Criando Filhos Para a Glória de Deus

….O apóstolo Paulo disse em 1Coríntios 10:31 que tudo o que nós fazemos, nós devemos fazer para a glória de Deus…. 1) …Se você for ler o contexto dessa passagem você vai descobrir que Paulo estava falando sobre as comidas consagradas a ídolos…. 2) …Só para você ter uma ideia, naquela época a maior parte das carnes que eram vendidas nos mercados lá em Corinto, eram carnes que tinham sobrado dos sacrifícios aos deuses…. (…Ou seja, eles faziam os sacrifícios deles a Afrodite, Apolo… Parte da carne era queimada... Outra parte ficava para os sacerdotes… e o que sobrava eles vendiam nos mercados….)…. 3) …E, estava tendo uma discussão “…Pode ou não pode comer essa carne…. É pecado ou não é pecado comer essa carne????….”….

…E, Paulo vem e nos ensina um princípio poderoso…. Ele diz “…Não é pecado comer essa carne…. Esses deuses aí não tem poder nenhum contra vocês…. A GRANDE QUESTÃO É: …comer dessa carne está trazendo vidas para perto de Jesus ou está afastando vidas de Jesus????…. Comer dessa carne está fortalecendo a fé dos novos convertidos ou está enfraquecendo a fé dos novos convertidos??? ….O nome do Senhor está sendo glorificado ou está sendo envergonhado com essa atitude de vocês???…”….. Eu sei que muita gente gosta de viver a vida cristã simplesmente por aquilo que é ou não é pecado… (…Tanto é que o que você mais vê nessas caixinhas de pergunta no Instagram é “..Pastor, é pecado fazer tatuagem???… Pastor, é pecado beber com a esposa dentro de casa???… É pecado…??? …É pecado????”)…. MUITA GENTE VIVE DESSE JEITO….. Só que Paulo nos ensina um princípio muito mais elevado …Está glorificando ou está envergonhando o nome do Senhor???…”.

….EU NÃO ESTOU AQUI PARA TRAZER CONDENAÇÃO OU ACUSAÇÃO… Não é isso…. Mas, você precisa entender que a vida cristã não é só uma questão de ser pecado ou não…. É UMA QUESTÃO DE ESTAR GLORIFICANDO OU NÃO O NOME DO SENHOR……Isso significa que: …..a) …Lá no seu trabalho, você precisa trabalhar de uma maneira que o nome do Senhor seja glorificado…. b) ….Lá na sua escola, você precisa estudar e respeitar os seus professores de uma maneira que o nome do Senhor seja glorificado…. c) …Lá na sua célula, você precisa liderar ou até mesmo participar das reuniões para a glória de Deus…. d) …Você que é filho, a maneira como você trata os seus pais precisa glorificar o nome do Senhor… …e) …A maneira como você serve aqui na vida da igreja, você está fazendo o seu melhor para Deus ou você acha que pode melhorar???? …..f) …Quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei TUDO para a glória de Deus!!!! ….f) …E, esse “tudo” envolve INCLUSIVE a criação dos nossos filhos!!!! ….

…..Os nossos filhos foram dados por Deus… São herança do Senhor… São uma das maiores alegrias que nós podemos ter…. Mas, também uma das maiores responsabilidades……..h) ….Eu sou pai de três filhas……. Eu sei que não é fácil…..… Ninguém aqui é perfeito…. Ninguém aqui nasce sabendo ser pai…..… Os filhos não vêm com manual de instrução…. Eu sei que todos nós temos os nossos desafios… Principalmente criando filhos numa terra estrangeira. i) …Mas, hoje eu quero deixar alguns princípios bíblicos que podem nos ajudar a criar os nossos filhos para a glória de Deus!!!!

….O primeiro princípio é: ….sempre reafirme a identidade dos seus filhos não importa o que aconteça. …..A Bíblia diz o seguinte lá em Lucas 15:17-24: “Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores. E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se.”

a) ….A Bíblia diz que um belo dia o filho resolveu pegar a herança do pai ainda em vida e sair de casa….. b) ….E depois que ele gastou tudo o que ele tinha (….Com farras, mulheres, bebedeiras, amigos…) ele caiu em si e pensou o seguinte: “…..Olha, eu estou aqui sem dinheiro nenhum, estou passando fome, não tenho aonde cair morto! …..Eu vou voltar e vou pedir um emprego para o meu pai! …..Ele é um bom patrão então eu vou estar muito melhor do que eu estou hoje!”.…. c) …..Perceba que ele sabia a gravidade do que ele tinha feito…. e a expectativa dele era voltar para ser apenas um funcionário….. d) ….Mas o que foi que o pai fez???? ….O pai contratou ele???? …..O pai deu uma enxada na mão dele e disse “….Vai trabalhar porque tem muito serviço para fazer?”???? …..Não….. (….A Bíblia diz que o pai correu em direção ao filho, abraçou, beijou… mandou trazer uma roupa nova, mandou calçar sandálias nos pés, colocou um anel no dedo…. fez uma grande festa e disse “Vamos nos alegrar porque o meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado!”….).

….Em outras palavras o que o pai estava fazendo aqui???? …..Ele estava reafirmando a identidade do filho dele! …..Na cabeça do filho ele poderia ser no máximo só um funcionário! ….Mas o pai fez questão de dizer “….Você não é funcionário coisa nenhuma!!! ….Você é meu filho amado! ….Você é sangue do meu sangue e nada vai mudar isso!”. ……E essa é atitude que Deus espera de nós!!!! …..a) ….Por mais que os nossos filhos aprontem… por mais que às vezes eles deem trabalho… e façam algo que nós não gostamospor mais que eles sujem a casa todinha depois de você passar horas limpando…. FAÇA questão de dizer para eles “….Não importa o que aconteça você é meu filho e nada vai mudar o amor que eu tenho por você!!!!”…….

….Nós podemos ver esse princípio de uma maneira muito clara em Mateus 3 e 4….. a) ….No capítulo 3 tem o momento em que Jesus é batizado nas águas e a Bíblia diz que nessa hora o céu abriu, o Espírito Santo desceu sobre Ele na forma de pomba e ouviu-se uma voz do céu que dizia “….Este é o meu filho amado em quem me comprazo….”…… b) …..Depois no capítulo 4, Jesus foi levado ao deserto para ser tentado….. c) ….E, qual foi a tentação mais forte que Jesus teve lá no deserto???? ….Foi em relação a identidade dEle…. Em relação a filiação dEle…. O tempo inteiro o diabo ficava questionando a identidade de Jesus “….Se és filho de Deus manda que essas pedras se transformem em pães! …..Se és filho de Deus atira-te daqui para baixo!!!!….”…..

…..Você consegue perceber a diferença???? ….1) …Deus REAFIRMOU a identidade de Jesus…. (…..Mesmo quando Ele ainda não tinha feito nada; ….Ele ainda não tinha feito milagres; ….Ele ainda não tinha multiplicado os pães…. não tinha ressuscitado os mortos…. não tinha discípulos; não tinha começado o ministério dEle e o Pai já estava dizendo “Você é o meu filho amado e eu tenho prazer em você!”isso mostra que o amor do Pai não tem nada a ver com desempenho e sim com filiação….)….. 2) ….Então, Deus REAFIRMOU a identidade de Jesus… e, o diabo QUESTIONOU a identidade de Jesus…..

Você reafirma ou você questiona a identidade dos seus filhos???? ….Os seus filhos são sabem que eles são amados???? …..Eles sabem que não importa o que aconteça você vai continuar amando eles???? ….Está claro isso para eles???? …Ou os seus filhos não tem segurança desse amor??? .

…..Um outro princípio espiritual (que está ligado a esse primeiro) é: …..abra a sua boca apenas para abençoar os seus filhos e nunca para amaldiçoar.….. ….Você já parou pensar no nível de influência que você tem na vida dos seus filhos????? ……Você já parou para avaliar o poder de influência que as suas palavras tem na vida deles????? …. ….a) ….Esses dias eu estava me lembrando de uma coisa que a minha filha do meio falou a alguns anos atrás Mas, ela disse que não precisava pesquisar nada no Google porque o pai dela sabe de tudo (….Então, qualquer coisa que ela precisava saber era só me perguntar….)….. b) …Uma outra filha que eu não vou revelar quem é… Todo dia quando eu vou deixá-la na escola, ela fica preocupada com o cabelo… e, ela sempre pergunta “..pai, o meu cabelo está bom???”… E, eu sempre falo “Você está linda.. Eu te amo…”.c) ….É claro que eu não sei de tudo… Longe disso… Eu não sou o Google…Mas, essas pequenas coisas me fazem pensar no nível de influência que eu tenho na vida delas (….Porque tudo o que eu falar, elas vão receber como uma verdade….).d) ….E por um lado isso é muito bom, porque significa que eu tenho a confiança delas….. ….e) ….Mas por outro lado isso revela o peso da responsabilidade que eu tenho com as minhas palavras…… ( ….Outro dia, eu vi num lugar escrito que “…as palavras de um pai nunca são apenas palavras… Elas se tornam lentes através das quais os filhos enxergam a si mesmos….”.)

…É por isso que nós precisamos ter muito cuidado com aquilo que nós falamos..… POR EXEMPLO: ….1) ….Se você fala que eles são rebeldes eles vão receber essa informação como verdade e vão agir como rebeldes; …..2) ….Se você diz que eles são desobedientes e bagunceiros, eles vão acreditar no que você está falando e vão ser desobedientes e bagunceiros; …..3) ….Se você diz que eles não vão ser nada na vida quando crescerem…..Eles vão acreditar nessa mentira e muito provavelmente não vão ser nada na vida!!!! …ISSO TEM A VER COM A INFORMAÇÃO QUE ELES RECEBEM NA MENTE…. MAS TAMBÉM TEM A VER COM O MUNDO ESPIRITUAL.Porque você é autoridade na vida deles, você está influenciando e dando legalidades na vida deles com as suas palavras!!!! …A Bíblia diz que na nossa boca tem o poder da vida e da morte!!!

ENTÃO, EM NOME DE JESUS, APRENDA A PROFETIZAR COISAS BOAS! …..a) ….Aprenda a liberar palavras de bênçãos na vida dos seus filhos! …..b) ….Diga para eles (Cheio de convicção) que eles são homens e mulheres de Deus…. c) …Que eles são cheios do Espírito Santo….. d) ….Que eles são obedientes e abençoados com toda sorte de bençãos.... e) ….Que eles vão ter uma família abençoada, casamentos abençoadosf)…Que eles vão ser bem sucedidos sim profissionalmente, bem sucedidos nos estudos, que os filhos deles vão ser abençoados também…. g) …Que eles vão chegar em lugares que você nunca conseguiu chegarh) …Se vocês não abençoarem, se vocês não lançarem a semente na vida deles, ninguém mais vai fazer! ESSA RESPONSABILIDADE É SUA!

…E, por fim, aprenda a disciplinar os seus filhos….. A Bíblia diz o seguinte em Hebreus 12:5 em diante: “e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.” …..Olha o que a Bíblia está dizendo aqui para nós: …a) …Que Deus disciplina os filhos dEle….. b) …..Ele disciplina porque Ele ama…. c) ….E o alvo dessa disciplina não é a destruição mas é a benção….

…É importante eu falar sobre isso porque na cabeça de muita gente, só porque nós estamos vivemos debaixo da Graça, não existe mais disciplina….. E ISSO ESTÁ ERRADO…… a) ….Na Nova Aliança não existe mais maldição como na Velha Aliança (…..Lembra do que a lei diz????? ….Que o Senhor iria visitar a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta gerações….. Que os pais iriam chupar uvas verdes e a boca dos filhos iriam embotar.…. ISSO É MALDIÇÃO! ….É VOCÊ COLHER CONSEQUÊNCIAS DE ERROS QUE OS SEUS PAIS COMETERAM! ….E NÃO EXISTE MAIS….. A Bíblia diz que Jesus levou todas as nossas maldições na Cruz do CalvárioAleluia???!!!!..). b) ….Só que ainda assim existe disciplina!!!! …..c) ….E por que Deus disciplina???? ….Porque nós somos filhos, porque Ele nos ama e Ele quer nos ensinar……

….E é por isso que eu falo para vocês pais que: ….a) ….se você ama os seus filhos, se você se preocupa com eles você tem que disciplinar sim (….Você não pode ser negligente com os erros deles…. Eles precisam aprender que tem a maneira certa de fazer e a maneira errada de fazer.… Eles precisam aprender que tudo nessa vida têm regras e que existe limite….). ...Mas a grande questão é: …..será que nós estamos fazendo da maneira certa???? ….Os nossos filhos sabem porque estão sendo disciplinados (…Ou eles só enxergam o chinelo vindo do nada na direção deles?); …..quando você vai disciplinar você trata a pessoa ou o comportamento da pessoa????

…Existe a maneira certa de disciplinar e a motivação certa de disciplinar.…..  …..a) ….Nós JAMAIS questionamos identidade…. (Quem faz isso é o diabo), nós reafirmamos a identidade….. b) ….É por isso que quando nós vamos disciplinar nós tratamos o comportamento e não a pessoa em si….. c) ….Nós nunca chegamos dizendo “….Você vai ser disciplinado porque VOCÊ É DESOBEDIENTE! …..Porque VOCÊ É UM MAU ALUNO NA ESCOLA!”. …..Nós dizemos “Você está sendo disciplinado porque você AGIU da maneira errada! ….Porque esse comportamento não combina com você! …Você é filho de Deus e filho de Deus não faz assim!!!”…… Essa é a maneira certaNa disciplina nós tratamos o comportamento e reafirmamos a identidade….

….Só que a motivação também precisa estar certa.... A disciplina não é uma espécie de punição ou vingança só para ver o sofrimento de quem errou!!! …. A disciplina serve para ensinar aos nossos filhos que existem limites e que esses limites são seguros….. …….Graças a Deus isso não faz parte da nossa realidade…. Mas em países que vivem em guerra, é comum você ter muitos campos minados (…..Áreas enormes com um monte de bombas enterradas e que podem explodir a qualquer momento…..)….. Então o que eles fazem???? ……1) ….Eles veem com uns tratores enormes, com aqueles rolos compressor e vão passando por cima dessas áreas (….Se explodir alguma coisa não tem problema porque a máquina é muito pesada….)…… 2) ….E depois que eles explodem todas as minas eles colocam limites, eles colocam faixas ao derredor daquele lugar……

….E por que eles fazem isso???? ….Para mostrar para as pessoas que elas podem andar por ali sem medo, para mostrar que ali é seguro…… E ESSA É A NOSSA FUNÇÃO: …..colocar essas faixas (Limites) na vida dos nossos filhos; …..mostrar para eles “….Até aqui é seguro! Até aqui você pode ir! Passando dessa linha pode acontecer alguma coisa ruim!….”. …..Ao contrário do que muita gente pensa, os limites não são muros para impedir os nossos filhos de viver…. São cercas de proteção para ajudá-los a viver melhor…..

1) ….Deus não precisa de pais perfeitos…. 2) ….Os nossos filhos não precisam de pais perfeitos…. (…Até mesmo porque pais perfeitos não existem….)…. 3) ….Os que eles mais precisam são de pais que reafirmem a identidade deles4) …Pais que abençoam com as suas palavras….. 5) ….Pais que tenham coragem de colocar limites….. 6) …Pais que construam boas memórias….. 7) …Pais que estejam presente….. 8) …Pais que criem filhos para a glória de Deus!!!!