Olhe Além

Esses dias eu estava me lembrando de umas entrevistas de emprego que eu fiz a muitos anos atrás….. E, é interessante porque toda entrevista de emprego, eles têm meio que as perguntinhas básicas (….VOCÊ JÁ TEM QUE IR PREPARADO PARA RESPONDER ESSAS PERGUNTAS…..): ….“Qual é a sua experiência profissional??? ….Qual é o seu maior defeito???? ….Qual é a sua maior qualidade????” ….E tem uma pergunta que eles sempre fazem que é a seguinte: ….“Onde é que você quer estar daqui 1 ano, daqui 5 anos, daqui a 10 anos????” ….Essa pergunta é boa porque ela nos leva: ….a) A avaliar a nossa vida…. b) ….Nos leva a traçar metas…. c) ….Objetivos….. d) ….A pensar a longo prazo…. Eu acredito que todo mundo deveria meditar nessa pergunta….. ….Certa vez eu ouvi uma frase que dizia o seguinte: “…..Se eu consigo visualizar, eu consigo alcançar….”……Então, visualize o seu futuro, projete SIM o seu futuro em Deus, profetize coisas boas a respeito do seu futuro……..Mas, a grande questão é que nós temos que pensar além de 1 ano… além de 5 anos ou 10 anos.…. Nós temos que enxergar além dessa vida terrena e OLHAR PRA ETERNIDADE…..

…….Eu sei que a maioria de nós estamos envolvidos com tantas atividades todos os dias….. Mas, você já parou para pensar nisso…..???? …..Que o Senhor Jesus vai voltar??? ……E que tudo o que nós estamos fazendo aqui…… (….o nosso trabalho…… os nossos bens….. os nossos investimentos….. o nosso dinheiro…..  as nossas empresas) ….tudo isso é passageiro???? …….Quando nós temos revelação dessa verdade, a nossa maneira de viver muda completamente.

…..Em João 17:13-16 está escrito assim:Mas, agora, vou para junto de ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos. Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou. ….Nessa passagem, nós encontramos parte da Oração Sacerdotal…… que foi uma oração que Jesus fez depois da última ceia e pouco tempo antes de ser preso. ……..E, no versículo 16 Jesus disse assim: Eles não são do mundo, como também eu não sou.”. ……PRESTA ATENÇÃO NISSO: …..Você nasceu no Brasil, você mora nos Estados Unidos só que você é cidadão do céu. ……A SUA PÁTRIA É CELESTIAL. ……E quando nós entendemos isso, quando nós entendemos que um dia o Senhor Jesus vai voltar, a nossa maneira de enxergar as coisas muda completamente. ……..Porque você passa a valorizar mais as coisas que são eternas do que as coisas que são passageiras. …….Você passa a valorizar mais as coisas do céu do que as coisas da terra. ……Você começa a viver com um senso de urgência no seu coração a respeito do seu chamado, do seu propósito de vida. …….Já não é mais qualquer dificuldade que vai roubar a sua alegria e a sua paz, porque você sabe que tudo isso aqui é passageiro.

……Eu não sei se vocês já observaram como viviam os irmãos da Igreja Primitiva. ……Se você for ler o livro de Atos, você vai perceber que: …..1) …..Eles tinham unidade; ……eles eram uns pelos outros; ……..2) …..Eles tinham ousadia para ministrar curas e orar por milagres; …….3) …..Eles faziam questão de evangelizar aonde estivessem, mesmo correndo o risco de serem presos ou mortos; ……4) …..Eles eram totalmente compromissados com o reino de Deus, e não negociavam os princípios bíblicos….… ……Muitas vezes nós olhamos para a Igreja Primitiva e nós não entendemos o porquê eles viviam desse jeito…. O porquê eles eram tão ativados e a Igreja hoje parece que está tão amortecida……EU VOU TE DIZER O MOTIVO: …..Eles tinham revelação de que a vida eterna é muito mais importante do que essa vida terrena…. E, eles tinham certeza de que Jesus iria voltar na época deles…

….….Então, na cabeça deles era o seguinte: a) ….“Por que eu vou me matar de trabalhar (22 horas por dia) para juntar tanto dinheiro… Por que eu vou acabar com a minha saúde e destruir a minha família atrás de dinheiro, se tudo isso vai ficar pra trás????” …..Jesus tinha dito para eles em Mateus 6:19,20: “¹ Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; ² mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;”…… b) …..Na cabeça deles era o seguinte: “……Para que eu vou perder meu tempo, gastar a minha energia brigando com os irmãos, ….guardando ressentimento no meu coração, se no final das contas nós vamos todos morar juntos com o Senhor????” ……c) ….Na cabeça deles era o seguinte: “…….Por que eu vou perder o meu tempo arrumando confusão por causa de política, tentando destruir o Império Romano e mudar o mundo se Jesus disse que o mundo jaz no maligno…. E, que Ele vai voltar para estabelecer um governo de justiça e paz de verdade????”…… d) ….Na cabeça deles era o seguinte: “….Por que eu vou perder tempo com timidez e vergonha???? ……Eu preciso é falar logo da graça e do amor de Deus para as pessoas, porque pode não haver o amanhã para essas pessoas!!!!”

…..Em João 14:1-3 diz assim: Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.”. ….Aqui nesse texto, Jesus está falando a respeito da Sua morte e da Sua volta….. Ele disse que iria para o Pai, iria preparar um lugar para os discípulos …..e que depois iria voltar….. Só que na cabeça dos discípulos, tudo isso iria acontecer no tempo deles….. Por isso, eles viviam de uma maneira tão intensa em Deus!!!!

….1) …..Eu não estou dizendo que você não deve trabalhar para dar uma vida digna para a sua família….. Trabalhe sim, faça o melhor que você puder, porque Deus quer te prosperar e te abençoar…… 2) …..Eu não estou dizendo que você não deve orar pelos governantes da nação…. Ore sim, para que homens e mulheres de Deus sejam levantados no nosso país…… Nós ainda vivemos nesse mundo…. e têm coisas que ainda precisam ser feitas nesse mundo…. ……Mas, entenda, que o mais importante não é esse mundo….. O mais importante não é essa vida terrena, porque ela é passageira…… Por isso, não permita que o seu coração seja conquistado e dominado pela coisas desse mundo. Viva nesse mundo como se não pertencesse a ele, porque você é cidadão do céu e Jesus vai voltar!!!!! …FOI ISSO O QUE JESUS DISSE PARA OS DISCÍPULOS: ….”….Eu não sou desse mundo e vocês também não são!!! …Eu estou indo para o Pai, Eu vou preparar morada, e Eu vou voltar para buscar vocês!!!”

…..Esse é o meu encargo hoje: ….trazer você de volta para essa realidade… e levar você a “olhar além, enxergar a eternidade”…..… E, eu quero fazer isso respondendo duas perguntas básicas sobre a volta de Jesus…..

E a primeira delas é QUANDO Jesus vai voltar. ……A Bíblia diz em Mateus 24:36-39: “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai. Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem. Pois nos dias anteriores ao Dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; e eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem.”

….Um pouco mais adiante, nos versículos 42 ao 44 continua dizendo: Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor. Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam.” Mateus 24:42-44 ……Olha só o que a Bíblia está dizendo aqui para nós: …..que Jesus vai voltar como se fosse nos dias de Noé…. E que Jesus vai voltar como se fosse um ladrão no meio da noite….. E, o que isso significa????? ……a) ….Primeiro, significa que existem sinais da volta de Jesus. ……Alguém sabe me dizer como é que eram nos dias de Noé? ……Em Mateus 24 diz que as pessoas estavam comendo, bebendo, casando-se, dando-se em casamento. ……Agora, se você voltar um pouquinho lá em Gênesis, você vai descobrir que a humanidade naquela época estava completamente corrompida……. As pessoas não queriam saber de Deus….. o povo vivia de qualquer jeito…. era muito pecado…. era muito egoísmo…. muito orgulho, muita soberba…. muita embriaguês….. as relações entre homem e mulher foram totalmente deturpadas. ……..O negócio estava tão feio naquela época, que Deus teve que enviar o dilúvio para começar novamente a humanidade: “Então o Senhor viu que a maldade do homem era grande na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente” Gênesis 6:5

….E a Bíblia diz que Jesus vai voltar como se fosse nesses dias de Noé…… ….Deixa eu te perguntar uma coisa: ……como é que está o mundo hoje? …..Será que está mais ou menos parecido com a época de Noé? …..Sinceramente, é capaz de estar pior. …….a) ….É guerra para tudo quanto é lado ….. é violência para tudo quanto é lado; b) ….O homem se corrompendo cada vez mais; ….c) …..Ninguém está nem aí para ninguém, é filho matando pai, pai abusando dos filhos (….A vida de uma pessoa não está valendo nada….); D) …..Ninguém quer saber de Deus…… Esse é um dos sinais da volta de Jesus…. A corrupção da humanidade…. E, é por isso que nós cremos que o Senhor vai voltar muito em breve!!!!

b) ….Agora, apesar desses sinais, a Bíblia é muito clara em dizer que NINGUÉM SABE O DIA EXATO, nem os anjos do céu e nem mesmo o Filho senão o Pai…..…E, a Bíblia diz também que Jesus vai voltar como se fosse um ladrão no meio da noite….. ……Como é que o ladrão chega na casa de alguém para roubar? …..Ele manda algum tipo de recado “Olha Fulano, deixa a porta destrancada, porque hoje eu vou roubar a TV da sua casa”? ……O ladrão não manda recado. ……Ele vem quando você menos espera. ……E ASSIM SERÁ A VOLTA DO SENHOR. …Por isso, a Bíblia diz que nós temos que estar preparados!!!

…E, a segunda pergunta é: ….”De que maneira que Jesus vai voltar????”. …….A Palavra do Senhor diz assim em Atos 1:9-11: Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco [Esses homens aqui eram anjos], que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir”.

……Nesse texto, Jesus já havia ressuscitado e tinha passado cerca de 40 dias com os Seus discípulos ensinando coisas a respeito do reino dos céus…… ……Depois desses 40 dias, a Bíblia diz que o Senhor começou a ser elevado às alturas, quando de repente dois anjos apareceram para os discípulos dizendo: “….Por que vocês estão olhando para o céu? ……Da mesma forma que Jesus subiu aos céus agora, um dia Ele irá voltar. …..Exatamente do mesmo jeito”. ……E, agora vem a grande questão: ……que jeito é esse? ……De que maneira o Senhor irá voltar?

……Nós podemos dizer que a ascensão de Jesus ao céu teve duas partes. …..1) …..A primeira delas foi uma parte visível onde os discípulos conseguiram ver. ……Foi quando Jesus subiu do Monte das Oliveiras até as nuvens. ….b) …..E a segunda parte (Invisível) que foi quando Jesus subiu das nuvens até o trono de Deus. ……Essa parte os discípulos não conseguiram ver porque as nuvens encobriram o Senhor. …….Então, da mesma forma que Jesus subiu aos céus em duas etapas, Ele também voltará em duas etapas. ……Na verdade, existem dois aspectos da volta de Cristo: ….o aspecto invisível e o aspecto visível.

a) Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” Mateus 24:40-44 ……Até aqui nós já entendemos que Jesus voltará de repente. ……Só que agora, nós encontramos uma outra informação importante: …..de que duas pessoas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada e a outra será deixada….Essa daqui é uma ilustração de como vai acontecer a volta INVISÍVEL do Senhor. …..Jesus vai voltar para arrebatar aqueles cristãos que estiverem preparados para isso (…..Ou como nós chamamos aqui na nossa igreja, Jesus vai arrebatar os crentes vencedores…. Ou seja, somente aqueles que estiverem vivendo de acordo com o propósito dEle).

b) Depois a Bíblia diz em Mateus 24:27-30: Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem. 28 Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres. 29 Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. 30 Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.”. …..Vamos lá, o que está acontecendo até agora????

– Primeiro, Jesus virá e arrebatará os crentes vencedores, que estiverem vigilantes (Esse é o aspecto invisível da volta do Senhor….); 

– No versículo 29 diz uma coisa bem interessante, ele começa dizendo Logo em seguida à tribulação daqueles dias”. ….Que tribulação é essa que a Bíblia está dizendo? …..Essa daqui é uma referência à Grande Tribulação. ……Só para você ter uma ideia, depois que os cristãos vencedores forem arrebatados, a Palavra de Deus nos mostra que começará um período muito difícil aqui na Terra (…..Será um tempo de perseguição religiosa, …..as pessoas serão levadas a servir a Satanás senão elas serão torturadas, …..será um tempo tão difícil que a Bíblia diz que se esse tempo não for abreviado não vai sobrar ninguém). …..É O QUE ESTÁ ESCRITO EM Mateus 24:21-22: 21 porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais. 22 Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados. …..Esse período de tormenta irá durar 3 anos e meio!

– Depois desse período, aí sim Jesus irá voltar com poder e glória….. como um relâmpago que sai do oriente até o ocidente, para poder estabelecer o governo dEle na terra….. E todas as pessoas vão ver: Naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade, para o sul.” Zacarias 14:4 ……Esse é o segundo aspecto da volta de Cristo, o aspecto visível, quando Jesus vai voltar com poder e glória e todo olho verá.

Cl 3:1-4: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.”…… …..Um tempo atrás, eu vi a reportagem de um rapaz de 29 anos que largou tudo para viver viajando dentro de uma combi. ……Ele transformou a combi dele numa casa móvel e ele vive vagando pelo Brasil. ……Uma hora ele está num lugar, outra hora ele está em outro lugar. ……E ELE DISSE O SEGUINTE: …..”….A vida é tão curta e o mundo é tão grande para viver sempre no mesmo lugar.” ……É por isso que ele tenta aproveitar o máximo possível (…..conhecer o máximo de lugares, de pessoas). …….Essa é a “filosofia” de vida dele: …..pelo fato dessa vida ser curta, ele tenta aproveitar e valorizar ao máximo essa vida

……Porém, o pensamento bíblico é exatamente o oposto: …..Na Palavra de Deus, você descobre que essa vida terrena é tão curta e passageira… que nós devemos valorizar ainda mais a vida eterna. …..Essa vida serve apenas para nos preparar para a vida que nós vamos ter quando Jesus voltar. …..Esse é o meu encargo com você hoje: ….trazer você de volta para essa realidade… é levar você a “olhar além, enxergar a eternidade”…..… Foi o que Paulo disse aos Colossenses:buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto,”….. Nós vivemos em tempos onde as pessoas correm tanto atrás das coisas dessa vida….. Muitas até buscam a Deus, mas por causa das coisas dessa vida….. Deus quer te abençoar, sim ou não??? ….Sim!!! …..Só que a sua eternidade é muito mais importante do que qualquer bênção que você pode receber nessa vida!!!!