Multiplicando a Unção

Quando uma pessoa abre o coração e recebe o Senhor Jesus como único e suficiente Salvador da vida dela, a Bíblia diz que várias coisas acontecem ao mesmo tempo: ela recebe o perdão de Deus, ela recebe a salvação eterna, ela é justificada, toda maldição é quebrada na vida dela e acontece algo também que a Bíblia chama de Novo Nascimento… Ou seja, ela recebe a vida de Deus dentro dela e ela se torna a habitação do Espírito Santo. …E ISSO É MARAVILHOSO! PORQUE VOCÊ CARREGA O ESPÍRITO SANTO DE DEUS DENTRO DE VOCÊ! VOCÊ JÁ TEM UMA MEDIDA DO ESPÍRITO SANTO EM VOCÊ! E ELE JAMAIS VAI TE ABANDONAR! Essa é uma promessa de Deus para nós… …Só que existe uma outra medida do Espírito que é liberada SOBRE nós. Foi a medida que Jesus falou lá em Atos 1:8: “mas recebereis poder [Esse poder aqui nós também podemos chamar de unção…], ao descer SOBRE vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.”. 

…Nessa passagem, o Senhor Jesus já tinha ressuscitado e Ele passou 40 dias ensinando os discípulos a respeito do reino dos céus. E antes dEle ascender ao céu, Ele fez uma promessa maravilhosa: de que eles seriam cheios do poder de Deus (Cheios da unção) ao descer SOBRE eles o Espírito Santo. É ISSO O QUE DIZ A PRIMEIRA PARTE DO VERSÍCULO. …E quando é que essa promessa se cumpriu? No capítulo 2 de Atos, no Dia de Pentecostes! ..Atos 2:1-4: “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.”. ESSE FOI O DIA EM QUE A PROMESSA DE JESUS SE CUMPRIU…… Mas, o que a segunda parte do versículo 8 diz? “e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.”! Em outras palavras, o que o Senhor estava dizendo aqui para os discípulos? Que o poder de Deus (A unção) iria descer, mas esse poder tinha um propósito! Que era capacitar o povo a pregar o Evangelho! Capacitar o povo a servir a Deus! Capacitar o povo a viver a vida cristã normal da Igreja!

Certa vez um jovenzinho perguntou para um sábio o que era unção… e ele respondeu: “Olha só, você está vendo aquele passarinho cantando em cima do fio? …Aquilo não é unção! …Está vendo aquela vaca comendo grama no pasto? …Aquilo também não é unção!”. E o jovem já nervoso fala “Ok ok ok… mas então me diz o que é unção! Eu quero saber!”. E O SÁBIO COMPLETOU: “No dia em que você ver uma vaca em cima de um fio cantando que nem um passarinho… e um passarinho comendo grama no pasto como se fosse uma vaca… isso sim é unção!”. Então, a unção é o poder de Deus liberado SOBRE NÓS que vai nos capacitar a fazer coisas sobrenaturais! Coisas que naturalmente nós não seríamos capazes de fazer! …E ESSA, NA VERDADE, É A GRANDE DIFERENÇA ENTRE A MEDIDA DO ESPÍRITO QUE VOCÊ JÁ RECEBEU DENTRO DE VOCÊ E A UNÇÃO… porque essa medida dentro de você fala sobre quem você é (Sobre a sua identidade! Isso te faz filho de Deus! É a marca da promessa que o Senhor colocou em você!) ……E a unção (Que está fora, que reveste você) fala sobre o que você pode FAZER no Senhor! …Conseguiu pegar a diferença aí? SER e FAZER! Os apóstolos já eram filhos de Deus, porque eles já tinham o Espírito Santo dentro deles! Mas Jesus disse para eles não fazerem nada até que eles recebessem a unção! Porque a obra de Deus é sobrenatural e eles iam precisar dessa unção!

E, sabe o que é o mais interessante de tudo nessa história? É que Jesus fez a promessa, Jesus cumpriu a promessa 10 dias depois (No Dia de Pentecostes), os discípulos foram revestidos do poder de Deus pela primeira vez (Que é o que nós chamamos de batismo no Espírito Santo – quando alguém é cheio do Espírito pela primeira vez)Só que esse revestimento não parou!Volta e meia o Senhor vinha e enchia eles novamente! …Atos 10:44-48 “Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu [Essa palavra cair no original grego é a palavra ‘epipipto’ que significa ser revestido…] o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra [Aqui nessa passagem Pedro estava pregando o Evangelho na casa de um homem chamado Cornélio… ele era um centurião romano… um italiano… quando de repente o Espírito Santo veio…]. E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro [Os judeus que estavam junto com Pedro], admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo; pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus. Então, perguntou Pedro: Porventura, pode alguém recusar a água, para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo? E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então, lhe pediram que permanecesse com eles por alguns dias.”

LÁ EM ATOS 4:31 DIZ O SEGUINTE: “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo [Espera aí!!! Mas eles já não tinham sido cheios em Atos 2? Aqui está falando que eles foram cheios de novo… Por que? Porque a unção não é permanente… você precisa ser cheio constantemente…] e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.”.

Você já possui o Espírito Santo dentro de você e isso te faz filho de Deus! Ele nunca vai sair daí! Mas, a unção, o revestimento de poder precisa ser algo constante na nossa vida! …E, como é que isso acontece (Como a unção pode ser multiplicada na nossa vida)?

1) Em primeiro lugar, para a unção ser multiplicada, você precisa ter um desejo profundo no seu coração. …Eu falei aqui para vocês sobre o dia em que Pedro foi pregar o Evangelho na casa de Cornélio… mas eu não mencionei como é que Pedro foi parar lá. PORQUE PEDRO NÃO CONHECIA CORNÉLIO… Se você ler todo o capítulo 10 de Atos, você vai descobrir que Pedro teve uma visão poderosa do Senhor: a Bíblia diz que ele viu um lençol descendo do céu com todo tipo de animal impuro e uma voz que dizia para ele matar aqueles animais e comer… E ISSO ACONTECEU POR 3 VEZES… Logo depois dessa visão, no versículo 17 diz assim: “Enquanto Pedro estava perplexo sobre qual seria o significado da visão, eis que os homens enviados da parte de Cornélio [Quem foi que enviou aqueles homens atrás de Pedro? Foi Cornélio...], tendo perguntado pela casa de Simão, pararam junto à porta;”… Versículo 24 continua dizendo: “No dia imediato, entrou em Cesareia. Cornélio estava esperando por eles, tendo reunido seus parentes e amigos íntimos. Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem.”. 

O que está acontecendo aqui nessa história? Cornélio, apesar dele não ser judeu, ele queria tanto receber mais do Senhor que ele enviou homens atrás de Pedro, só para ele pregar o Evangelho. Por isso, a unção foi liberada naquela dia: porque tinha alguém com um desejo profundo no coração! O Senhor tem um depósito infinito de unção… Deus sempre tem mais para você! Mas quantos realmente querem mais da unção de Deus?

2) Segunda coisa que multiplica a unção está em Atos 5:12 que diz assim: “Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E costumavam todos reunir-se, de comum acordo, no Pórtico de Salomão.”. A primeira parte do versículo diz havia muito sinais e prodígios no meio do povoSó que depois o verso 12 conclui dizendo o porquê que havia tanta unção e sobrenatural ali: PORQUE ELES ESTAVAM REUNIDOS EM COMUM ACORDO! …Ou seja, porque havia unidade no meio do povo! Porque eles estavam caminhando na mesma direção! Porque eles tinham o mesmo coração para servir a Deus! Porque eles tinham o mesmo alvo no Senhor! 

…EXISTE UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE UNIÃO E UNIDADE: união é como se fosse um saco de batatas, todas ali, uma perto da outra… ISSO É UNIÃO… ter um monte de gente junto no mesmo lugar… MAS A UNIDADE VAI ALÉM… A UNIDADE ACONTECE QUANDO VOCÊ PEGA ESSE MONTE DE BATATAS E FAZ UM PURÊ… a unidade é quando esse povo que está perto um do outro também possui o mesmo coração, o mesmo propósito em Deus. E ISSO ATRAI A UNÇÃO DO SENHOR.

3) E, por fim, a unção é multiplicada no lugar onde tem adoração. Em Efésios 5:18-21 está escrito o seguinte: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito [Perceba que Paulo não está falando para qualquer um aqui… ele está falando para crente… para a igreja… você é alguém que precisa ser cheio do Espírito…], falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.” PRESTA ATENÇÃO: sobre o que Paulo está falando aqui? Sobre a unção (Sobre ser cheio do Espírito Santo)… Primeiro, ele diz para não embriagar com vinho, depois ele diz para sermos cheios do Espírito; e, por fim ele conclui dizendo como é que isso acontece: falando entre nós com salmos e louvando a Deus de todo o nosso coração… 

TUDO O QUE NÓS VAMOS FAZER, EU FAÇO QUESTÃO DE COLOCAR UM LOUVOR ANTES… No culto de celebração… na reunião de célula… na reunião de oração do jejum… Tem gente que as vezes até questiona “Pra que isso? Vamos partir direto para oração! Vamos partir direto para a ministração da Palavra!”. Mas, sabe por que eu faço questão de louvar a Deus? Porque eu entendi o que Paulo está dizendo aqui… porque eu sei que o louvor libera a unção do Senhor! E EU RECONHEÇO QUE EU PRECISO DESSA UNÇÃO PARA FAZER TUDO! …Você realmente quer mais unção de Deus fluindo na sua vida? Então, louve ao Senhor onde você estivervalorize o tempo de louvor… entenda que nós cantamos aqui não é para entreter você… nós cantamos para o Senhor porque nós queremos mais unção dEle!

A minha oração hoje é que você seja cheio do poder de Deus:

1) Que haja poder de Deus na sua casa, na sua família! Que os seus filhos sejam cheios do Espírito Santo! 

2) Que haja poder de Deus no seu trabalho (Que as pessoas olhem para você lá e vejam algo diferente…… que elas percebam uma paz e uma alegria diferente em você…)! 

3) Que haja poder de Deus nas nossas reuniões (Eu creio que toda reunião, seja reunião de célula, seja culto de celebração, seja uma comunhão qualquer você pode receber uma medida ainda maior)! 

4) Que você possa servir a Deus pelo poder dEle e não pela força do seu braço!

5) Que haja fluir do Senhor em tudo o que você fizer em nome de Jesus! 

ESSA É A MINHA ORAÇÃO HOJE, PORQUE EU SEI QUE É ESSE PODER, É ESSA UNÇÃO, É ESSA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO QUE VAI ACELERAR, QUE VAI VER O SOBRENATURAL DO SENHOR! Porque é esse poder, é essa unção que é o combustível que vai te fazer acelerar!