Seja Como uma Vaca (1Samuel 5:1-12)

…..Nessa passagem nós encontramos uma situação bem interessante. ….Se você for ler alguns capítulos anteriores, você vai perceber que o povo de Israel tinha se desviado do caminho do Senhor e isso trouxe consequências terríveis. …..Eles deixaram de ser abençoados por Deus, eles já não eram mais bem sucedidos e, inclusive, eles começaram a perder as guerras contras os seus inimigos. PORQUE ERA DESSA FORMA QUE FUNCIONAVA NA VELHA ALIANÇASe você cumprisse todos os mandamentos você era abençoado… agora, se você deixasse de cumprir um mandamento sequer você era amaldiçoado…. ERA DESSE JEITO QUE FUNCIONAVA…. MAS, GLÓRIA A DEUS QUE NÓS NÃO ESTAMOS MAIS DEBAIXO DESSA ALIANÇA.

…..E, de acordo com a Palavra de Deus, em uma das batalhas contra os filisteus, a Arca da Aliança (Que era o símbolo máximo da presença do Senhor) foi roubada e colocada dentro do templo de um deus pagão chamado Dagom. ATÉ AÍ TUDO BEM. …..Mas, olha só o que está escrito a partir do versículo 3: “3 Levantando-se, porém, de madrugada os de Asdode, no dia seguinte, eis que estava caído Dagom com o rosto em terra, diante da arca do SENHOR; tomaram-no e tornaram a pô-lo no seu lugar.”. 

Você consegue imaginar a cena? Os filisteus colocaram a Arca da Aliança dentro de um templo junto com a estátua do deus Dagom. ….E, no outro dia, quando eles chegaram lá para ver a estátua, ela estava caída no chão, com o rosto para baixo. ….Então, o que eles fizeram? Levantaram a estátua e foram embora. …..No dia seguinte, eles encontraram a estátua caída novamente, só que dessa vez, a estátua estava sem braços e pernas e, além disso, estava prostrada diante da Arca da Aliança. 

E ESSE É O RETRATO DO DEUS QUE NÓS SERVIMOS. ….NÓS NÃO SERVIMOS A DEUS QUALQUER, NÓS SERVIMOS AO REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. ….DIANTE DO NOSSO DEUS, A BÍBLIA DIZ QUE TODO JOELHO SE DOBRARÁ E TODA LÍNGUA CONFESSARÁ QUE ELE É O SENHOR. …É POR ISSO QUE VOCÊ NÃO PRECISA TER MEDO DE NADA! ….Porque maior é Aquele que está em nós do que aquele que está no mundo! Mais numerosos são aqueles que estão do nosso lado do que aqueles que estão contra nós!!!!

……Lembra do dia que o Senhor Jesus foi preso no Getsêmani? ….A Bíblia diz que os soldados chegaram e como eles não sabiam exatamente quem era o Senhor, eles perguntaram: “E, aí, quem é esse tal de Jesus?”E, na hora que Jesus falou “Sou Eu! Eu sou Jesus!”os soldados caíram no chão!!! ….ESSE É O PODER DO NOSSO DEUS….Só de falar o nome de Jesus, o mundo espiritual é abalado e os demônios caem por terra!!!!Um Deus que é tão poderoso que nem a morte teve poder contra Ele!!! ….Por isso, a Bíblia diz que Ele se entregou a morte, porque a morte não podia matá-lo!!! E MESMO ASSIM NO TERCEIRO DIA ELE RESSUSCITOU!!! 

….Se você continuar lendo a história, você vai ver que além da estátua se prostrar diante da Arca, o povo também começou a ficar doente e morrer…. e então eles pensaram“Espera aí, tem alguma coisa errada!!! Desde que a gente trouxe essa arca aqui para dentro do templo tudo quanto é coisa ruim tem acontecido!!! Vamos dar um jeito de devolver ela!!!”

E, É AÍ QUE A HISTÓRIA COMEÇA A FICAR AINDA MAIS INTERESSANTE (1Samuel 6:7-12)…. O que você faria se alguém chamasse você de “vaca”? Você ia achar bom ou ruim? Com certeza, você não ia gostar de jeito nenhum. Até mesmo porque a depender do contexto, ser chamado de vaca é um xingamento. ….Mas, e se eu te falar que você precisa ser como uma vaca? Nesse texto de 1Samuel 6 nós temos várias lições que nós podemos aprender com as vacas filistéias. …..NA VERDADE, AS MESMAS ATITUDES QUE ESSAS VACAS TIVERAM, NÓS TAMBÉM PRECISAMOS TER. ….E, que atitudes são essas?

1. EM PRIMEIRO LUGAR, A VACA FILISTÉIA É AQUELA QUE MESMO CONTRARIANDO OS PRÓPRIOS DESEJOS, ELA FAZ A VONTADE DE DEUS. Mesmo contrariando os seus instintos mais básicos de vida, ela obedece e segue o caminho do Senhor.

No versículo 7, a Bíblia fez questão de dizer que aquelas vacas possuíam crias, elas tinham bezerros: “7 Agora, pois, fazei um carro novo, tomai duas vacas com CRIAS…”.  ….Eu não sei quantos aqui já tiveram a oportunidade de ir em fazendas, de mexer com gado…. mas uma coisa interessante que acontece é que uma vaca nunca sai de perto da sua cria. ….Se ela tem um bezerro que está sendo amamentado, ela não deixa de jeito nenhum. Esse é um instinto natural dela. ….Se por algum motivo, você tira o bezerro da vaca, ela vai fazer de tudo para encontra-lo.

E qual foi o teste que os filisteus fizeram? ….Eles pegaram duas vacas com cria, cheias de instinto materno, loucas para ficarem perto dos seus filhotes e avaliaram: “Bom, nós vamos soltar as vacas! …..Se por acaso elas forem em direção a Israel, pode ter certeza que o Deus de Israel é que fez todas essas coisas ruins com a gente! …..Agora, se elas voltarem e forem em direção as crias delas, tudo isso o que aconteceu foi só uma coincidência!”. ….E, qual foi o resultado disso? As vacas foram em direção a quem? …..Mesmo contrariando o instinto materno, elas deixaram as crias para trás e foram em direção a Israel.

E, essa é a primeira lição que nós precisamos aprender: 1) ….nós não podemos andar de qualquer jeito; 2) ….nós não podemos viver de qualquer jeito….3) …..nós não podemos andar de acordo com a nossa mente, de acordo com as nossas emoções, de acordo com aquilo que EU ACHO ou DEIXO DE ACHAR 4)…….nós não podemos andar segundo o curso desse mundo, 5)….nós PRECISAMOS andar de acordo com o caminho que Deus tem para cada um de nós ….O que você acha que aqueles filisteus estavam esperando? Que as vacas voltassem para as crias. Porque essa era a coisa mais lógica que podia acontecer. ….Só que elas fizeram exatamente o contrário! …..E, ASSIM DEVE SER O POVO DE DEUS! …..NÓS PRECISAMOS ANDAR NA CONTRA MÃO DA LÓGICA DESSE MUNDO!

Eu sei que muitas vezes nós somos tentados a seguir pelo caminho mais fácil. …muitas vezes nós somos tentados a andar numa direção porque todo mundo está indo naquela direção (Porque é a direção mais lógica) …Muitas vezes as nossas emoções estão a flor da pele. ….Só que a mensagem de Deus para nós hoje é: SEJA COMO AS VACAS FILISTÉIAS! …..NÃO SIGA PELO CAMINHO FÁCIL OU PELO CAMINHO DIFÍCIL, SIGA PELO CAMINHO DO SENHOR! ….PERMANEÇA FIRME NA DIREÇÃO DE DEUS! …..E SURPREENDA O INFERNO…… QUANDO TODO O INFERNO ESTIVER ESPERANDO UMA COISA, ESPERANDO QUE VOCÊ VAI DESISTIR, ESPERANDO VOCÊ JOGAR A TOALHA, QUANDO TODO O INFERNO ESTIVER ESPERANDO VOCÊ DIZER “Passa de mim este cálice”…. DÊ UM GRITO BEM ALTO E FALE “Masssss…. Que seja feita a vontade do Senhor”

No versículo 7 de 1Samuel 6 diz assim: “SOBRE AS QUAIS NÃO SE PÔS AINDA JUGO…”. ….Essa é uma outra característica que aquelas vacas tinham: primeiro, elas tinham crias, e segundo elas nunca tinham recebido jugo.ninguém nunca tinha colocado peso algum sobre elas, elas nunca tinham puxado arado, nem carroça…

…..Eu não sou nenhum conhecedor profundo dessas coisas de fazenda….. mas eu fiz algumas pesquisas e eu descobri que da primeira vez em que você coloca o jugo sobre uma vaca, o negócio é meio complicado. Como é algo novo, pesado, que prende o pescoço, que incomoda, na primeira vez, a tendência é a vaca não querer aceitar o peso. E, se não tiver cuidado, pode até machucar a vaca…

Só que o mais interessante de tudo é que quando os filisteus colocaram o jugo pela primeira vez nessas vacas, ali no momento de devolver a Arca da Aliança, elas não estranharam, elas não sentiram peso nenhum, elas não sentiram a menor diferença (E, OLHA QUE NÃO ERA SÓ A ARCA QUE ELAS ESTAVAM CARREGANDO. ALÉM DA ARCA, TINHA O PESO DO PRÓPRIO CARRO E TINHA TAMBÉM UM COFRE CHEIO DE OBJETOS DE OURO QUE O POVO TINHA COLOCADO COMO OFERTA). …..E, mesmo assim, sabe por que elas não estranharam…. sabe por que elas conseguiram ir até o fim e cumprir o propósito? PORQUE ELAS ESTAVAM CARREGANDO A ARCA DE DEUS!

Quando nós estamos cheios da presença de Deus, quando nós estamos carregando a presença do Senhor, não existe trabalho que seja pesado demais. …….…..Às vezes, eu olho vejo irmãos tão cansados e sobrecarregados, quase que na exaustão… E, de duas uma:

  1. Ou você está lutando uma guerra que não é sua… ou você está fazendo algo que Deus não mandou você fazer… e você não está indo em direção a Israel…
  2. Ou, então, pode ser que esteja faltando a arca da aliança…. Está faltando o combustível, está faltando o óleo da presença do Senhor;

A minha oração é que você tomar a decisão de ser uma vaca filistéia (Que você tome a decisão de ser andar não segundo o caminho mais fácil ou mais difícil… andar não segundo a lógica desse mundo ou na direção que todo mundo está andando…. mas que você decida andar pelo caminho do Senhor)…. b) E a minha segunda oração é que o Senhor venha te consolar e liberar do óleo fresco da unção…. Que você possa ser cheio da presença de Deus…. Que você receba hoje do combustível celestial para fazer aquilo que você tem que fazer em nome de Jesus!!!!