A Alegria do Batismo nas Águas

Na semana passada, nós tivemos o nosso Batismo nas Águas. Todavia, a grande questão é: o que isso significa para nós? Qual é a importância do Batismo nas Águas? E, principalmente, por que nós devemos nos alegrar?

1) PESSOAS ESTÃO CRENDO EM JESUS

Em primeiro lugar, o batismo nas águas é importante porque significa que pessoas estão crendo em Jesus (Atos 2:14-21;37-41). Logo depois que os discípulos de Jesus foram cheios do Espírito Santo no Dia de Pentecostes, a Bíblia diz que eles começaram a falar em outras línguas como sinal desse enchimento. E, algumas pessoas do lado de fora começaram a zombar dizendo que eles estavam bêbados. Foi aí que Pedro se levantou junto com os demais apóstolos e começou a pregar sobre Jesus. Ele disse que Jesus era o Filho de Deus, que eles tinham crucificado o Filho de Deus. Ele disse que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. E, o mais interessante de tudo foi que aquelas mesmas pessoas que uma hora estavam zombando de Pedro começaram a crer nas palavras dele e no versículo 37 eles perguntaram: “37 Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes [Para quem não sabe, compungir o coração é o mesmo que ficar aflito] o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?”.

Um pouco mais adiante, nos versículo 38 ao 41, Pedro respondeu: “38 Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. 39 Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. 40 Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. 41 Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.” No versículo 41, Pedro foi muito claro dizendo que quem aceitou a pregação do Evangelho, quem creu de verdade no Senhor Jesus tinha que ser batizado nas águas. E, aqui nós vemos o primeiro significado do batismo, o batismo é um SINAL DE QUE VOCÊ CREU NO EVANGELHO E RECEBEU O SENHOR JESUS COMO ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR DA SUA VIDA.

Em Marcos 16:15-16 está escrito: “15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.”. No verso 15, Jesus deixa uma palavra para os Seus, dizendo que eles deveriam ir para todo o mundo e pregar o Evangelho a toda criatura. E, esse deve ser o nosso encargo também como igreja. Não era uma palavra apenas para os discípulos daquela época. É uma palavra para todos aqueles que desejam ser discípulos de Cristo: pregue o Evangelho. No versículo 16, o Senhor associou o crer com o batismo. Em outras palavras, o batismo é para aqueles que realmente crêem em Jesus como único e suficiente Salvador. É uma demonstração pública dessa fé!

2) PESSOAS ESTÃO SE ARREPENDENDO DOS SEUS PECADOS

Ainda em Atos 2:38, Pedro disse para as pessoas: “38 Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.”. Repare na sequência do que Pedro disse. Primeiro ele disse “arrependei-vos”… Só depois foi que ele disse “e cada um seja batizado em nome de Jesus…”.

(Mateus 3:1-11) Nessa passagem nós vemos a primeira menção de Batismo nas Águas no Novo Testamento. A Bíblia diz que João Batista apareceu no deserto perto de Jerusalém pregando sobre o Reino dos Céus. E, à medida em que as pessoas ouviam a sua pregação, elas iam sendo batizadas nas águas. SÓ QUE NO VERSÍCULO 7, NÓS PERCEBEMOS QUE HAVIA UM TIPO DE PESSOA QUE JOÃO BATISTA NÃO BATIZAVA DE JEITO NENHUM: “7 Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? 8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;”. João não batizava religiosos que não tinham se arrependido dos seus pecados.

E, aqui é importante ter clareza de uma coisa: arrependimento é diferente de remorso. Remorso é um sentimento pesado que vem no seu coração depois de você fazer alguma coisa que você sabia que não deveria ter feito. Isso é remorso. Arrependimento, vai muito além de um sentimento, arrependimento é uma decisão de mudar de vida! Você estava andando em uma direção, se arrependeu e agora a sua vida mudou 180 graus! Um dia, você estava andando em direção a esse mundo que jaz no maligno; depois, você conheceu a Jesus e agora você anda de acordo com a direção de Deus! O Batismo nas Águas não é para os santos dos últimos dias que não têm pecado nenhum. O batismo é para aqueles que são pecadores arrependidos (Pecadores que decidiram mudar de vida e andar segundo a Palavra de Deus).

3) PESSOAS ESTÃO RECEBENDO UMA NOVA VIDA (Romanos 6:1-7)

Na Bíblia, nós encontramos vários símbolos. O Egito é símbolo desse mundo caído influenciado pelo diabo; Faraó é símbolo do diabo que governa esse mundo; Moisés é símbolo de Jesus que libertou o seu povo das mãos de Faraó; e, a travessia do Mar Vermelho é símbolo do Batismo nas Águas. O interessante é que antes do povo de Deus atravessar o Mar Vermelho, eles ainda estavam sujeitos a voltarem para o Egito e serem escravizados por Faraó. O exército de Faraó estava muito perto. Somente depois que eles passaram para o outro lado do Mar é que eles foram realmente libertos e seguros.

Quando nós somos batizados nas águas, nós estamos atravessando o Mar Vermelho e deixando para trás de uma vez por todas o Egito, o mundo, uma vida de escravidão e influência de Faraó. Foi por isso que Paulo disse que quando nós mergulhamos nas águas do batismo nós estamos morrendo para a nossa velha vida e quando saímos da água, estamos ressuscitando para uma nova vida em Cristo Jesus. UMA VIDA NOVA, UMA VIDA DE SAÚDE, DE CURA, DE PROSPERIDADE, DE LIBERTAÇÃO…

Sabem aqueles pecados que você cometeu no passado? Eles já não existem mais! Sabem aqueles demônios que oprimiam você? Eles já não têm mais poder sobre a sua vida! Sabem aqueles pecados que você não conseguia vencer de jeito nenhum? Pois é, você não é mais escravo deles! PORQUE VOCÊ RECEBEU UMA NOVA VIDA EM NOME DO SENHOR JESUS!

É por isso que momentos como esse, de batismo, deve ser momento de festa, de alegria. Porque significa que pessoas estão crendo no Evangelho, estão se arrependendo dos pecados e estão recebendo uma nova vida em Cristo Jesus. Que haja no nosso coração um encargo por pregar o Evangelho e ver mais e mais pessoas sendo batizadas!