A Tua Graça Nos Basta (2Coríntios 12:7-10)

Alguma vez na vida você já se sentiu fraco ou incapaz de fazer alguma coisa? Existem várias situações que podem nos fazer sentir assim: pode ser um problema na família, às vezes é um problema no trabalho, com a esposa, com o marido… Às vezes é aquele dia em que você precisa trabalhar e está tão cansado que não sabe de onde tirar forças para fazer o que precisa ser feito. Para aqueles que são pais isso acontece normalmente quando os nossos filhos estão doentes. Muitas vezes nós damos remédio para eles, oramos, corremos para o hospital, levamos para fazer exame. Mas no fundo no fundo o que nós temos dentro de nós é um sentimento de incapacidade. Porque nós não conseguimos resolver o problema.

GUARDAR O CORAÇÃO DE PAULO

No versículo 7 de 2Coríntios 12 nós encontramos uma situação bem interessante. Ele começa dizendo o seguinte: “E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.”. Quem era Paulo antes de ser apóstolo de Cristo? a) Para início de conversa ele foi discípulo de um dos mestres mais conhecidos e admirados da época um homem chamado Gamaliel. A Bíblia diz que ele foi criado aos pés de Gamaliel, ou seja, ele não foi um seguidor qualquer, ele estava sendo treinado para quem sabe um dia substituí-lo. b) O próprio Paulo afirma que ele fez mais do que os outros apóstolos e isso não era soberba não, isso era realidade.

c) Paulo teve mais revelação do que os outros discípulos de Jesus (Não foi à toa que ele escreveu boa parte do Novo Testamento). d) A Bíblia afirma que Paulo foi ao terceiro céu (“Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.” 2Coríntios 12:1-4). O terceiro céu que a Bíblia está dizendo aqui é o paraíso e esse homem foi o próprio Paulo. Ele teve a oportunidade de ver com os próprios olhos como era o paraíso.

Então, se nós formos analisar a pessoa de Paulo ele tinha tudo para ser uma pessoa orgulhosa, soberba, ele tinha tudo para fazer a obra de Deus na força própria porque ele tinha muitas habilidades naturais. É por isso que ele começa o texto dizendo “Para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações”. E, aqui nós aprendemos uma lição muito importante: Deus não se agrada em ver os Seus filhos sofrendo (A PRÓPRIA BÍBLIA DIZ QUE O SENHOR SE ALEGRA EM DAR BOAS COISAS A NÓS), todavia, algumas vezes Ele mesmo permite situações difíceis para que o nosso coração seja guardado da soberba. Para que nós possamos nos lembrar quem nós somos, quem Deus é e, PRINCIPALMENTE, quem é que faz na nossa vida.

No meio do versículo 7 Paulo fala a respeito de um espinho na carne. Era esse espinho que não deixava ele se ensoberbecer. Todas as vezes em que ele era tentado a se achar demais ele olhava para o espinho na carne e se lembrava que ele era só um homem cheio de limitações e que ele dependia 100% de Deus. Que espinho era esse? Alguns teólogos dizem que era um problema de saúde que Paulo tinha. Outros dizem que era um problema de visão e que Paulo não enxergava muito bem. Há quem diga que eram as constantes perseguições que ele sofria. Nós não sabemos ao certo o que era, mas nós sabemos o propósito pela qual o Senhor permitiu esse espinho que era GUARDAR O CORAÇÃO DE PAULO.

A MINHA GRAÇA TE BASTA

No versículo 8 a Bíblia continua dizendo que Paulo orou três vezes a Deus pedindo para remover esse espinho. Orar três vezes na Bíblia significa uma oração completa, significa você ir até o fim com Deus. Por exemplo, Jesus orou três vezes no Getsêmani antes de ser preso. E, NO COMEÇO DO VERSO 9 O SENHOR DÁ UMA RESPOSTA PARA ELE: “Então, ele (Isso daqui é Deus falando para Paulo) me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.”. Você consegue imaginar a situação aqui? Paulo certamente estava sofrendo com o espinho na carne; então, ele ora uma vez e nada, ora duas vezes e nada, ora três vezes, na terceira vez o Senhor responde.

O que você acha que Paulo queria? Ele queria que Deus removesse o espinho. E o que foi que o Senhor respondeu? A minha graça te basta. Em outras palavras, Deus não respondeu do jeito que Paulo esperava. E isso é algo que nós precisamos ter revelação também: nem sempre Deus vai responder do jeito que nós esperamos. Às vezes Ele vai dizer sim, às vezes Ele vai dizer não e às vezes Ele vai dizer espera. Existem montes que precisam ser removidos e existem montes que precisam ser escalados. Muita coisa na nossa vida o Senhor vai removendo do nosso caminho e outras tantas Ele vai nos ajudando a enfrentar. É isso o que Ele está dizendo para Paulo aqui: a minha graça te basta. Ou seja: o meu favor é contigo, Eu sou propício a você, Eu estou contigo, você vai vencer, você vai conseguir, vai dar tudo certo, porque Eu vou te fortalecer.

As pessoas nos condenam porque nós falamos muito sobre a graça. Só que não tem jeito, o próprio Deus falou para Paulo aqui que a graça dEle era suficiente. E, SE ERA SUFICIENTE PARA PAULO É SUFICIENTE PARA NÓS TAMBÉM. NA VERDADE, TUDO O QUE VOCÊ PRECISA NA SUA VIDA É DA GRAÇA DE DEUS. A maioria dos pastores da Videira cumprimentam dizendo “A graça e a paz do Senhor Jesus”. Na maioria das vezes em que nós vamos começar um culto nós falamos isso.

E, em vários lugares no Novo Testamento nós vemos o apóstolo Paulo fazendo a mesma coisa. Por exemplo, olha só o jeito que ele começa a carta aos Gálatas: “1 Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos, 2 e todos os irmãos meus companheiros, às igrejas da Galácia, 3 graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do [nosso] Senhor Jesus Cristo,”. Gálatas 1:1-3

Em Efésios 1:1-2 ele começou dizendo: “1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus, 2 graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”. Esse era desejo de Paulo para essas igrejas (Graça e Paz). Todavia, perceba que existe uma sequência lógica aqui nesse texto. PRIMEIRO PAULO DIZ GRAÇA E DEPOIS ELE DIZ PAZ. E isso nos fala de um princípio espiritual: Não existe paz sem antes termos revelação plena da graça de Deus. Se você tem revelação plena da graça isso vai resultar em paz no seu coração.

QUANDO ESTOU FRACO ESTOU FORTE

No final do versículo 9 e no verso 10 nós encontramos a resposta de Paulo em relação a essa Palavra de Deus: “De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.”. Muitas pessoas quando não recebem o que estão esperando de Deus ficam chateadas, incrédulas, não querem saber mais de Deus. Mas Paulo aqui tem uma reação completamente diferente: ao invés de reclamar ele decidiu se alegrar e ele até falou algo aparentemente controverso.

Ele disse que quando ele está fraco é que ele está forte. Em outras palavras, o que Paulo estava querendo dizer aqui é que a nossa fraqueza é a oportunidade para Deus manifestar a força dEle. É quando nós falamos Senhor eu não posso, eu não consigo mais, que Ele vem e assume o controle e diz “Deixa comigo” e isso te faz forte. Porque já não é mais a sua força é a força de Deus na sua vida. E Paulo entendeu esse princípio.

Se você vive fazendo as coisas na força do seu braço uma hora o seu limite vai chegar, uma hora você não vai conseguir mais, você vai jogar a toalha. Agora quando nós andamos na força de Deus não há limites para aquilo que nós podemos experimentar. Por isso se você está se sentindo fraco ou se existe um espinho na sua carne, permita que a força do Senhor se manifeste na sua vida. Deixa Ele assumir o controle da sua casa, da sua família, do seu casamento, do seu trabalho, da sua célula em nome de Jesus, porque a graça de Deus te basta.