Deus Não Esquece e Nem Se Atrasa

Você já se esqueceu de alguma coisa (…Data de casamento… aniversário da esposa… esqueceu de algum evento da igreja… esqueceu que era vez de levar o lanche da célula)? ……Tem gente que tem problema com o esquecimento; e tem gente que tem um outro problema que é o atraso. …Não consegue chegar na hora certa de jeito nenhumpode começar a se arrumar 10 horas antes (Mas, sempre acontece “alguma coisa” que chega atrasado)Chega atrasado na escola…. chega atrasado no trabalho…. na reunião de célula… chega atrasado no culto (Chega depois do louvor, na hora do “Amém”)…..!!! ….ESSE É O SER HUMANO... As vezes nós esquecemos…. as vezes nós chegamos atrasado!!!! .……Mas, deixa eu te dizer uma coisa: ….O NOSSO DEUS NUNCA SE ESQUECE E ELE NUNCA SE ATRASA!!! …ELE SEMPRE CHEGA NA HORA CERTA!!!

….Em Gênesis 30:22 está escrito o seguinte: “Lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a fez fecunda. Ela concebeu, deu à luz um filho e disse: Deus me tirou o meu vexame. E lhe chamou José, dizendo: Dê-me o Senhor ainda outro filho”. Isso é que é fé!!!! ….A Bíblia diz que Raquel era uma mulher estéril…. Deus foi lá, deu um filho para ela… e ela vai e coloca o nome de José que significa ‘Dê-me o Senhor ainda outro filho’. ……Era como se ela estivesse dizendo ‘O Deus que me deu um filho, pode me dar outro! …Ele deu um, pode dar dois!e foi exatamente isso o que aconteceudepois de José ela ainda teve mais um filho chamado Benjamin.…… ESSE É O NOSSO DEUS… um Deus de milagres!!! …Um Deus que faz a mulher estéril ser uma mãe alegre de muitos filhos!!!

……..Só que no começo do texto tem uma coisa que chama a atenção: …..a Bíblia diz que Deus “se lembrou” de Raquel!!!!.Fica até parecendo que Deus por algum momento se esqueceu!!!Não é verdade? …….Parece que Deus estava lá no céu ocupado, correndo para cima e para baixo com um monte de coisa, quando de repente Ele lembrou “Nossa, Miguel do céu!!! Espera aí!!! Para tudo!!!! …..Tem Raquel!! Eu preciso ir lá e abençoar a vida dela com um filho!!! Nossa Eu tinha me esquecido completamente!!!” ….Não fica parecendo isso???Fica… ……Mas, esse lembrar da Bíblia não quer dizer que Deus esqueceu!!! ….Significa que chegou a hora certa de Deus agir!!!Até o versículo 21 ainda não era a hora de Deus agir na vida de Raquelsó que versículo 22 chegou a hora!!! ….Por isso, a Bíblia diz que Deus se lembrou de Raquel!!!

….E honestamente: ….quem já pensou que Deus se esqueceu de você? ….Talvez você está aí há anos querendo alguma coisa… batalhando… lutando… orando… pedindo… você vê outras pessoas recebendo e nada de você receber… qual é o pensamento que vem na nossa cabeça?.”Deus se esqueceu de mim! …Só pode!”…. Eu fico imaginando Raquel……. Raquel era esposa de Jacó… e Jacó tinha uma outra esposa chamada Lia (E que por acaso era irmã mais velha de Raquel)……. Lia já tinha dado uns 6 filhos para Jacó e nada de Raquel ficar grávida……

…..Você consegue imaginar o sofrimento de Raquel? …. Com certeza em algum momento ela também foi tentada a pensar que Deus tinha se esquecido dela!!! ….Eu já fui tentado a pensar isso muitas e muitas vezes…. …..Mas, sabe de uma coisa? ….Deus não se esquece e nem se atrasa!!! ……No tempo certo Deus vem agir em nosso favor!!! …..…Eu sei que o tempo de espera é um grande teste na nossa vida, MAS ACREDITE EM MIM: se as coisas ainda não aconteceram, não é porque Deus se esqueceu…. é porque o Senhor está preparando algo muito melhor para a sua vida!!!!  …..Só para você ter uma ideia, Lia deu muitos filhos para Jacó!!! ….Mas foi Raquel quem gerou Joséque foi a pessoa que simplesmente salvou toda a nação de Israel da fome e da morte!!!Se ainda existe a nação de Israel hoje com certeza é por causa de José!!!! 

……O próprio José também passou por essa situação… por esse tempo de espera… por essa tentação de achar que Deus tinha se esquecido dele!!! …….Você conhece a história…… A Bíblia diz que Deus deu um sonho para José de que ele iria governar sobre a casa dele….. De que ia ter uma posição de destaque entre todos os seus irmãos…. E ao invés das coisas melhorarem para ele, a princípio, tudo parece que deu errado!!!! ….DEUS FALOU QUE ELE IRIA GOVERNAR SOBRE A CASA DELE…. E QUANDO PENSA QUE NÃO, ELE FOI TIRADO A FORÇA DA CASA DELE E VENDIDO COMO ESCRAVO NUMA TERRA DISTANTE, QUE ERA O EGITO……. E, ainda por cima, nessa terra distante ele foi acusado injustamente de assediar uma mulher e foi preso….. 

……Nós não sabemos ao certo quantos anos José ficou preso... ….Só que a Bíblia diz que de repente lá na prisão chegaram o padeiro-chefe de Faraó e o copeiro…. UM BELO DIA, OS DOIS TIVERAM UM SONHO…. E José interpretou o sonho deles: a) …..Para o copeiro ele disse que em 3 dias ele seria restituído na posição dele e voltaria para o palácio… b) …..E para o padeiro-chefe a notícia não foi tão boa assim. ….José disse que em 3 dias ele seria morto!!!! …….E aconteceu exatamente do jeito que José tinha falado!!!! .……E, isso é interessante, porque os dois tiveram um sonho e em 3 dias o sonho deles se realizaram…. E José já estava esperando há 11 anos o sonho dele ser realizado e nada de acontecer!!!! 

…..Em Gênesis 40:14 diz assim: “Porém lembra-te de mim, quando tudo te correr bem; e rogo-te que sejas bondoso para comigo, e faças menção de mim a Faraó, e me faças sair desta casa”…. ISSO DAQUI É JOSÉ FALANDO PARA O COPEIRO“Olha só camarada…. eu te ajudei aqui com o seu sonho…. daqui a 3 dias você vai voltar a trabalhar no palácio… você vai voltar a ter moral… vai trabalhar com a pessoa mais importante daqui do Egito… quando você chegar lá, lembra de mim!!!! Fala de mim para Faraó para ele me tirar dessa prisão!!!!”….. Só que no versículo 23 continua dizendo o seguinte: “O copeiro-chefe, todavia, não se lembrou de José, porém dele se esqueceu.” 

….Eu sei que muitas vezes nós queremos colocar a nossa confiança em pessoas…. nós esperamos que pessoas nos ajudem…. MAS, É ISSO O QUE ACONTECE: as pessoas simplesmente se esquecem de nós…… as pessoas se esquecem do bem que nós fizemos para elas…..… elas se lembram do que você fez de ruimnão é verdade?.99,9% das vezes você só abençoa… 1 vez que você deixa de fazer alguma coisa ou faz alguma coisa que a pessoa não gosta ela nunca mais vai esquecer!!! ….…É POR ISSO QUE A BÍBLIA DIZ QUE A NOSSA CONFIANÇA TEM QUE ESTAR EM DEUS!!! Porque é Deus quem vai fazer!!! ….Ele pode até usar pessoas, mas no final das contas é Ele quem vai fazer na nossa vida!!! ……As pessoas podem até se esquecer de nós, só que o Senhor não esquece!!!! …..”Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.” Isaías 49:15

…..Gênesis 41:1: “Passados dois anos completos [Quantos anos tinha passado depois que José falou com o copeiro? Dois anos!!! …E nesses dois anos, ele lembrou de José? Não lembrouE ISSO FOI DE DEUS, sabe por que? ….Porque tudo tem a hora certa!!! …Sempre tem a hora certa de Deus se lembrar e agir!!! ……PRESTA ATENÇÃO AQUI: Se o copeiro tivesse lembrado de José 2 anos atrás, sabe quem seria José?No máximo um cara gente boa, que tinha sido injustiçado e que Faraó tirou da prisão!!! . …ESSE SERIA JOSÉ ……Só que dois anos depois era a hora certa, o momento certo de Faraó ter um sonhoE quem é que vai interpretar o sonho?José…. E por causa dessa interpretação, dois anos depois, José saiu da prisão para ser governador do Egito…Ele dormiu na prisão e acordou no palácio.]”…. 

….E isso tem tudo a ver com a gente, porque as vezes você está aí querendo só ser livre da prisão…  quando Deus está falando “Espera só mais um pouquinho!!! Vamos lá, tenha paciência!!! Eu não me esqueci de você!!! …..Parece que está demorando, mas é porque Eu estou alinhando todas as coisas!!! Eu estou alinhando todas as circunstâncias porque eu não quero você apenas saia da prisão, Eu quero te colocar numa posição que você nunca imaginou que seria possível chegar!!!”…. POR ISSO: Jamais desista!!! …..Deus não se esquece de você!!! …Ele NUNCA se atrasa!!! …Ele sempre age na hora certa!!! ….Se por acaso as coisas ainda não aconteceram do jeito que você estava esperando é porque Deus está preparando algo muito melhor!!!! …E, quando a hora certa chegar, você vai dormir na prisão e vai acordar no palácio!!!!

……E um terceiro exemplo é o de Ana… Eu sei que a gente fala muito sobre a história dela… Mas, eu quero enfatizar um ponto específico que está lá em 1Samuel 1:10: “levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao Senhor , e chorou abundantemente.” ….Ana estava passando aqui pelo mesmo desafio de Raquel (Que nós falamos no começo da ministração)….. Ela era estéril e queria muito dar um filho para o seu marido…. Só que o marido de Ana também tinha um outra esposa chamada Penina (Que já tinha dado filhos para ele)E a situação de Ana era ainda pior porque essa Penina vivia zombando dela, rindo da cara dela “Você não dá filhos para o seu marido! Você é fraca! Você é incapaz!”…. 

….E, por causa de tudo isso, por causa de toda essa espera por um filho, o que foi que aconteceu com Ana? ….A Bíblia diz que ela ficou amargurada!!! ….E ESSA É A NOSSA TENDÊNCIAquando nós queremos muito uma coisa… nós trabalhamos, nós oramos, jejuamos, fazendo tudo o que podemos fazer…..o tempo vai passando e nada acontece…. a nossa tendência é ficarmos tristes e amargurados assim como Ana!!! …….Eu fico pensando quantas e quantas pessoas aqui nos Estados Unidos estão desse jeito? ...Vieram achando que as coisas seriam mais fáceisque em 1 ano, 2 anos iam conseguir resolver a vida e voltar para o Brasil… ou então vieram achando que logo de cara iam conseguir pegar um documento, abrir a sua própria companhia e as coisas estão demorando mais do que esperava e por causa disso estão amarguradas, tristes, perderam a alegria no coração (…vivem reclamando…)?

…Mas, eu louvo a Deus, sabe por que?porque apesar de Ana estar amargurada ela foi para Deusela continuou buscando o Senhor… ela continuou servindo a Deus… mesmo com o coração triste, cheio de amargura, ela continuou orando e no versículo 19 a Bíblia diz: “Levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor , e voltaram, e chegaram a sua casa, a Ramá. Elcana coabitou com Ana, sua mulher, e, lembrando-se dela o Senhor”…. O que foi que aconteceu com Ana?Deus se lembrou dela!!! …Deus agiu na hora certa!!! …E Deus fez muito mais do que ela estava esperando!!! …Porque Ana só queria ter um filho!!! …Mas, Deus deu para ela muitos filhos e o primeiro filho que ela teve foi Samuel (Um dos maiores profetas do Velho Testamento… aquele que liderou a nação de Israel e que ungiu o próprio Davi para ser rei)…. Você está conseguindo perceber? Deus nunca se esquece e Ele sempre vem na hora certa!!!