A Disciplina da Graça

O que é posição e o que é estado? Posição é aquilo que nós somos diante de Deus (Posição é a maneira como Deus nos enxerga. POSIÇÃO É ALGO QUE FOI ESTABELECIDO PELO SENHOR, DEFINIDO POR CRISTO JESUS, NÃO DEPENDE DO NOSSO ESFORÇO PRÓPRIO E A NOSSA POSIÇÃO, ELA NUNCA VAI MUDAR). Agora estado é algo que muda; É A MANEIRA COMO NÓS ESTAMOS NAQUELE MOMENTO OU NAQUELE DIA. E sabe qual é a grande questão do trabalhar de Deus na nossa vida? Você sabe por que existe a disciplina do Senhor? Porque Ele quer alinhar o seu estado de acordo com a sua posição. Tudo o que Deus faz é para que você desfrute na prática, no seu dia a dia, daquilo que já é uma verdade no mundo espiritual. No mundo espiritual você já é abençoado com toda sorte de bençãos? Ele quer que você viva como alguém que é abençoado! A sua posição é de santidade? O Senhor vai trabalhar para que você viva como um santo! Como alguém que tem atitudes justas! A Bíblia diz o seguinte em Hebreus 12:6-9: “porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos?” Olha só o que está escrito aqui: que Deus corrige e disciplina a todos que são filhos. Deus não disciplina os filhos do vizinho. Deus não disciplina os filhos do diabo. A BÍBLIA DIZ QUE ELE DISCIPLINA OS SEUS FILHOS. E A GRANDE QUESTÃO É: como é que Deus disciplina? Como é que é a disciplina do Senhor na Nova Aliança?

É importante você entender isso porque na cabeça de muita gente a disciplina de Deus vem: a) no formato de uma tragédia (Deus vem e faz um monte de coisas terríveis)…b) tem gente que acha que Deus disciplina tirando a sua salvação e jogando você no inferno; c) outros pensam que a disciplina vem também na forma de doença. E nada disso é verdade. A Palavra do Senhor diz que nós que somos maus sabemos dar boas coisas para os nossos filhos, nós que não somos pais perfeitos sabemos o limite do que é abusivo ou não, quanto mais Deus! A Bíblia diz que a enfermidade é uma maneira do diabo nos oprimir. Então você acha que o Senhor vai colocar uma doença só para tratar com você? Não vai. O nosso Deus é um Deus de cura e não de doença (Jesus morreu pra você ser curado! Em nenhum lugar dos Evangelhos você vai encontrar Jesus deixando alguém doente. Pelo contrário Ele curou todo mundo que chegou até Ele. Jesus em nenhum lugar disse “Olha Eu vou colocar uma lepra em você! 6 meses com lepra e você vai ser outra pessoa!”. ISSO NÃO EXISTE). …E em relação a tirar a sua salvação? …Você consegue imaginar isso? Deus vai tratar com você (Que é um filho amado) e Ele te manda para o inferno por toda a eternidade (Sem chance de sair de lá, porque a Bíblia é clara em mostrar que uma vez no inferno não tem como ir para o céu mais) você acha que Deus vai fazer isso com um filho como forma de corrigir? Não faz o menor sentido. Mas então como é que Deus disciplina?

O primeiro exemplo está na história do Filho Pródigo. Lucas 15:11:“Continuou: Certo homem tinha dois filhos; o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres. Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente. Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade. Então, ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos. Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada.” O que aconteceu aqui? O filho mais novo pegou a herança do pai antes da hora e decidiu sair de casa. E qual é a primeira disciplina que a gente vê aqui? A Bíblia diz que o filho pródigo viveu dissolutamente (Viveu de qualquer jeito) e PERDEU O DINHEIRO. Essa é a primeira disciplina: Deus vai permitir que os nossos atos tenham consequências. Muitas vezes não é fácil fazer isso, mas um bom pai sempre vai permitir que os filhos sofram as consequências do seu ato, da escolha errada que ele fez. E isso não é porque o pai é mau ou não quer ajudar; pelo contrário, é para o bem do filho. Qual seria a pior coisa que alguém poderia ter feito para esse filho pródigo? Ter dado dinheiro para ele. Porque se alguém tivesse dado dinheiro para ele com certeza ele nunca teria voltado para a casa. ELE SÓ VOLTOU PORQUE PERDEU. Por isso entenda algo: a disciplina de Deus as vezes envolve perdas (As vezes pode ser perda de dinheiro, outras vezes pode ser perda de reputação, perda do nome) porque Deus quer que você volte para a casa.

A Bíblia diz assim em Colossenses 3:25: “pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas”. Sobre o que o apóstolo Paulo está falando aqui? Sobre as consequências dos nossos atos. Ele disse que quem faz injustiça, Deus vai permitir que ele receba a injustiça em troco. E ISSO FAZ PARTE DA DISCIPLINA. É a lei da ação e reação (Terceira lei de Newton que você aprendeu no segundo grau). Se eu bato a minha mão na parede com uma força X a parede vai bater na minha mão também com uma força X (Lei da ação e reação.). E perceba que não é colheita ou maldição. Porque na colheita ou na maldição a gente sempre colhe mais do que planta. É APENAS CONSEQUÊNCIA. E o interessante é que Paulo fez questão de dizer que esse princípio vale para todo mundo (Não há acepção de pessoas). Primeira forma de Deus disciplinar, então, qual é? Consequência das nossas atitudes erradas! E essa consequência as vezes envolve perdas!

Um outro exemplo de disciplina está na vida de Jacó. Gênesis 27:18-23: “Jacó foi a seu pai e disse: Meu pai! Ele respondeu: Fala! Quem és tu, meu filho? Respondeu Jacó a seu pai: Sou Esaú, teu primogênito; fiz o que me ordenaste. Levanta-te, pois, assenta-te e come da minha caça, para que me abençoes. Disse Isaque a seu filho: Como é isso que a pudeste achar tão depressa, meu filho? Ele respondeu: Porque o SENHOR, teu Deus, a mandou ao meu encontro. Então, disse Isaque a Jacó: Chega-te aqui, para que eu te apalpe, meu filho, e veja se és meu filho Esaú ou não. Jacó chegou-se a Isaque, seu pai, que o apalpou e disse: A voz é de Jacó, porém as mãos são de Esaú. E não o reconheceu, porque as mãos, com efeito, estavam peludas como as de seu irmão Esaú. E o abençoou.” Só para você ter uma ideia do que está acontecendo aqui, na Bíblia existia uma lei chamada lei da primogenitura. ESSA LEI DIZIA BASICAMENTE QUE O FILHO MAIS VELHO TINHA DIREITO A UMA PORÇÃO DOBRADA DA HERANÇA! E Jacó (Que não era o filho mais velho) queria porque queria essa benção! Então, o que ele fez? Ele armou toda uma situação junto com a mãe dele para enganar o irmão e o pai. A Bíblia diz que Isaque, por conta da idade avançada, já não enxergava direito. Então Jacó foi lá, vestiu uma roupa peluda, preparou uma comida para o pai, e fingiu que era seu irmão mais velho Esaú. E sem saber que era Jacó, Isaque liberou a porção dobrada da benção dele!

Jacó foi abençoado, sim ou não? Sim. Mas de que jeito que ele fez isso? Trapaceando, enganando (NA VERDADE, ESSA ERA A VIDA QUE ELE VIVIA, UMA VIDA DE TRAPACEIRO)… E se você continuar lendo a história você vai descobrir de que jeito que Deus disciplinou Jacó por conta disso. A Palavra de Deus conta que um belo dia Jacó conheceu Raquel, se apaixonou por ela e os dois resolveram se casar. Então, como era de costume, ele foi até o pai da moça (Um homem chamado Labão) para pedir a mão dela em casamento. E O ACORDO FOI O SEGUINTE: Jacó trabalharia para Labao por sete anos para poder se casar com Raquel. Até aí tudo bem (A Bíblia diz que esses sete anos foram como que poucos dias porque Jaco amava Raquel demais)! Só que no dia do casamento, ao invés de Labao liberar Raquel para se casar com Jacó, ele deu a outra filha (A filha mais velha chamada Lia), dizendo que ele tinha que casar primeiro com a filha mais velha. Depois Jacó teve que trabalhar mais 7 anos para poder se casar com Raquel. NO TOTAL FORAM 14 ANOS. E TEM MAIS: durante esse tempo todo trabalhando o salário de Jacó foi mudado 10 vezes e sempre para menos (Se Jacó era enganador, Labao era o enganador do enganador). E o que isso tem a ver com a disciplina de Deus? Tem a ver que as vezes Deus coloca pessoas diante de nós para nos tratar! Pessoas que vão ser lixa na nossa vida! Pessoas que vão ser exatamente como nós! É COMO SE DEUS PEGASSE UM ESPELHO, COLOCASSE NA NOSSA FRENTE E DISSESSE “AGORA VÊ SE ENXERGA RAPAZ! E MUDA DE VIDA!”. Então não reclame de quem Deus põe para caminhar com você, porque as vezes é Deus querendo te ensinar alguma coisa! As vezes a outra pessoa é só uma versão sua para você se enxergar!

E por fim, uma outra forma de Deus disciplinar é através da Sua Palavra. 2Timoteo 3:16-17 está escrito: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”. Olha só o que Paulo está dizendo aqui: primeiro ele diz que toda a Bíblia é inspirada por Deus (Então não existe aquele negócio de umas partes serem Palavra de Deus e outras não); depois ele diz para que serve a Palavra (Para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça); e no final ele o porque Deus faz isso (Para você seja perfeito e habilitado para toda boa obra). Toda semana você tem a oportunidade de receber da Palavra do Senhor e ser disciplinado, corrigido…

Hebreus 12:6-9: “porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos?” A sua posição nunca vai mudar! Mas entenda que Deus vai te disciplinar! E não é porque Ele quer ver o seu sofrimento! Não é porque Ele se agrada em ver você perdendo coisas na sua vida! Não é porque Ele gosta de expor você ao vexame! A Bíblia diz que Ele faz isso porque você é filho, porque Ele te ama e Ele quer alinhar o seu estado de acordo com a sua posição! Por isso, quando você estiver sendo disciplinado, se alegre porque isso significa que você é filho (Ele não disciplina o filho do vizinho ou o filho do diabo) e decida responder a essa disciplina! Seja humilde e reconheça quando você precisa mudar, aonde você tem que avançar e fala para Ele “Senhor me ajuda nisso em nome de Jesus!”.