Um Coração Apaixonado Por Jesus (João 20:1-18)

Nesse texto nós temos a primeira vez em que Jesus apareceu para alguém depois da ressurreição. Para quem foi que Ele apareceu primeiro? Para uma mulher chamada Maria Madalena. E isso é algo que nos faz avaliar: por que será que o Senhor apareceu primeiro para ela ao invés de aparecer para Pedro que era o discípulo mais ousado de todos? Ou para Tomé que precisava de ter o coração cheio de fé? O versículo 2 inclusive diz assim “Então, correu e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, a quem Jesus amava”. Esse discípulo amado aqui era João; aquele que tinha mais revelação do amor de Deus por ele. E por que Jesus não apareceu para ele primeiro?

Eu tenho certeza que Jesus queria aparecer para todos eles, tanto é que depois Ele fez isso. Mas Maria foi a privilegiada por causa do coração apaixonado que ela tinha pelo Senhor. Não era apenas uma questão de saber que era amado de Deus. Era uma questão de amar a Deus. De ser apaixonada por Jesus. E pode ter certeza de que isso fez toda a diferença.

O versículo 1 diz assim: “No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra estava revolvida.”. Quando Jesus foi crucificado muitos dos discípulos fugiram com medo, se esconderam e apenas algumas pessoas permaneceram até o fim com Ele na crucificação. Em João 19:25-26 diz: “E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho.”.

Olha só, a Bíblia menciona aqui 5 pessoas que permaneceram aos pés da cruz até o fim: Maria que era a mãe de Jesus, a irmã de Maria (Ou seja, a tia de Jesus), Maria (Mulher de um homem chamado Clopas), o apóstolo João (Que era o discípulo amado) e mais uma Maria (A Maria Madalena). Perceba então que Maria foi uma das últimas a deixar o Calvário, mas ela também foi a primeira a chegar no túmulo no domingo pela amanhã. Ainda nem tinha amanhecido e ela já estava lá buscando o corpo de Jesus. E ISSO NOS MOSTRA UM DOS SINAIS DAQUELES QUE AMAM A DEUS: quem ama a Deus quer estar perto de Deus. Quem ama a Deus quer se relacionar com Ele. Quer ter comunhão com Ele. Quer ouvir a Sua voz.

E nós vemos esse princípio de uma maneira muito clara também na vida de Davi. Ele amava profundamente o Senhor. E sabe o que ele falou no Salmo 27:5? “Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo.”.

Mateus 6:19-21: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.”. Olha só o que a Palavra de Deus está dizendo aqui: que onde está o nosso tesouro ali estará também o nosso coração. Isso significa que se o seu tesouro é o seu trabalho, o seu coração vai estar no seu trabalho. Se o seu tesouro é a sua família o seu coração vai estar na sua família. Agora se o seu tesouro, se a coisa mais importante para você é o Senhor, o seu coração vai estar no Senhor e nas coisas do Senhor. O SEU CORAÇÃO VAI APONTAR PARA AQUILO QUE REALMENTE IMPORTA PARA VOCÊ.

E essa era uma característica muito clara que Maria possuía. Ela amava tanto o Senhor que ela não conseguia pensar em mais nada. Ela não conseguia imaginar viver sem a presença dEle. A VIDA DELA ERA O SENHOR. João 20:10-11 DIZ: “E voltaram os discípulos outra vez para casa. Maria, entretanto, permanecia junto à entrada do túmulo, chorando.”. Para você ter uma ideia, depois que os discípulos viram que o túmulo realmente estava vazio, a Bíblia diz que eles voltaram para casa; eles voltaram para os seus afazeres; para a sua vida normal.

Em outras palavras, eles tinham mais o que fazer da vida. Só que Maria permaneceu desesperada chorando lá na porta do túmulo.Porque Jesus era o que ela tinha de mais importante e o coração dela estava no Senhor. A expressão chorar usada nesse texto é a palavra grega klaio e significa um chorar de desespero, um chorar que vem de uma aflição, de uma dor profunda no coração. Então era como se ela estivesse dizendo “E agora o que eu vou fazer da minha vida sem Jesus? Eu acabei de perder tudo aquilo que eu tinha de mais precioso na minha vida”.

Sabe quando é que nós iremos experimentar tudo de Cristo? Quando Cristo for tudo para nós. Quando você olhar para o lado, olhar para o outro e perceber que o que realmente importa não é a casa bonita que você mora ou o carro que você anda ou o tanto de dinheiro que você tem na sua conta, porque tudo isso vai passar; mas é quando você entender que o que realmente importa é o Senhor, porque Ele sim vai permanecer.

Depois os versículos 12 e 13 continuam dizendo assim: “e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus fora posto, um à cabeceira e outro aos pés. Então, eles lhe perguntaram: Mulher, por que choras? Ela lhes respondeu: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.”.Eu acho interessante que João não menciona alguns detalhes da aparição desses anjos. Mas a mesma história contada por Mateus no capítulo 28 versículos 1 ao 4 fala o seguinte: “No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. E eis que houve um grande terremoto; porque um anjo do Senhor desceu do céu, chegou-se, removeu a pedra e assentou-se sobre ela. O seu aspecto era como um relâmpago, e a sua veste, alva como a neve. E os guardas tremeram espavoridos e ficaram como se estivessem mortos.”

Então entenda que a aparição dos anjos não foi uma aparição qualquer. A Palavra do Senhor diz que houve um grande terremoto, a pedra que fechava a entrada do túmulo foi removida, a aparência dos anjos era como de relâmpagos, as vestes deles eram tão alvas quanto a neve. E foi algo tão poderoso que os guardas que cuidavam do túmulo ficaram paralisados como se estivessem mortos. OU SEJA, NÃO FOI UM EVENTO QUALQUER QUE ACONTECE TODO DIA. Foi algo poderoso e sobrenatural. E qual foi a reação de Maria? Nenhuma. Ela não estava nem aí para anjo. Ela nem deu moral para eles. Porque tudo o que ela queria era saber do Senhor Jesus.

Quem ama o Senhor o seu foco está nEle, o seu coração nEle. Você pode até trabalhar, você pode até ganhar rios de dinheiro, mas você não tira a sua visão do Senhor.

No versículo 14 está escrito assim: “14 Tendo dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não reconheceu que era Jesus. 15 Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, supondo ser ele o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste, e EU O LEVAREI.”. Nós não sabemos qual era o porte de Maria, se ela era forte, se ela era fraca, mas de uma coisa nós sabemos, ela realmente tinha disposição de fazer tudo o que fosse preciso para estar ao lado de Jesus. Nem que fosse apenas para ver a Sua face pela última vez. É ISSO O QUE ESSE VERSÍCULO ESTÁ MOSTRANDO AQUI PARA NÓS.

No versículo 15, ela achando que estava falando com o jardineiro, disse: “Me fala onde está o corpo do Senhor! Me fala onde colocaram que eu vou lá buscar!”. De acordo com alguns estudiosos, Jesus tinha cerca de 1.80m de altura e pesava entre 80 e 90kg. Essa é a média que eles calculam. Já é difícil carregar uma pessoa com esse porte quando ela está viva, imagina morta. E, MARIA NÃO ESTAVA NEM AÍ PARA ISSO. SE PRECISASSE ANDAR 10KM ELA ANDAVA, SE ELA PRECISASSE CARREGAR SOZINHA O CORPO DE JESUS NAS COSTAS, ELA CARREGAVA. Tudo isso por que? Porque não existe dificuldade grande demais para aquele que ama.

Em João 3:16 está escrito assim: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”. Deixa eu te perguntar uma coisa: você acha que foi fácil para o Pai entregar o Senhor Jesus para morrer? Você acha que foi fácil para o Pai ver o Filho sofrendo daquele jeito na cruz? É claro que não. FOI UM ALTO PREÇO QUE ELE PAGOU. Mas sabe por que Ele fez o que fez? Por causa do amor. Porque Deus te amou tanto, Ele fez tudo o que precisava ser feito para trazer você de volta para perto dEle. E É JUSTAMENTE ISSO O QUE NÓS PRECISAMOS ENTENDER: não existe sacrifício grande demais para quem ama.

Agora, de tudo isso que nós vimos aqui, o que mais me surpreende está nos versículos 16 e 17: “16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)! 17 Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.”. Você consegue perceber o que está acontecendo aqui? Jesus não tinha nem ido para o Pai ainda. Jesus não foi e depois voltou; Maria viu a Cristo antes mesmo do Pai. Isso é poderoso demais.

E, o que o Senhor falou para ela no começo do verso 17? NÃO ME DETENHAS. Se nós formos comparar Maria com os demais discípulos, ela não tinha muito conhecimento das escrituras como eles tinham. Na verdade, Maria nem ao menos sabia direito que Ele iria ressuscitar. Por isso, ela estava desesperada daquele jeito. Maria não era uma expert de Bíblia, a sua fé talvez não fosse a mais correta de todas, ela não era um dos 12, mas ela foi a primeira a ver Cristo ressurrecto e ela podia DETER A PRESENÇA DE JESUS ali com ela. E sabe por que? Por causa do coração que ela tinha pelo Senhor. Um coração faminto, um coração apaixonado, um coração que desejava por mais da presença dEle.

VOCÊ NÃO PRECISA TER UM CORAÇÃO PERFEITO, UMA FÉ PERFEITA, UMA VIDA PERFEITA, O QUE VOCÊ PRECISA É TER UM CORAÇÃO PARA DEUS. Q ue hoje o Senhor venha despertar o nosso coração, assim como o coração de Maria, que o Senhor nos dê o mesmo nível de paixão e amor que ela tinha pelo Senhor. E COMO RESULTADO DESSE CORAÇÃO NÓS POSSAMOS ATRAIR E DETER A PRESENÇA DELE NO NOSSO MEIO.