Decisões que Mudam História

Se você parar para avaliar, toda a nossa vida é feita de decisões. 1) Você se casou com quem se casou porque você decidiu se casar com essa pessoa; 2) você tem a profissão que você tem porque de alguma forma você decidiu trabalhar com isso; 3) você está aqui nos Estados Unidos porque teve um dia que você decidiu sair do Brasil, deixar a parentela para trás e começar uma vida completamente nova… Perceba, então que a nossa vida é feita de decisões (Algumas são boas, outras nem tanto, mas tudo na nossa vida gira em torno de decisões). O primeiro passo para chegar em algum lugar é decidir que não queremos estar mais onde nós estamos.

O problema é que muitas vezes a gente reclama do que está vivendo, mas a gente não se move para viver algo novo. Para viver a vida que sonha, você tem que abrir mão da vida que você leva. Ou seja, você tem que se posicionar, você tem que decidir ir além… O que significa o carro estar em ponto morto? Ele não vai nem para frente e nem para trás. O carro fica parado. E infelizmente tem muita gente que está com a vida em ponto morto, tá tudo parado. …Tem gente que é assim “Ah! Antes eu bebia e agora não bebo mais! Antes eu fumava e agora não fumo mais! Antes eu usava drogas e agora não uso mais! Antes eu fazia um monte de coisa errada e agora eu não faço mais!”. Glória a Deus por isso! Antes você estava andando de ré e agora você chegou no ponto morto, no neutro. Só que Deus não quer que você fique parado no neutro. Ele quer engatar a primeira, a segunda, a terceira, a quinta marcha e fazer você acelerar para frente! …As vezes a gente se contenta com milagres de 10 anos atrás, com coisas que aconteceram anos atrás, quando Deus tem algo novo para nós todos os dias! MAS ISSO VAI DEPENDER DE UMA DECISÃO NOSSA! DECIDIR VIVER ESSE NOVO DE DEUS! DECIDIR SAIR DO PONTO MORTO, DO NEUTRO!

E a primeira coisa que você precisa entender é que as nossas decisões têm que ser baseadas numa Palavra de Deus. Tem muita gente frustrada por aí porque não se move e tem muita gente cansada porque está caminhando em círculos. Ou seja, ela até está se movendo, ela até resolveu fazer alguma coisa, mas ela não está caminhando debaixo de uma direção de Deus (Foram decisões tomadas sem perguntar para Deus o que Ele achava). E essa é a garantia que nós temos: é a Palavra de Deus, é a promessa, é a visão que o Senhor liberou na nossa vida. Se você decidiu se mover de qualquer jeito, não tem garantia nenhuma de que vai dar certo; agora se o Senhor falou, pode pegar a sua família, deixar a parentela para trás e ir para a terra que Ele vai mostrar (Pode pegar o povo e marchar em direção ao Jordão que a terra já é sua). PORQUE O COMPROMISSO DE DEUS É COM A SUA PALAVRA. Tem um versículo em 2Coríntios 1:20 que diz o seguinte: “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio.”. Olha só o que Paulo está dizendo aqui para nós: que para tudo aquilo que o Senhor prometeu já tem o SIM, já tem o AMÉM. Em outras palavras, Ele está dizendo “Olha, o que Eu prometi não vai depender da situação econômica do país, não vai depender de pandemia, não vai depender de como é que vai estar as circunstâncias lá no céu, não importa nada disso, a promessa foi liberada e ela vai se cumprir!”.

E a única coisa que você precisa fazer agora é decidir e posicionar! Deus falou para você abrir uma companhia, porque através dela você vai prosperar e vai poder abençoar o reino de Deus? “Ah! Mas e a pandemia? Está todo mundo fechando as portas! As estatísticas dizem… os especialistas dizem que a economia vai entrar em colapso! E agora a China está começando a ter problema na economia e vai afetar o mundo inteiro…”. E DAÍ? Você acha que quando Deus fez a promessa para você Ele não sabia que ia vir a pandemia em 2020?…Que compromisso Deus tem com gráfico, que compromisso que Deus tem com índices financeiros, que compromisso Deus tem com especialista de televisão? Nenhum! O compromisso é com a Palavra dEle e não interessa se tem um monte de portas fechando, se tem crise, a Palavra dEle permanece inalterada; e Ele só precisa abrir uma para você entrar e a porta que Deus abre ninguém fecha!

Tem um exemplo muito claro disso quando Jesus chamou os doze apóstolos (Pedro, André, Tiago, João…) para caminhar junto com Ele… Só para você ter uma ideia de como as coisas funcionavam na época, toda criança em Israel tinha o direito de estudar até uma certa idade. Ela aprendia a ler e a escrever através da Palavra de Deus. Só que quando chegava na pré-adolescência, somente os melhores alunos continuavam os estudos. Somente aqueles que tinham se destacado eram escolhidos para continuar estudando e ser discípulo de algum mestre na época. Os outros, tinham que voltar para casa e aprender a profissão dos pais. E QUANDO ELES ERAM ESCOLHIDOS, A FRASE QUE O MESTRE DIZIA ERA “Vinde após mim!”. Por que Pedro, André, Tiago, João estavam pescando? Porque eles não tinham se destacado; eles não eram os melhores dos melhores! E eles tiveram que voltar para casa e aprender a profissão dos pais. ESSE É O CENÁRIO… Daí vem Jesus, um mestre em Jerusalém e diz para eles “VINDE APÓS MIM, porque Eu vos farei pescadores de homens!”. Eles não eram os melhores, eles eram homens simples, homens rudes… Jesus não disse “Vinde após mim e Eu vou tentar ajudar vocês a serem pescadores de homens!”. JESUS DISSE “VEM E EU VOU FAZER”. A palavra foi lançada, a promessa já tinha o SIM, já tinha o selo de garantia do Senhor. E tudo o que eles precisavam fazer era se posicionar e decidir caminhar em direção a promessa! E foi exatamente isso o que eles fizeram: a Bíblia diz que eles largaram tudo para trás e seguiram.

E qual foi o resultado disso? EU VOU TE DIZER: eles se tornaram pescadores de homens… eles se tornaram grandes homens de Deus, grandes apóstolos, são os pais da Igreja… hoje, 2000 anos depois nós estamos falando sobre eles. Deus abre portas, Deus faz promessas, Deus dá visões de futuro, mas somos nós que decidimos confiar ou não! Hoje mesmo Ele pode estar dizendo para você “Vinde após mim e EU vou te fazer um grande empresário nessa nação! Vinde após mim e Eu vou fazer grandes milagres na sua vida! Vinde após mim e Eu vou fazer de você um grande pastor, um grande líder, um grande músico! Vinde após mim e Eu vou usar você para ganhar essa cidade para o Senhor! Vinde após mim e Eu vou mudar completamente o seu casamento, a sua vida financeira! Vinde após mim e Eu vou mudar a sua vida, a vida dos seus filhos e dos filhos dos seus filhos! Vinde após mim e Eu vou mudar o seu destino eterno! VINDE APÓS MIM!”. E A GRANDE QUESTÃO É: quantos vão decidir confiar na promessa e ir? Uma revolução só acontece quando as pessoas decidem confiar na Palavra de Deus!

Uma outra chave é que as nossas decisões nada mais são do que uma expressão do nosso coração. As decisões que nós tomamos vão refletir o estado que está o nosso coração. Provérbios 4:23 diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.”. A Bíblia diz que o lugar mais bem guardado de todos tem que ser o nosso coração. “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração…” E, sabe por que? Porque dele procedem as fontes da vida. Em outras palavras, toda a nossa vida depende daquilo que vai dentro do nosso coração. As escolhas que nós fazemos, as decisões que nós tomamos vão ser baseadas naquilo que está dentro do nosso coração. Você já parou para pensar em quantas decisões erradas você já tomou porque o seu coração estava atribulado, porque você estava debaixo de pressão? Quantas escolhas erradas você fez porque o seu coração estava cheio de ódio, ressentimento, amargura? E depois, quando você se acalmou você pensou “Wow, eu não deveria ter feito isso”? Quantas guerras começaram por que não tinha paz no coração?

Nelson Mandela foi liberto depois de 27 anos preso. Você consegue imaginar alguém saindo da cadeia depois de 27 anos preso? E aí, quando ele sai, alguns repórteres vão até ele e perguntam “Escuta Mandela, você vai se vingar dos seus opositores? Você vai se vingar das pessoas que colocaram você aqui dentro?”. E, olha a resposta que ele deu “Quando eu saí em direção ao portão que me levava para liberdade, eu sabia que se eu não deixasse a minha amargura e o meu ódio para trás, eu ainda estaria preso!”. E o interessante é que a gente vê isso na história de Paulo e Silas: eles estavam dentro de uma cadeia, o exterior deles estava preso, mas o coração deles estava livre (E, eles podiam louvar e adorar a Deus dentro daquela prisão). Então, entenda que as suas decisões vão refletir o seu coração. Se o seu coração está cheio de fé, você vai tomar decisões ousadas no Senhor. Agora se o seu coração está cheio de incredulidade, você vai decidir ficar parado. Se o seu coração está cheio de avareza, você vai decidir correr atrás do dinheiro a todo custo, passando por cima de tudo o que tiver que passar (Marido, esposa, filhos, igreja…). ANTES DE DEUS MUDAR A SUA VIDA, ELE VAI MUDAR O SEU CORAÇÃO PARA QUE VOCÊ POSSA TOMAR AS DECISÕES CERTAS!

E, por fim, entenda que o tempo de você tomar a decisão é agora. O tempo de você se posicionar é agora. ESSA É A HORA DE VOCÊ DECIDIR SAIR DO PONTO MORTO E ACELERAR EM DIREÇÃO AS PROMESSAS QUE DEUS TEM PARA A SUA VIDA. …Você se lembra da história do cego Bartimeu? Jesus estava saindo de Jericó e indo em direção a Jerusalém para celebrar a Páscoa. E Bartimeu estava mendigando na beira do caminho… até que ele ouviu que Jesus estava passando por lá e começou a gritar “Jesus Filho de Davi tem compaixão de mim”. A Bíblia diz que as pessoas mandavam ele calar a boca e ele cada vez gritava mais alto “Jesus Filho de Davi tem compaixão de mim”. Eu fico pensando “E se Bartimeu tivesse decidido clamar outro dia? Ah tem muita gente hoje aqui, da próxima vez, quando a situação tiver melhor eu falo com Ele! Será que ele teria sido curado?”. Não teria, sabe por que? Porque aquela era a última vez que o Senhor passaria por ali. Jesus estava indo em direção a Jerusalém para ser crucificado.

POR ISSO, ENTENDA QUE O TEMPO DA SUA DECISÃO É HOJE, É AGORA… Hoje é o dia de você decidir viver as promessas de Deus no seu casamento… Hoje é o dia de você decidir viver a prosperidade do Senhor na sua vida financeira… Hoje é o dia de você decidir tirar aquele projeto (que Deus colocou no seu coração) de dentro da gaveta e fazer ele acontecer! …Hoje é dia de você decidir viver a maior multiplicação no seu ministério, na sua célula, na sua liderança… TODAS AS VEZES EM QUE VOCÊ ADIA UMA DECISÃO, VOCÊ TAMBÉM ESTÁ ADIANDO UM MILAGRE!

O burrinho que carregou Jesus na entrada em Jerusalém foi a primeira vez que ele carregava alguém. E ele ficou impressionado porque estava todo mundo gritando “Hosana! Hosana!”. Então ele chegou em casa falando para mãe dele “Mãe, mãe! Você não vai acreditar! Todo mundo me ama! Eu estava entrando na cidade e as pessoas pegaram um monte de folhas de palmeiras e começaram a gritar hosana, hosana! Foi uma festa só! Mãe eu sou muito amado!”. E a mãe dele falou “filho, faz o seguinte, volta lá amanhã na cidade e vamos ver o que acontece!”. No outro dia ele foi lá, passou pelo mesmo portão, fez o mesmo trajeto, mas com uma diferença, Jesus não estava montado nele. E ele vai caminhando pela cidade, procurando as pessoas e ninguém está nem aí (Não tem festa, não tem palmeiras, não tem gritaria). E foi quando ele percebeu que não tinha nada a ver com ele, mas tinha a ver com Quem ele carregava. Sabe por que as coisas vão acontecer na sua vida? Não é porque você é bom demais; não é porque você é o cara! Mas é por causa da Pessoa que você carrega! Você carrega a vida de Deus dentro de você! Você tem o Espírito Santo dentro de você! O QUE MUDA A NOSSA HISTÓRIA É A PORÇÃO DE DEUS QUE A GENTE CARREGA! MAS TUDO COMEÇA COM UMA DECISÃO!

Filipenses 3:13-14: “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”. Nesse texto Paulo está falando sobre alcançar um alvo. Só que para chegar lá, ele precisou se esquecer das coisas que ficaram para trás (Ou seja, ele teve que resolver o passado dele, o coração dele) e ele teve que decidir avançar para o futuro que estava diante dele. …Talvez você ainda andando de ré, decida viver uma virada de 180 graus na sua vida (Decida mudar o rumo da sua história)! Talvez a sua vida está no ponto morto, decida acelerar, engata a primeira aí! Ou então, você já até começou a andar para frente, decida colocar a segunda, a terceira…