Coloque a Sua Fé em Ação (2 Crônicas 20:1-6)

A Palavra do Senhor diz lá em 1Pedro 5:8 que o diabo é o nosso adversário e vive ao nosso derredor procurando uma oportunidade para nos atacar. Isso significa que por mais que você ande no caminho do Senhor, por mais que você faça a vontade de Deus, uma hora nós vamos ter que enfrentar o inimigo cara a cara. E, era justamente isso o que estava acontecendo com o rei Josafá aqui nessa passagem. Apesar dele ser um homem justo e bom, apesar dele ser um homem de Deus, o inimigo havia se levantado contra a vida dele. O que Josafá fez diante dessa situação? Ele colocou a fé dele em ação. E, como é que ele fez isso? Como é que nós podemos colocar a nossa fé em ação?

I. QUANDO ELE VENCEU O MEDO

Em primeiro lugar, Josafá colocou a fé em ação quando ele venceu o medo. Nos versículos 2 e 3 está escrito assim: “2 Então, vieram alguns que avisaram a Josafá, dizendo: Grande multidão vem contra ti dalém do mar e da Síria; eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. 3 Então, Josafá TEVE MEDO e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá.” Olha só o que a Bíblia está dizendo aqui: no versículo 2 está escrito que uma multidão de inimigos estava vindo do mar e da Síria em direção ao povo de Deus; e, no versículo 3, continua dizendo que por causa disso o rei Josafá TEVE MEDO. E, eu quero te dizer que a estratégia de Satanás não muda. Tudo o que ele faz é para gerar medo em nós (Tudo o que ele faz é para amedrontar você). E, sabe por que? Porque ele sabe que o medo tem o poder de nos paralisar. E, na verdade, o medo em si não é o problema. Muitos homens de Deus na Bíblia tiveram medo. O grande problema é quando esse medo consegue nos paralisar; consegue nos impedir de avançar; consegue nos impedir de fazer a vontade do Senhor. 

Você já parou para pensar o tanto de coisas que você deixou de fazer por causa do medo? Quantas pessoas que poderiam ter sido salvas com a pregação do Evangelho e você não fez por causa do medo? Quantos negócios você poderia ter começado, mas não começou porque teve medo de não dar certo? Quantos projetos que eram de Deus para a sua vida, mas que nunca saíram do papel porque você teve medo de sair da sua zona de conforto? Se você não tiver cuidado o medo pode controlar completamente a sua vida. Mas, sabe o que é melhor de tudo nessa história? É que mesmo diante de um desafio tão grande, mesmo com o coração cheio de medo, o rei Josafá se posicionou e foi para a guerra. Ele não deixou que o medo o paralisasse. 

Existe uma semelhança e uma diferença entre as pessoas de sucesso e as que não tem sucesso. A semelhança é que ambas têm medo. E a diferença é que as de sucesso não se paralisam por ele e tomam uma atitude, independentemente do que estiverem sentindo. “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” 2 Timóteo 1:7

II. QUANDO AGIMOS DE ACORDO COM A NOSSA FÉ

Em segundo lugar, nós colocamos a nossa fé em ação quando nós agimos de acordo com a nossa fé. No começo, ao receber a notícia ruim, o rei Josafá não sabia ao certo o que fazer diante daquela situação (Ele se sentiu impotente, completamente limitado e sem recursos diante dos inimigos). Então, a Bíblia diz que ele e todo o povo de Judá e Jerusalém começaram a jejuar e orar buscando uma solução em Deus. É ISSO O QUE ESTÁ ESCRITO NO VERSÍCULO 4: “4 Judá se congregou para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá veio gente para buscar ao SENHOR.”Por que eles agiram dessa maneira? Por que foi que eles decidiram orar e jejuar e buscar a Deus? Porque a fé deles estava no Senhor. Porque eles acreditavam que o Senhor poderia resolver o problema deles. E, TEM MAIS: se você continuar lendo o texto você vai ver que Deus respondeu a oração do povo dizendo nos versículos 15 e 16 assim: “e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o Senhor. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus. Amanhã, descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz; encontrá-los-eis no fim do vale, defronte do deserto de Jeruel.” 

Perceba que o Senhor falou três coisas aqui para eles: a) Primeiro Ele disse para o povo não ter medo dos inimigos; b) Depois a Bíblia diz que a peleja não era do povo e sim de Deus; c) E, no final, o Senhor disse para que eles fossem para a guerra.Nós precisamos entender que a fé é muito mais do que uma afirmação positiva; a fé é muito mais do que você ser otimista; a fé é muito mais do que você simplesmente dizer que confia em Deus; a fé é uma atitude que nós temos de ir para a batalha crendo que a guerra é do Senhor e crendo que Ele vai fazer. Não adianta nada dizer que tem fé em Deus se você não tem disposição de caminhar em direção a essa fé. Como é que Josafá demonstrou a fé dele? Saindo para a batalha mesmo em menor quantidade. Como foi que Moisés demonstrou a fé dele diante do Mar Vermelho? Andando em direção ao mar, batendo o cajado na água e crendo que o Senhor iria abrir. Como foi que Pedro demonstrou a fé dele e caminhou por sobre as águas? Saindo do barco. A fé sempre vai requerer de nós uma atitude. 

III. QUANDO LOUVAMOS A DEUS MESMO EM MEIO AS DIFICULDADES

E, por fim, Josafá colocou a fé dele em ação quando louvou a Deus mesmo diante dos seus inimigos: “21 Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que, vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre.” Se você quer vencer uma guerra você tem que mandar os melhores soldados a frente do combate. Só que aqui nessa passagem, nós percebemos que Josafá fez o contrário. Ele não mandou que os melhores soldados fossem a frente do exército, ele mandou que os músicos fossem marchando na frente, cantando músicas e louvando a Deus. VOCÊ PODE ACHAR QUE É LOUCURA, MAS SABE POR QUE ELE FEZ ISSO? Porque ele estava colocando a fé dele em ação. Porque ele sabia que a vitória já era dele. E, porque ele sabia do poder que o louvor tem.

As vezes nós não temos revelação do porque nós temos o momento do louvor aqui no culto. Muitas pessoas dizem que o louvor é apenas um momento para preparar o nosso coração para receber a Palavra. Eu creio que ele nos prepara sim para a Palavra. Só que é muito mais do que isso: a) o louvor tem poder de atrair a presença do Senhor (A Bíblia diz que Deus habita do meio dos louvores do Seu povo); b) enquanto nós louvamos a Deus algo no mundo espiritual está acontecendo; c) inimigos estão sendo derrotados; d) portas estão sendo abertas; e) cadeias estão sendo quebradas; f) o favor de Deus está sendo liberado; e) Paulo disse que enquanto louvamos nós somos cheios do Espírito Santo. Por isso jamais subestime o valor do louvor. E o rei Josafá sabia disso.

 Em Juízes 1:1-2 está escrito: “Depois da morte de Josué, os filhos de Israel consultaram o Senhor, dizendo: Quem dentre nós, primeiro, subirá aos cananeus para pelejar contra eles? Respondeu o Senhor: Judá subirá; eis que nas suas mãos entreguei a terra.” Nessa passagem, o povo de Deus tinha que enfrentar os inimigos cananeus. E, então, eles consultaram ao Senhor perguntando “Senhor, qual tribo vai subir PRIMEIRO contra os inimigos?”. E, Deus respondeu: “Judá vai subir primeiro”. Até aqui pode parecer que não tem nada demais. Mas, existe um motivo muito especial para Deus dizer que Judá deveria ir primeiro. O nome Judá significa “Louvor”. Então, em outras palavras, o que Deus estava querendo dizer para o povo naquele dia é que o louvor tem que vir primeiro. A primeira coisa que você deve fazer diante das dificuldades, diante dos seus inimigos é louvar a Deus.

Sempre que nós temos o coração disposto a louvar mesmo no meio das dificuldades, quando nós honramos a Deus diante dos homens, diante da nossa família, diante dos nossos inimigos com o nosso louvor, grandes coisas acontecem: “22 Logo que começaram a cantar, o SENHOR Deus causou confusão entre os moabitas, os amonitas e os edomitas, e eles foram derrotados. 23 Os amonitas e os moabitas atacaram os edomitas e os destruíram completamente; depois os amonitas lutaram contra os moabitas, e os dois lados também acabaram se destruindo. 24 Quando o exército de Judá chegou a um lugar alto no deserto, eles viram o chão coberto de mortos; ninguém tinha escapado com vida.” NTLH  Há poder na oração, há poder na Palavra, há poder no jejum e há poder também no nosso louvor!