A Unidade na Vida da Igreja (1Coríntios 1:10-13)

Nessa passagem nós percebemos que a Igreja de Corinto estava tendo um problema muito sério de divisão. A igreja havia se dividido basicamente em 4 grupos: a) o grupo dos irmãos que só queriam ser liderados por Paulo, b) o grupo dos irmãos que só queriam ser liderados por Cefas (Ou seja, por Pedro), c) o grupo dos irmãos que só queriam ser liderados por Apolo d) e o grupo daqueles que não queriam ser liderados por ninguém, apenas por Cristo.

Então, para resolver esse problema, Paulo escreveu uma carta rogando que eles não tivessem divisões; pelo contrário, que eles tivessem uma mesma linguagem, um mesmo pensamento e um mesmo parecer. EM OUTRAS PALAVRAS, PAULO SUPLICOU COM TODAS AS SUAS FORÇAS PARA QUE OS IRMÃOS TIVESSEM UNIDADE. Por que Paulo queria tanto que eles tivessem unidade? Por que a unidade é tão importante no meio da igreja?

1. PORQUE NADA PODE SUBSISTIR SEM UNIDADE

O primeiro grande motivo é porque nada pode subsistir sem unidade. Não tem como um casamento prevalecer sem unidade; não tem como uma empresa prevalecer sem unidade; e não tem como uma igreja prevalecer sem unidade. Em Mateus 12:22-25 está escrito o seguinte: “Então, lhe trouxeram um endemoninhado, cego e mudo; e ele o curou, passando o mudo a falar e a ver. E toda a multidão se admirava e dizia: É este, porventura, o Filho de Davi? Mas os fariseus, ouvindo isto, murmuravam: Este não expele demônios senão pelo poder de Belzebu, maioral dos demônios. Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.”.

Nesse texto de Mateus nós encontramos uma cena bem interessante. Jesus tinha acabado de expulsar um demônio de um homem cego e mudo e isso gerou duas reações diferentes: a) Por um lado, a Bíblia diz que a multidão se admirou do que o Senhor tinha feito. Afinal de contas não é todo dia que se vê um milagre desses; b) Só que por outro lado, os fariseus (Que eram os religiosos da época) começaram a murmurar, dizendo “Esse daí não é homem de Deus coisa nenhuma. Ele expulsou o demônio pelo poder de Belzebu que é o maioral dos demônios”. Foi nessa hora que Jesus começou a falar “Mas, espera aí! Se Eu expulsei o demônio pelo poder do maioral dos demônios, então o reino de Satanás está dividido. É demônio brigando contra demônio. E nenhum reino dividido pode prevalecer”. Jesus usou esse exemplo com Satanás; mas isso vale para tudo, inclusive para a vida da Igreja.

Não tem como uma igreja prevalecer, não tem uma igreja avançar e crescer se houver divisão no meio dela. Infelizmente o que nós temos mais visto nos últimos anos são ministérios fechando as portas, pessoas saindo de uma determinada denominação e abrindo uma nova. E por que isso normalmente acontece? Porque não existe unidade. Pode até existir união, mas não existe unidade. O que é totalmente diferente.

O pastor Aluízio tem um exemplo muito interessante sobre a diferença entre união e unidade. Ele diz que união é como se fosse um saco de batatas; você tem ali um monte de batatas juntas, uma do lado da outra. Agora, unidade, é algo muito mais profundo, é como se fosse um purê de batatas, aonde elas estão tão juntas e misturadas que se tornaram uma coisa só.

No final de 1Corintios 1:10 o apóstolo Paulo fez questão de mostrar o conceito de unidade. Ele disse o seguinte: “Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.”. Olha só, primeiro ele pede para que não haja divisão e depois ele mostra como deve ser dentro da igreja: todos devem falar a mesma coisa, todos devem ter uma mesma disposição mental e todos devem ter um mesmo parecer. Isso é unidade.

As vezes nós temos união dentro da igreja e não temos unidade. As vezes nós temos um monte de pessoas juntas numa reunião como essa, mas cada uma com uma maneira de pensar, cada uma falando uma coisa diferente, cada uma cuidando da sua própria vida sem se importar com a do outro que está do seu lado. É CLARO QUE QUANDO SE TRATA DE COISAS PESSOAIS, CADA UM TEM O SEU ALVO, O SEU OBJETIVO, A SUA OPINIÃO, A SUA MANEIRA DE PENSAR. E isso está certo. Mas quando se trata da Igreja, quando se trata de servir a Deus, nós temos que ser uma só voz. O NOSSO CORAÇÃO TEM QUE QUEIMAR PELA MESMA COISA.

2. A UNIDADE TEM O PODER DE NOS LEVAR MAIS LONGE

Em segundo lugar, a unidade tem o poder de nos levar muito mais longe. Um texto bastante conhecido nosso é Gênesis 11:1-6: “Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar. Sucedeu que, partindo eles do Oriente, deram com uma planície na terra de Sinar; e habitaram ali. E disseram uns aos outros: Vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume, de argamassa. Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra. Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam; e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer.”.

Nessa passagem nós encontramos o momento exato em que o povo decidiu construir uma cidade e a torre de Babel. E alguém aqui sabe me dizer o que tem de errado nessa história? Nós temos pelo menos duas coisas erradas aqui: a) Em primeiro lugar, eles estavam fazendo algo que não era a vontade de Deus. Depois que Noé saiu da arca, o Senhor fez uma aliança com Noé e deu uma direção muito clara para ele. Ele disse “Olha, vocês devem se multiplicar, se espalhar e povoar toda a terra.”. E aqui nessa passagem o povo estava fazendo justamente o contrário. Eles queriam construir uma cidade e uma torre para que todo mundo permanecesse junto. Essa é a primeira coisa errada. Eles estavam contrariando uma direção de Deus.

b) E em segundo lugar, a motivação também estava errada. O versículo 4 diz assim“Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra.”. Ou seja, eles queriam glorificar o nome deles e não o nome do Senhor. ESTAVA TUDO ERRADO ALI. Só que mesmo assim o próprio Deus disse que não haveria impossível para eles.

E sabe por que? Porque havia unidade no meio deles. Porque eles tinham um mesmo coração, um mesmo pensamento, um mesmo objetivo. E isso é algo que nós precisamos entender: NÃO EXISTE IMPOSSÍVEL PARA UM POVO QUE TEM UNIDADE. QUANDO NÓS TEMOS UNIDADE NÓS PODEMOS CHEGAR MUITO MAIS LONGE.

Eu não sei quantos já perceberam como as gaivotas voam. Durante o inverno, a maioria das aves migram do norte para o sul procurando comida e procurando uma temperatura mais quente e agradável (Mais ou menos como a turma daqui do Norte. É só o inverno chegar que a galera desce tudo para a Flórida). Só que tem um detalhe: as gaivotas nunca voam sozinhas e elas sempre voam em formato de V.

A gaivota que está na frente corta a resistência do ar, de maneira que as gaivotas que estão atrás não sentem tanto o efeito dessa resistência; quando a gaivota da frente está cansada, ela vai para o final do grupo descansar, onde a resistência é menor; além disso, irmãos, as gaivotas que estão atrás emitem um som de motivação para as que estão na frente, para elas não pararem; e, como se não bastasse, quando uma gaivota tem algum problema, outras duas gaivotas deixam o bando e ficam com ela até que o problema seja resolvido.

Segundo os especialistas, dessa forma, as gaivotas conseguem voar 70% mais do que se estivessem voando sozinhas.

Essa atitude nos fala a respeito de que? A RESPEITO DE UNIDADE. A unidade tem o poder de nos levar muito mais longe.

A Igreja dos apóstolos é o grande modelo de igreja para nós. A Bíblia diz que eles perseveravam no ensino da Palavra, nas orações, havia muitos sinais e prodígios acontecendo no meio deles, dia a dia o Senhor ia acrescentando os que iam sendo salvos. Só que tem um detalhe que muita gente não percebe: eles foram tão longe e fizeram tantas coisas porque havia unidade no meio deles. Vamos ler Atos 2:42-47: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.“ Atos 2:42-47

3. A UNIDADE TEM O PODER DE LIBERAR O SOBRENATURAL DE DEUS SOBRE NÓS

E por fim, a unidade tem o poder de liberar o sobrenatural de Deus sobre nós. Vamos ler Mateus 18:18-20: “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.”.

Olha só o que Jesus está dizendo aqui nesse texto; que tudo aquilo que nós ligarmos na terra será ligado nos céus; tudo o que desligarmos na terra será desligado nos céus. Que se dois dentre nós concordarmos a respeito de qualquer coisa será concedido pelo Pai. E Ele disse ainda mais: que se dois ou três estiverem reunidos no nome dEle (Ou seja, com um mesmo propósito), Ele estará no meio deles. Vocês conseguem perceber? Tem tudo a ver com unidade. Tem tudo a ver com um povo que tem um mesmo coração. É por isso que eu faço questão de dizer que a unidade traz o sobrenatural de Deus no nosso meio.

É claro que existe poder quando você entra no seu quarto e ora em secreto. A Bíblia diz que o Pai que te vê em secreto vai te recompensar. Mas existe um poder muito maior quando nós fazemos isso juntos, em unidade, como Igreja. Porque daí já não é mais apenas a sua oração. E no final o poder é muito maior.

João 17:18-21: “Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.”.

O que me deixa impressionado com essa oração é que ela foi uma das últimas que o Senhor Jesus fez. E por mais incrível que pareça Ele não pediu ao Pai que abençoasse o povo; ou que os discípulos fossem cheios do Espírito Santo; ou que eles prosperassem.O QUE JESUS PEDIU FOI UNIDADE. Jesus pediu para que os discípulos fossem um só assim como Ele e o Pai eram um. E depois Jesus ainda disse o motivo: para que o mundo creia que o Pai o enviou. Isso significa que a nossa unidade tem o poder de testemunhar em favor de Cristo. Quando há divisão nós damos mau testemunho, mas quando há unidade o nome do Senhor é glorificado.

Que haja unidade no nosso meio; que haja um mesmo coração, um mesmo falar, um mesmo pensamento entre nós. E que nós possamos com essa unidade, ver o reino de Deus crescendo na nossa cidade.