A Chuva do Céu (Zacarias 10:1)

Muitas vezes nós cantamos louvores que falam a respeito da chuva de Deus e nós não sabemos exatamente o que significa. Por exemplo, tem uma música bastante conhecida do Fernandinho que diz “Faz chover Senhor Jesus, derrama a chuva nesse lugar, vem com o Teu rio Senhor Jesus, inundar o meu coração”. Nessa música nós estamos pedindo pela chuva de Deus. Mas o que de fato isso significa? O que nós precisamos entender a respeito dessa chuva?

Esses dias eu estava conversando com alguns irmãos e eles falaram “Nossa pastor, bem que o inverno poderia ser só isso mesmo. Só esse friozinho”E eu comecei a avaliar, porque as mudanças de estação, elas são de DeusTem gente que se pudesse viveria só na mesmice do verão. Mas eu quero te dizer que sem as estações do ano seria praticamente impossível a vida na terra. 

Então, as estações do ano são extremamente necessárias e a mesma coisa acontece com a nossa vida. Tem época em que nós estamos vivendo na primavera, tem época que estamos vivendo no verão, no outono, no inverno. Tem hora que é dia; tem hora que é noite. Tem hora que está calor; tem hora que está frio. Tem época em que as coisas parecem que fluem com mais facilidade e tem época em que as coisas estão travadas, parece que o céu está fechado sobre nósTem época em que nós sentimos a presença do Senhor com tanta intensidade e tem época que parece que está tudo seco, nada nos toca. Essas oscilações são normais, fazem parte da vida e são importantes para o nosso crescimento espiritual.

Olha só o que está escrito em Zacarias 10:1: “Pedi ao SENHOR chuva no tempo das chuvas serôdias, ao SENHOR, que faz as nuvens de chuva, dá aos homens aguaceiro e a cada um, erva no campo.”. Nesse versículo nós encontramos vários princípios espirituais a respeito da chuva de Deus. E o primeiro deles fala a respeito do tempo. Existe um tempo certo de Deus para a chuva cair.

O profeta Zacarias fez questão de dizer que pediu ao Senhor chuva no TEMPO DA CHUVA. Só para você entender melhor o que eu estou falando, na Bíblia nós encontramos duas palavras gregas diferentes para tempoa palavra cronos e a palavra kairos. Cronos se refere ao tempo cronológico, é o tempo que nós temos no calendário, é o tempo contado pelo relógio (Uma hora, duas horas, um dia)Por outro lado o kairos nos fala de ciclos, de estações, de tempos específicos que Deus preparou para nos abençoar. Isso significa que existe um tempo certo do Senhor para que as coisas aconteçam na nossa vidaE é impressionante como nós vemos isso acontecendo até mesmo na vida de Jesus.

Em Lucas 2:46-47 diz assim: “Três dias depois, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. E todos os que o ouviam muito se admiravam da sua inteligência e das suas respostas.“ O contexto dessa passagem é o seguinte: o Senhor tinha apenas 12 anos de idade e Ele tinha ido com os seus pais para Jerusalém festejar a Páscoa. E a Bíblia diz que os seus pais foram embora e Ele permaneceu por lá, na sinagoga, fazendo perguntas para os doutores da lei. Inclusive no versículo 47 faz questão de dizer que os doutores da lei ficaram admirados com as perguntas que Jesus fazia. Porque eram perguntas bem inteligentes e acima da média de uma criança daquela idade.

Daí surge a questão: se Jesus era Deus, por que ao invés dEle ensinar a Palavra e fazer afirmações Ele estava fazendo perguntas? Porque o tempo dEle (o kairos de Deus) ainda não havia chegado. Ele só começou o Seu ministério aos 30 anos. Com 30 anos aí sim Ele começou a ensinar e a pregar o Evangelho. A Palavra do Senhor diz que Jesus veio na plenitude dos tempos, ou seja, no tempo certo de Deus e tudo o que aconteceu com Ele (Nascimento, ministério, morte, ressureição) aconteceram na hora certaE assim é comigo e com você. EXISTE UM TEMPO CERTO DE DEUS PARA TUDO NA NOSSA VIDA.

Zacarias menciona a expressão CHUVA SERÔDIA. Você sabe o que significa CHUVA SERÔDIA? São as últimas chuvas da estação. Você tem a chuva temporã que é a primeira chuva (Lembra dos frutos temporãos? Que são os primeiros frutos) e você tem a chuva serôdia que é a última chuva. Então existe o tempo certo de cada umaPor isso não fique ansioso ou frustrado, mas encha o seu coração de fé, porque o tempo da chuva vai chegar e está chegando na sua vida em nome de Jesus.

As vezes nós queremos adiantar as coisas, as vezes nós queremos que as coisas aconteçam logo, as vezes nós achamos que Deus está atrasado, que está demorando demais, mas acredite em mim, até a chuva no tempo errado pode gerar problemas. Quem é agricultor sabe muito bem disso: se chover o tempo inteiro ou se chover na época errada, a colheita se perde, não tem colheitaE entre a primeira e a última chuva tem que ter o sol, senão não há crescimento.

Voltando para Zacarias 10:1: “Pedi ao SENHOR chuva no tempo das chuvas serôdias, ao SENHOR, que faz as nuvens de chuva, dá aos homens aguaceiro e a cada um, erva no campo.”No finalzinho do versículo a Bíblia diz que a chuva vem e quando ela vem, ela traz consigo um aguaceiro e a erva no campo. Esse é o segundo princípio que nós precisamos entender sobre a chuva: a chuva de Deus vem para trazer abundância sobre a nossa vida.

A primeira menção de chuva temporã e serôdia está em Deuteronômio 11:14 que diz: “darei as chuvas da vossa terra a seu tempo, as primeiras e as últimas, para que recolhais o vosso cereal, e o vosso vinho, e o vosso azeite.”. Olha só, o versículo começa dizendo que o Senhor vai dar a chuva no Seu tempo (Deus manda chuva o tempo todo? Não. Ele manda no Seu tempoe como consequência dessa chuva nós vamos colher cereal, azeite e vinho. Então, é para isso que a chuva de Deus serve: para trazer suprimento, fartura, para trazer abundância sobre a nossa vida. Basta você reparar, existem lugares que não chove (como é o caso dos desertos) e não existe vida lá. É praticamente impossível alguém plantar e colher no meio do deserto. Agora aonde tem chuva, tem vida, tem colheita, tem abundância.

Vamos voltar alguns versículos, a partir do versículo 10 de Deuteronômio 11 diz assim: “Porque a terra que passais a possuir não é como a terra do Egito, donde saístes, em que semeáveis a vossa semente e, com o pé, a regáveis como a uma horta; mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas; terra de que cuida o SENHOR, vosso Deus; os olhos do SENHOR, vosso Deus, estão sobre ela continuamente, desde o princípio até ao fim do ano.”. Nessa passagem o Senhor está fazendo uma comparação entre o Egito e a Terra Prometida que era Canaã.

Canaã ao contrário do que muita gente pensa não é o céu; Canaã representa a vida abundante que Deus tem para nós aqui na terra. Então o Senhor está dizendo que o povo iria sair do Egito e iria entrar nesse lugar de abundância. Mas daí Ele faz questão de mencionar a diferença entre os dois lugares. No Egito não chove com tanta frequência, porque é um deserto. E existe um rio muito conhecido que é o rio Nilo (Que é o segundo maior rio do mundo. Ele só perde para o Rio Amazonas. Para os irmãos terem uma ideia, ele tem quase 7000km de extensão e passa por 10 países e 90% da população do Egito vive ao redor do rio Nilo). ENTÃO, NO EGITO MESMO NÃO CHOVE. Mas a 5000 quilômetros de distância, lá em Uganda aonde fica a nascente do rio Nilo chove.

E quando chove na nascente, o rio lá embaixo no Egito transborda e a terra ao redor do rio fica úmida, fértil, cheia de húmus, de matéria orgânica. E para semear basta fazer pequenos buracos no chão com o pé e jogar a sementeÉ a respeito disso que a Bíblia está dizendo aqui para nós. No Egito o povo não tinha chuva (Não tinha a bênção de Deus) e semeava com os pés, olhando para o chão. Eles dependiam única e exclusivamente do rio. Todavia, em Canaã é diferente. Em Canaã tem montes, tem vales e tem chuva. Eles não iam ter que olhar mais para o chão e depender do rio para plantar. Eles iriam olhar para o céu e depender da chuva que vem de Deus.

Ezequiel 34:26-27: “Delas e dos lugares ao redor do meu outeiro, eu farei bênção; farei descer a chuva a seu tempo, serão chuvas de bênçãos. As árvores do campo darão o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e estarão seguras na sua terra; e saberão que eu sou o SENHOR”. No versículo 26 nós encontramos a palavra outeiroOuteiro é a mesma coisa que monte. E esse monte aqui dessa passagem é o monte Sião. A Bíblia diz que no monte Sião o Senhor vai fazer descer chuvas de bençãos.

E TEM MAIS: o monte Sião na Palavra de Deus é símbolo da IgrejaEntão, em outras palavras, Deus vai liberar a chuva de bençãos para a Igreja. A chuva não é só para um ou outro não. Não tem como chover na sua casa e não chover na casa do vizinhoA chuva de Deus é coletiva. É para todo o Corpo de Cristo. Por isso esteja conectado na vida da Igreja, porque quando a chuva vier ela vai te alcançar também em nome de Jesus.

No começo de Zacarias 10:1 diz o seguinte: “Pedi ao SENHOR chuva no tempo das chuvas serôdias”Nós já entendemos que existe o tempo certo de Deus para a chuva cair. E nós entendemos que essa chuva traz a benção do Senhor. Só que Zacarias nos ensina que mesmo no tempo certo nós temos que pedir a Deus pela chuva. Foi isso o que ele fez: ele pediu pela chuva no tempo das chuvas serôdias.

Isso significa que é preciso clamar para que a chuva venha. A Palavra do Senhor é muito clara quando diz que nós já somos abençoados com toda a sorte de bênçãos. Você não vai ser abençoado, você já é abençoado. Só que tem um detalhe nessa história que muita gente se engana: tem gente que acha que pelo fato de já ser abençoado não precisa de orar mais, não precisa de pedir mais pela benção do Senhor. E isso está errado. O próprio Senhor Jesus nos ensinou que quem pede recebe, quem busca acha.

E por que isso acontece? Por que mesmo sendo abençoado nós temos que pedir? Porque pedir envolve relacionamento com Deus (E É ISSO O QUE ELE QUER, SE RELACIONAR COM VOCÊ), porque pedir libera fé e porque quando você pede e recebe você vai saber que foi Ele quem te deu e não foi uma mera coincidência.

 Joel 2:23-25: “Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos no SENHOR, vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva; fará descer, como outrora, a chuva temporã e a serôdia. As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de vinho e de óleo. Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador…”Olha só, a Bíblia está dizendo que devemos nos alegrar porque Deus vai derramar a chuva, a chuva temporã, a chuva serôdia. E como consequência a abundância vai vir sobre nós, as eiras se encherão de trigo, os lagares transbordarão de vinho e de óleo.

Mas ela termina dizendo que Ele vai restituir os anos que foram consumidos, roubados. O tempo cronos, infelizmente, não pode ser recuperado. Não tem como você voltar no tempo e fazer de novo. EU TENHO CERTEZA QUE TODO MUNDO AQUI TEM ALGO QUE FARIA DIFERENTE SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO. Mas eu quero te dizer que o tempo kairos, o tempo de Deus pode ser restituído. Talvez o diabo tenha roubado dinheiro de você, talvez ele tenha roubado a sua saúde, seus relacionamentos, sua vidaSó que quando a chuva vier tudo isso será restaurado em nome de Jesus. Haverá um novo tempo na sua vida; na sua casa; na sua família; no seu ministério; no seu casamento.