Nós Vamos com Tudo (Êxodo 3:7-14)

Uma coisa que nós precisamos entender é que por detrás de cada história da Palavra de Deus existem princípios espirituais. ……Para vocês terem uma ideia, o Egito na Bíblia não era apenas uma nação poderosa. O Egito na Bíblia simboliza o mundo sem Deus. ….Faraó (Que era o governante do Egito) simboliza o próprio Satanás, e Moisés (O grande libertador) aponta para Cristo.

……E nessa passagem que nós acabamos de ler, o Senhor chega em Moisés e chama ele para uma missão muito especial: voltar para o Egito e libertar o seu povo. …..Esse era o desejo de Deus: tirar o povo da escravidão e levar para uma terra boa, frutífera, próspera, onde eles iriam viver em paz E o que foi que Moisés disse para Deus no versículo 11? “…Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?”. ……EU FICO ATÉ IMAGINANDO A CONVERSA ALI NAQUELA HORA: “Espera aí, Senhor! Será que eu escutei direito? ….Eu já tentei isso antes e não deu certo! O negócio não é simples assim não! Eu não tenho a capacidade nenhuma!!!”…. E NO VERSÍCULO 14 O SENHOR DIZ PARA ELE:Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu SOU me enviou a vós outros.” 

…..….Qual foi a diferença entre a primeira tentativa de Moisés e essa agora? …..A diferença foi a Palavra de Deus!!!! …Na primeira vez, Moisés não tinha a Palavra de Deus!!! Só que agora ele tem!!! …Era como se o Senhor estivesse falando para ele: Eu estou enviando você Moisés, Eu sou com você Moisés e tem mais, Eu Sou o que Sou. Eu sou tudo o que você precisa. Eu sou a fonte de toda força, de toda sabedoria, de toda riqueza, de toda graça, tudo o que você precisa Moisés é de Mim!!! Então, escuta a minha voz e vai!!!! Porque agora vai dar certo!!!”.

…..Muitas vezes, assim como Moisés, nós já tentamos fazer coisas no passado que não deram certo; já tentamos abrir negócios que não deram certo; começamos projetos que foram abortados no meio; começamos coisas e não conseguimos terminar e o resultado disso tudo é frustração. . ……Mas deixa eu te dizer uma coisa: não permita que as frustrações do passado enterrem os planos que Deus tem para a sua vida HOJE. ….Não deixe as suas frustrações limitarem você. ….Antes você tentou e não deu certo, mas agora você tem a Palavra de Deus dizendo Eu sou contigo. Eu estou enviando você. Antes você tentou na sua força própria, agora você vai ver a Minha força”. É A PALAVRA DE DEUS QUE FAZ TODA DIFERENÇA….

….Depois que Moisés entendeu esse princípio, ele pegou as suas coisas e foi falar com Faraó. …Só que Faraó não queria deixar o povo ir. Então, ele começou a negociar com Moisés. …….(Êxodo 8:25-27 )….Essa daqui foi a primeira proposta que Faraó fez para Moisés: “Olha Moisés, vocês querem ir servir a Deus? Não tem problema. Só que você vai servir a Deus aqui dentro do Egito!!! Você não precisa sair do Egito para fazer isso!!!”

…… Lembra? O Egito simboliza o mundo e Faraó simboliza Satanás?Pois é: o diabo não tem problema nenhum quando você diz que serve a Deus e ainda permanece no Egito (No mundo)!!!  O diabo não tem problema quando você diz que serve a Deus e permanece com as mesmas práticas daqueles que não conhecem a Deus!!!…..No versículo 26 Moisés deu uma resposta bem interessante para Faraó: “26 …Não convém que façamos assim porque ofereceríamos ao SENHOR, nosso Deus, sacrifícios abomináveis aos egípcios”Olha só o que Moisés está dizendo para Faraó aqui: que ele não ia servir a Deus no Egito porque o que eles iam fazer não tinha nada a ver com egípcios (Era algo que ia escandalizar eles)……

PRESTA ATENÇÃO AQUI: nós não pertencemos mais a esse mundo! Nós somos cidadãos do Reino de Deus! …O que nós fazemos não tem nada a ver com o mundo! …Nós andamos na contra mão do mundo! ….O mundo está andando numa direção e a gente está andando em outra completamente diferente!!! E quanto mais na direção do reino de Deus a gente caminha, mais nós vamos escandalizar o mundo!

A segunda proposta que Faraó fez para Moisés foi: servir a Deus fora do Egito só que não muito longe. ….Em Êxodo 8:28 fala o seguinte: “Então, disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que ofereçais sacrifícios ao SENHOR, vosso Deus, no deserto; somente que, saindo, não vades muito longe; orai também por mim.”. …..Primeiro, então, Faraó tentou negociar que Moisés servisse a Deus dentro do Egito. E MOISÉS NÃO ACEITOU. …….Depois ele fez uma segunda proposta de servir a Deus fora do Egito só que não muito longe. …..Em outras palavras, a proposta de Faraó era uma proposta de SUPERFICIALIDADE….. e é exatamente a mesma proposta que Satanás faz para cada um de nós ainda hoje….. a estratégia dele não muda…. Ele vem e diz: “Olha Fulano… Você pode até servir a Deus, mas não vai muito longe com esse negócio não. ….Você pode até ir nas reuniões, mas não se envolva muito com esse negócio de igreja não. Esse negócio de célula, deixa para lá…. Cristo sim, Igreja não….”

…….Agora, deixa eu te perguntar outra coisa: o que é que tinha entre o Egito e a Terra Prometida? …Tinha o deserto! ….Se o povo saísse do Egito e não fosse muito longe, eles ainda eram presas fáceis de Faraó e tem mais…. eles caíam direto no deserto (…E, deserto é lugar de morte…. Deserto é lugar de solidão, de infertilidade…. não tem como produzir nada no deserto)! ….Para o povo de Deus conseguir chegar em Canaã e viver a vida abundante que Deus tinha para eles, eles tinham que ir longe sim! ….E infelizmente é por isso que tem muita gente que serve a Deus e ainda não consegue ver o cumprimento da promessa….. porque saíram do Egito (Já não estão mais envolvidos com as coisas do mundo)….. só que ficaram em algum lugar no meio do caminho! ….Não foram longe em Deus! Têm vivido uma vida de superficialidade!

A decisão que nós precisamos tomar é para ir com tudo, para ir mais longe, se render completamente ao Senhor, ir para águas mais profundas!

Uma outra proposta que Faraó fez a Moisés foi para servir a Deus e deixar a família para trás: (Êxodo 10:8-10) ….Só para você entender o que está acontecendo aqui… naquela época, o Egito era uma das maiores potências. …E com certeza grande parte disso dependia dos seus escravos. …..Agora, imagina se de repente centenas de milhares de escravos fossem embora do nada, o que você acha que ia acontecer? Era prejuízo na certa. ….……Foi por isso que Faraó resolveu negociar as crianças. ESSA ERA A GARANTIA QUE ELE PRECISAVA….

E, agora, eu te pergunto: Moisés concordou com essa proposta? Sim ou não? É CLARO QUE NÃO. MOISÉS NÃO ABRIU MÃO DE SERVIR A DEUS INCLUSIVE COM AS CRIANÇAS …No versículo 9, ele fez questão dizer“nós vamos com os nossos jovens, com os nossos velhos, com as nossas crianças, com as nossas mulheres! Ninguém vai ficar para trás!” ….Nós não podemos abrir mão das nossas crianças. Elas vão servir a Deus junto com a gente em nome de Jesus! …É COMO JOSUÉ FALOU: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”!!! ….Nós vamos servir a Deus com tudo… com as nossas crianças, adolescentes, jovens, com o nosso marido, com a nossa esposa, com os nossos pais… NÓS NÃO VAMOS ABRIR MÃO DE NINGUÉM EM NOME DE JESUS!!!!

E, por fim, quando Faraó percebeu que não tinha mais jeito, ele fez uma última proposta…. Em Êxodo 10:24 diz o seguinte: “Então, Faraó chamou a Moisés e lhe disse: Ide, servi ao Senhor. Fiquem somente os vossos rebanhos e o vosso gado; as vossas crianças irão também convosco.”. Em outras palavras, Faraó estava dizendo o seguinte: “Moisés: você quer servir a Deus? Vai servir a Deus, então! Pode ir onde você quiser, se quiser ir perto vai, se quiser ir longe pode ir longe…. você pode levar quem você quiser… homens, mulheres, crianças… só que tem um detalhe: deixa o seu rebanho e o seu gado aqui com a gente!!!”Ou seja, ele estava tentando negociar os bens do povo de Deus!!!!

….E, qual foi a resposta de Moisés? No versículo 25 ele disse: “Também tu nos tens de dar em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao Senhor, nosso Deus. E também os nossos rebanhos irão conosco, nem uma unha ficará;”… ….Essa história tem milhares de anos, só que a estratégia de Satanás não muda!!! ….…Toda semana o diabo vem fazer essa mesma proposta para você: “Escuta, Fulano! Por que você vai ofertar? Por que você tem que dizimar!!! Pode servir a Deus… não tem problema não!!! Mas deixa o dinheiro de fora!!! Para com esse negócio de ficar dando dinheiro para Igreja!!!”.

O diabo não quer que você sirva a Deus com o seu dinheiro porque ele sabe que para o reino de Deus avançar é necessário recurso!!! …RECURSO PARA SUSTENTAR MISSIONÁRIOS QUE ESTÃO NO CAMPO… RECURSO PARA PAGAR O ALUGUEL DO PRÉDIO… RECURSO PARA COMPRAR EQUIPAMENTOSRECURSO PARA FAZER EVENTOS EVANGELÍSTICOS e Deus vai enviar esses recursos é através de nós!!! …DEUS VAI TE PROSPERAR PARA QUE A IGREJA DELE POSSA PROSPERAR!!!

….E se você continuar lendo a história você vai ver algo ainda mais interessante: porque no final Faraó permitiu que o povo fosse servir a Deus com os seus bens e ainda por cima abençoou o povo. …É o que está escrito em Êxodo 12:35-36: “Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme a palavra de Moisés e pediram aos egípcios objetos de prata, e objetos de ouro, e roupas. E o SENHOR fez que seu povo encontrasse favor da parte dos egípcios, de maneira que estes lhes davam o que pediam. E despojaram os egípcios.” …….por que Deus usou os egípcios para prosperar o povo com objetos de ouro, de prata e roupas? …..Porque o povo ia precisar desses recursos para a viagem até Canaã…. e porque lá na frente, lá no deserto o povo ia precisar desse recurso para construir o tabernáculo e oferecer sacrifícios a Deus!!! 

……Então, entenda que: você é homem de Deus… você é mulher de Deus… e Deus te prospera com um propósito (Para que você tenha o suprimento para a sua família, mas para que a obra dEle também possa avançar).Quando você tem revelação disso, não tem limites para aquilo que o Senhor pode colocar nas suas mãos!!! PORQUE DEUS SABE QUE PODE CONTAR COM VOCÊ!!!!

……Nós temos o maior exemplo de Alguém que foi com tudo!!! ….Quando precisou salvar o homem, Deus não entregou só um pouquinho do que Ele tinha…. O Senhor entregou o que Ele tinha de mais precioso que era o Seu único Filho!!! …Deus foi com tudo!!! …E quando Paulo e os demais apóstolos entenderam isso, na cabeça deles era o seguinte: “Espera aí!!! Eu não posso viver de qualquer jeito!!! Eu não posso servir de qualquer jeito!!! Eu não posso simplesmente ficar brincando de ser crente!!! Eu preciso ir com tudo!!! Porque Deus veio ao meu encontro com tudo!!!”….

……Faraó fez muitas propostas para Moisés…. Todos os dias o diabo vem fazer propostas para nós (E nós não precisamos aceitar nenhuma delas)…. Mas, hoje o Senhor também tem uma proposta para nós: de sair do Egito de uma vez por todas… de decidir ir mais longe em Deus e não deixar ninguém para trás…… não deixar a nossa família para trás… não abrir mão da nossa esposa ou marido… não abrir mão dos nossos filhos… de servir a Deus também com os nossos bens. ESSA É A PERGUNTA DO SENHOR PARA NÓS HOJE: “E aí, vamos com tudo? …..Moisés decidiu ir com tudo!!! E, nós?”