Os Dois Montes de Deus – II

Comparar o monte Sinai com o monte Sião é comparar a Velha Aliança com a Nova Aliança!!!! É comparar a Lei com a graça!!!!! 1) O monte Sinai representando a Velha Aliança do Velho Testamento (Porque foi lá que a lei foi dada para Moisés)….. 2) ….E o monte Sião representando a Nova Aliança do Novo Testamento (Porque foi em Sião que o Senhor Jesus foi crucificado e firmou a Nova Aliança)……. Deus não quer mais mover no monte Sinai, Deus quer mover no monte Sião….. Deus não quer que você viva no monte Sinai, Deus quer que você viva no monte Sião…… Deus não quer se relacionar com você no monte da Lei, Deus quer se relacionar com você no monte da graça…… E por que isso????

Porque o monte Sinai era um lugar de morte enquanto o monte Sião era um lugar de vida. ………….O monte Sinai, ao contrário do que muita gente pensa, não fica em Israel. …….Ele na verdade fica no sul da península do Sinai no Egito. ……..E, ele possui quase 2300 metros de altura. NÃO É QUALQUER UM QUE CONSEGUE SUBIR. ……A caminhada é longa, desgastante….. eles têm que levar bastante água, barras de cereal, é muito quente. Eles têm que sair de madrugada (Antes do sol nascer)…… são horas e horas subindo; ……e quando chegam lá em cima, eles passam apenas alguns minutos e já tem que descer. ENTÃO, NATURALMENTE FALANDO, O MONTE SINAI JÁ É UM LUGAR QUE TE MATA SÓ NA SUBIDA. 

MAS, EM ÊXODO 32:25-28 TAMBEM DIZ ASSIM: “25 Vendo Moisés que o povo estava desenfreado, pois Arão o deixara à solta para vergonha no meio dos seus inimigos, 26 pôs-se em pé à entrada do arraial e disse: Quem é do SENHOR venha até mim. Então, se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi, 27 aos quais disse: Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Cada um cinja a espada sobre o lado, passai e tornai a passar pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, cada um, a seu amigo, e cada um, a seu vizinho. 28 E fizeram os filhos de Levi segundo a palavra de Moisés; e caíram do povo, naquele dia, uns três mil homens.”  Em Êxodo 31 e 32, nós encontramos o momento em que Deus dá as leis para Moisés no monte Sinai. …….Moisés tinha subido no monte e o povo ficou acampado, esperando lá embaixo. Só que quando Moisés desceu, depois de alguns dias, a Bíblia diz que o povo havia se desviado e eles tinham construído ídolos e estavam adorando bezerros de ouro.

E, a partir do verso 25 nós encontramos a consequência disso: …….Moisés chamou todos os homens de Deus que não haviam se desviado, mandou que eles pegassem a espada e matassem os infiéis que estavam do seu ladoEssa tragédia aconteceu aos pés do monte Sinai…..NESSE DIA, CERCA DE 3 MIL PESSOAS MORRERAM….… Então, perceba que o monte Sinai era um lugar de maldição….. era um lugar de morte…… E assim é a lei. …….No dia em que a lei foi dada, 3000 pessoas morreram….. A Bíblia diz que quem vive debaixo da lei está vivendo debaixo de maldição e morte (Gálatas 3:10,11). 

Tudo isso o que aconteceu em Êxodo 32, aconteceu 50 dias depois da celebração da Páscoa…… 50 dias depois que o povo foi liberto do Egito……… ESSE DAQUI FOI O PRIMEIRO PENTECOSTESSe você pesquisar um pouco você vai descobrir que os judeus celebram o Dia de Pentecostes como sendo o dia em que eles receberam as leis de Deus. ESSE FOI O PRIMEIRO PENTECOSTES……. Aconteceu aos pés do monte Sinai, no dia em que a lei foi dada, e que cerca de 3 mil pessoas morreram….

Todavia, lá em Atos 2 nós encontramos o que é o Pentecostes de acordo com o monte Sião, de acordo com a graça, debaixo da Nova Aliança: “1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; 2 de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. 3 E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. 40 Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. 41 Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.”.  Atos 2:1-4;40-41. 

Você está conseguindo perceber a diferença????? …….No primeiro Pentecostes, debaixo da lei, lá no monte Sinai, 3000 pessoas morreram…….. Mas, no Pentecostes da Nova Aliança, que aconteceu no monte Sião, 3000 pessoas nasceram de novo e receberam uma nova vida.  Sinai aponta para lei, aponta para morte; …..Sião aponta para a graça, para a vida. Sinceramente, o que é você deseja? ……Morte ou vida? …..Bênção ou maldição??? Então, decida caminhar pelo caminho da graça. …Decida viver em Sião. ……Decida viver debaixo da Nova Aliança e não da Velha Aliança….

Uma outra grande diferença é que no monte Sinai nós somos insuficientes e no monte Sião nós somos completos. ………As vezes eu encontro pessoas mais religiosas e legalistas que querem viver debaixo da lei….. E, eu percebo que elas não fazem nem ideia da dimensão dessa lei que elas dizem que estão seguindo…… Porque na cabeça delas, a lei são apenas os 10 mandamentos….. Mas, na verdade existiam 613 mandamentos que as pessoas deveriam seguir.

E, DE ACORDO COM A LEI JUDAICA, ESSE NÚMERO 613 TEM UM SIGNIFICADO ESPECIAL: …..de acordo com os rabinos existem 248 articulações e ossos no corpo humano. ……Esse é o número das PRESCRIÇÕES, ou seja, esse é o número de coisas que estão na Lei e que eles TINHAM que fazer. ……E, os outros 365 mandamentos restantes são 365 PROIBIÇÕES….. ou seja, são coisas que eles não podiam fazer de jeito nenhum (“Não faça isso, não faça aquilo outro. Não coma isso, não coma aquilo.). ……E, por que 365? …….Para lembrar o povo de que todos os dias do ano eles tinham que seguir a lei. 

E, eu pergunto: quem daria conta de cumprir todos os esses 613  mandamentos durante os 365 dias do ano? ……Ninguém. …….. E ESSE É O PROBLEMA DA LEI……NINGUÉM CONSEGUE CUMPRIR COMPLETAMENTE… …Quando você se olha pela régua da lei, você sempre vai ser insuficiente…… você sempre vai ser incapaz….. vai sempre faltar alguma coisa…… você sempre vai se sentir acusado, em falta, devedor…… porque é impossível para o homem cumprir toda a lei….

Agora, vamos ver o que Hebreus 12:22-23 diz:22 Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembléia 23 e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados,. Quando Deus olha para você do Sinai, Ele vê uma pessoa insuficiente….. Deus vê um pecador que não consegue cumprir a lei (…….Está sempre faltando alguma coisa); ……mas quando Deus olha para você do monte Sião, do monte da graça…… Ele vê alguém justo e aperfeiçoado, alguém completo em Cristo Jesus. 

E, por fim, o monte Sinai é um lugar de instabilidade, mas o monte Sião é um lugar inabalável. …….Em Êxodo 19:16-18, a Bíblia faz questão de mencionar que quando Deus falava, o monte Sinai tremia: “16 Ao amanhecer do terceiro dia, houve trovões, e relâmpagos, e uma espessa nuvem sobre o monte, e mui forte clangor de trombeta, de maneira que todo o povo que estava no arraial se estremeceu. 17 E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte. 18 Todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.”

No começo do ano, nós tivemos uma grande tragédia na região da Turquia….. Mais de 50 mil pessoas morreram por causa de um terremoto que aconteceu de madrugada, enquanto todos os estavam dormindo….. E, essa questão de terremotos é delicada, porque infelizmente até hoje não existe tecnologia capaz de prever quando um terremoto vai acontecer….. ELES SÓ CONSEGUEM PREVER MINUTOS ANTES…. Então, não dá para fazer muita coisa!!!! …….E, sinceramente, você escolheria um lugar desses para morar (…..um lugar cheio de terremotos)? ….Muito provavelmente não. …..E, por que? ……Porque é um lugar inseguro…… é um lugar onde você vai viver o tempo inteiro aflito…. porque a qualquer momento pode acontecer um terremoto e você pode se machucar…… você pode perder a sua família, a sua casa pode cair. …..O MONTE SINAI ERA DESSE JEITO, CHEIO DE INSTABILIDADES.

Mas, vamos ver o que a Bíblia diz a respeito de Sião. Salmo 125:1 também diz assim“Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre.”. ……A Bíblia não está dizendo que “aqueles que confiam no Senhor são como o monte Sinai”, ela diz que aqueles que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala e permanece firme para sempre”. ……

E, essa é mais uma grande diferença entre a Lei e a Graça: …..a) na Lei tudo é muito instável….. b) …..na Lei você nunca tem certeza de nada…. c) …..Você nunca sabe se fez o suficiente…. Se fez tudo o que tinha que fazer…. d) …..Na Lei você nunca sabe se vai ser abençoado ou amaldiçoado… e) ……Na Lei você nunca sabe de Deus vai ser favorável a você ou não…… Mas, na graça nós podemos ter a certeza de que Deus é por nós e não contra nós…. Na graça nós podemos ter a convicção de que a bênção do Senhor está sobre a nossa vida….. Na graça, a Bíblia diz que nós JÁ SOMOS abençoados com toda sorte de bênçãos em Cristo Jesus….. Na graça, a Bíblia diz que nós já temos o SIM e o AMÉM de Deus para todas as Suas promessas na nossa vida!!!!! ….É POR ISSO QUE NA GRAÇA, NO MONTE SIÃO, NÓS SOMOS INABALÁVEIS!!!! …PORQUE NA LEI TUDO DEPENDE DE NÓS, MAS NA GRAÇA TUDO DEPENDE DE CRISTO!!!

Salmo 132:13-16: “13 Pois o SENHOR escolheu a Sião, preferiu-a por sua morada: 14 Este é para sempre o lugar do meu repouso; aqui habitarei, pois o preferi. 15 Abençoarei com abundância o seu mantimento e de pão fartarei os seus pobres. 16 Vestirei de salvação os seus sacerdotes, e de júbilo exultarão os seus fiéis.”. …….o Senhor tem bênçãos em abundância para cada um de nós. …….A grande questão é que essas bênçãos não vem do Sinai, elas vêm de Sião. ……Elas vêm do lugar da graça e não do lugar da lei. ……No Sinai a bênção depende do que nós fazemos. …..Em Sião, a bênção depende tão somente da bondade do Pai.