimento, sabedoria, discernimento de espíritos. SÃO MUITOS DONS DIFERENTES. E nessa passagem o apóstolo Paulo fala a respeito de cinco dons que nós chamamos de dons ministeriais. Ele fala sobre: o apóstolo, o evangelista, o mestre, o pastor e o profeta. E aqui nós precisamos entender algumas coisas que são fundamentais para nós como Igreja: a) A primeira delas é que esses dons não são títulos hierárquicos, eles são funções. Em muitos lugares você vê pessoas com títulos de evangelista, de apóstolo, de pastores como se fosse uma hierarquia: antes de ser pastor, tem que ser evangelista e antes de ser apóstolo tem que ser pastor. Em alguns lugares eles até inventam outros títulos diferentes para dizer que está acima do apóstolo. Só que isso não é bíblico. Títulos na igreja são importantes em termos de organização mas esses 5 dons ministeriais não tem nada a ver com hierarquia, tem a ver com funções diferentes. E todas elas são igualmente importantes para um crescimento sadio da Igreja.

b) A segunda coisa que nós precisamos entender é que todos nós podemos fluir nesses dons. Muita gente pensa da seguinte forma: “Eu fui chamado por Deus para ser evangelista, então eu vou ser evangelista. Eu fui chamado por Deus para ser mestre na Palavra então eu vou ser mestre”. É claro que nós sempre vamos fluir mais em alguma área, tem gente que vai fluir mais evangelizando, outros vão fluir mais ensinando. Só que isso não significa que você não possa exercer as outras funções. O exemplo do líder de célula: quando ele está compartilhando a palavra na reunião de célula o que ele está fazendo? Ensinando, exercendo o ministério de mestre. Quando ele está  falando de Jesus para um ímpio? Ele está exercendo a função de evangelista. Quando ele está cuidando de algum membro que precisa de ajuda? Ele está exercendo o ministério pastoral. Ou seja, nós podemos exercer em certa medida todas essas funções.

c) E em terceiro lugar, Paulo também nos fala o motivo de nós exercermos esses ministérios que é a edificação da Igreja do Senhor. No versículo 12 ele disse o seguinte: “com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,”. Em outras palavras, sabe para que serve o mestre? Para ensinar a Palavra e levar outros a fluírem na mesma função de mestre. Sabe para que serve o evangelista? Para ganhar vidas para Jesus e para treinar outros a ganharem vidas para Jesus. Paulo é muito claro aqui: tudo isso é feito visando o aperfeiçoamento dos Santos. Ou seja, o dom não é só para eles usarem, é para eles aperfeiçoarem a outros também. E ele continua dizendo que essa edificação vai acontecer até que nós cheguemos a unidade da fé e ao pleno conhecimento do Filho de Deus.

A Bíblia compara a edificação da igreja com a edificação de uma casa. NA VERDADE EXISTEM BASICAMENTE 5 FASES PARA SE CONSTRUIR UMA CASA. Quais são elas? Nós temos a fase do projeto, a fase da coleta dos materiais, da preparação dos materiais, da construção em si e do controle de qualidade. E por mais incrível que pareça essas são as mesmas fases usadas para edificar a Casa de Deus.

  1. A Planta da Edificação

A primeira coisa então que nós precisamos em uma construção é o projeto ou a planta da edificação. Ninguém jamais constrói uma casa ou um prédio sem que o engenheiro tenha um projeto. Na verdade essa é a primeira coisa que eles têm que fazer. E para que serve a planta? Para mostrar cada detalhe da construção; para mostrar como é que o trabalho deve ser feito. Nela você encontra como deve ser feita a parte elétrica, o encanamento, as paredes, o tamanho de cada cômodo, onde que deverão ser colocadas as portas e janelas. É assim que funciona. Onde é que nós encontramos a planta da edificação da Casa de Deus? (Atos 2:42-47) Essa passagem é bastante conhecida nossa e nela nós encontramos alguns princípios preciosos: aqui nós vemos que os irmãos da igreja primitiva se reuniam nas casas, eles investiam tempo orando, louvando a Deus, a Bíblia diz que eles se ajudavam mutuamente a medida que alguém tinha necessidade. E no versículo 42 diz assim: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.”. Eles perseveravam no partir do pão, na comunhão, nas orações e também na DOUTRINA DOS APÓSTOLOS. Eles meditavam todos os dias na Palavra que Deus liberava por meio dos apóstolos. E é aqui que nós encontramos a resposta: dentro da edificação da Casa de Deus, os apóstolos são como os arquitetos ou engenheiros que dão a direção de como as coisas devem ser feitas. E a Palavra de Deus é a planta dessa grande edificação. Nós não estamos aqui para edificar qualquer coisa; para fazer de qualquer jeito; para agradar qualquer pessoa; nós estamos aqui para edificar de acordo com o projeto que está detalhado no ensino dos apóstolos (TUDO O QUE NÓS FAZEMOS AQUI TEM ESTAR DE ACORDO COM A PALAVRA DE DEUS). Porque esse é o único tipo de construção que Deus aceita, aquele que está de acordo com o projeto dEle.

  1. Os materiais da construção

Uma vez que o projeto já está concluído é necessário adquirir os materiais que serão utilizados na construção. Eu sei que no Brasil o pessoal usa um material diferente até mesmo porque lá a grande maioria das casas são de alvenaria. Mas e aqui? O que é que o pessoal usa para construir as casas? Madeira (2×6, 2×4, plywood), pregos, parafusos, piso, vaso sanitário, pias, etc. UMA COISA É FATO: É IMPOSSÍVEL CONSTRUIR UMA CASA SEM MATERIAL. E a mesma coisa acontece na edificação da Casa de Deus. (1Pedro 2:4-5) Quando Deus mandou que Moisés construísse o tabernáculo, Ele deu todas as instruções a respeito das medidas que o tabernáculo deveria ter e inclusive falou quais os tipos de materiais que deveriam ser utilizados: que eram basicamente madeira, ouro, prata, bronze, pedras preciosas e tecidos finos. O SENHOR DEU TODAS AS ORIENTAÇÕES. Naquela época a Casa de Deus era feita dessa forma. Era um lugar físico com materiais naturais. Todavia nessa passagem que nós acabamos de ler o apóstolo Pedro revela que nós somos as pedras da edificação do Senhor hoje. Jesus é a pedra angular, Ele é a pedra de esquina, é a pedra de base que foi rejeitada pelo Seu próprio povo (Mas que foi eleita por Deus) e nós somos as pedras vivas da edificação. Deus não habita mais em templos feitos por mãos humanas, Ele habita em nós. O material usado para edificar a Casa do Senhor hoje somos nós, são vidas. NÓS PODEMOS TER CASA DE DEUS SEM PRÉDIO, SEM CADEIRA, SEM AR CONDICIONADO, SEM SOM. Só que nós jamais teremos Casa de Deus sem as pessoas. Sabendo disso o que é que nós precisamos fazer agora? Sair das quatro paredes e ir adquirir o material. Sair das quatro paredes e levar o Evangelho para que outras pessoas também façam parte dessa grande edificação. Não foi à toa que Jesus disse em Marcos 16:15: “…Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. Quando nós fazemos isso nós estamos exercendo o ministério do Evangelista, nós estamos trazendo os materiais da construção.

  1. As pedras precisam ser trabalhadas

A Bíblia diz que nós somos as pedras da edificação da Casa de Deus. Só que tem um pequeno detalhe que nós precisamos saber a respeito das pedras: antes que as pedras possam ser usadas na construção elas precisam ser buriladas, ou seja, elas precisam ser trabalhadas. POR EXEMPLO: algumas pedras estão grandes demais e precisam ser quebradas; outras estão pontudas demais e precisam ser lixadas; ou então estão sujas demais e precisam ser lavadas. E é exatamente isso o que acontece dentro da Casa de Deus. Todos nós estamos sendo trabalhados pelo Senhor. Todos nós precisamos ter as nossas pontas lixadas. Todos nós precisamos ser quebrantados. Todos nós precisamos ser lavados por Deus. E sabe como é que o Senhor faz isso? Através do ministério do mestre. Através do ensino da Palavra. A cada semana, a cada ministração que você recebe você está sendo trabalhado pelo Senhor. (Efésios 4:14) Um dos grandes problemas das igrejas na época de Paulo eram os falsos mestres que se levantavam pregando a lei para os irmãos. Paulo havia ensinado a igreja sobre a graça de Deus e esses falsos mestres queriam colocar a lei de volta no meio deles (Na cabeça deles era o seguinte: todo mundo é salvo pela graça, mas para manter a salvação todo mundo deve seguir a lei). Depois que Paulo ficou sabendo disso, ele exortou o povo e disse que nós precisamos conhecer a Palavra para não sermos levados de um lado para o outro com qualquer ensino falso. E essa é uma função do ministério do mestre. Guardar a Igreja dos ensinamentos errados. Quando você está ensinando a Palavra do Senhor para outras pessoas você está exercendo o ministério de mestre. Tem gente que pensa: “Ah! Mas eu não sei nada! Eu não sou formado em teologia! Eu sei pouco a respeito da Bíblia! Eu sou novo convertido! To chegando agora na igreja!”. Por mais que isso seja verdade, pode ter certeza de uma coisa: todos nós temos algo da parte de Deus para ensinar. Por mais que você não seja um teólogo profundo ainda assim existem pessoas que sabem menos que você e que você pode ajudá-las.

  1. As pedras precisam ser encaixadas

Uma vez que nós temos a pedra burilada, trabalhada, limpa, o que nós temos que fazer? Usar essas pedras. Agora nós temos que encaixar essas pedras e levantar as paredes. Se você chegar para um cristão e perguntar qual é o propósito principal da igreja as pessoas vão responder um monte de coisas diferentes: algumas vão dizer que é mudar a sociedade; algumas vão dizer que é ajudar os mais necessitados; outras vão dizer que é ganhar vidas para Jesus. Nada disso está errado. Todavia, o que precisa ficar claro para nós é que nada disso é o objetivo final de Deus. O que está no coração do Senhor desde a eternidade passada é a igreja, é a edificação da igreja. E infelizmente muitos tem falhado nessa missão por falta de revelação. Em muitos lugares que você vai as pessoas só se preocupam em eventos, só se preocupam em juntar o máximo possível de pessoas num mesmo espaço uma vez por semana, em outras palavras, só se preocupam em fazer um amontoado de pedras. Sendo que na verdade essas pedras precisam ser encaixadas umas nas outras para que se torne um edifício.  E você sabe qual ministério é responsável por fazer isso? O ministério pastoral. O ministério pastoral é aquele que cuida sim das ovelhas, que ajuda a suprir as suas necessidades espirituais, mas ele tem como principal função conectar as pedras, encaixar cada pedra no seu devido lugar, levar cada pedra dessas a descobrir o seu propósito e vincula-las em amor. (Colossenses 3:12-14) Nós não estamos aqui simplesmente para termos um amontoado de pedras uma em cima da outra. Nós estamos aqui para edificarmos uma linda Casa para Deus onde essas pedras estão todas vinculadas e desempenhando a sua função. E é por isso que nós valorizamos tanto as nossas células. Porque elas são uma ferramenta de Deus para produzir esses vínculos.

  1. Controle de qualidade

E por fim, qual é a última coisa acontece dentro de uma construção? Normalmente vem um engenheiro para fazer a vistoria final da obra. O objetivo dele é verificar se tudo foi feito de acordo com o projeto e se existe algum problema que precisa ser resolvido. Em alguns lugares inclusive eles vistoriam no meio da obra também. E não pode ser diferente na Casa de Deus. Na verdade o ministério profético é responsável por desempenhar essa função. Sempre que existe algo errado na construção Deus vai levantar alguém para nos dar um direcionamento, para nos levar a fazer os ajustes necessários e nos motivar a prosseguir. Esse é um dos papéis do ministério profético. E nós vemos muito isso acontecendo no Velho Testamento. Por várias vezes o Senhor levantou profetas para mostrar ao povo que eles estavam errados e que precisavam se arrepender.

Você pode estar se perguntando “o que é que eu tenho a ver com esses cinco ministérios?” Deus chamou você para exercer esses cinco ministérios. Deus chamou cada um de nós para edificarmos a igreja dEle. Deus chamou a cada um de nós para falar das boas novas para os perdidos, para passar a outros aquilo que Ele tem nos ensinado, para cuidar uns dos outros, para plantar novas igrejas. Que nós possamos dizer SIM a Ele. Que o nosso coração seja cheio de encargo por esta edificação e que no final, assim como Paulo disse, nós possamos crescer, avançar, em unidade de fé e chegar no pleno conhecimento de Cristo Jesus.